TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha (Resumo Critico) Matrix

Por:   •  11/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha (resumo critico) Matrix

O filme Matrix foi feito no ano de 1999, mas ele mostra a realidade muito além do futuro, onde o mundo foi dominado por maquinas que travaram lutas contra os humanos e transformaram eles em baterias para tem como energia pura para sobreviverem, o filme nos mostra uma realidade de como seria uma guerra entre as IA (Inteligência Artificial) e humanos e sabemos que levaríamos a pior como o filme relatou. Matrix seria um mundo irreal construído para nos manter sobre controle, o filme nos mostra que conseguimos fazer muitas coisas apenas usando sistemas, algoritmos que nos ajudam a ter o que precisamos na palma das nossas mãos. A tecnologia mais predominante no filme se chama realidade virtual, onde podemos ver acontecimentos que estão longe de serem reais, como a quebra das regras da lei da física onde os personagens podem fazer tudo e qualquer coisa na hora que quiserem desde terem qualquer roupa ou ter uma arma, ou aprender qualquer tipo de luta, ou até mesmo aprender a manipular determinados objetos.

Quais os protagonistas do filme?

Keanu Reeves - Personagem: Thomas A. Anderson / Neo

Laurence Fishburne - Personagem: Morpheus

Carrie-Anne Moss - Personagem: Trinity

Hugo Weaving - Personagem: Agente Smith

Qual a importância do(s) sistema(s) de informações no filme?

O filme Matrix mostra como a realidade e a vida humana se misturou de uma forma simbiótica com os sistemas desenvolvidos e existentes em uma realidade diversa, então mostra que na verdade a realidade é formada pelos sistemas e esta, controla totalmente, ou tenta controlar, todas as formas de vida existente no filme, demonstrando que uma tecnologia criada pelo próprio ser humano tenta ser mais importante que o próprio ser humano.

Com base em Teoria Geral de Sistemas identifique as seguintes características nos sistemas de informações mapeados: Elementos, Interconectividade, Objetivo comum e Meio-ambiente.

Elementos

Processadores, discos de armazenamento, programas autônomos, banco de energia, usuários, memorias e o SO.

Interconectividade

O SO precisa das memorias para carregar os programas autônomos que estão armazenados no disco e usar os processadores para processar as interações entre usuários, que por sua vez oferecem energia para a Matrix e são guiados pelos sistemas autônomos em suas tarefas diárias.

Objetivo comum

Proporcionar ao usuário a ausência de percepção da realidade, realizando adaptações no ambiente no qual o ele se encontra, tendo como principal objetivo envolver cada vez mais o usuário, o fazendo agir em modo automático.

Meio-ambiente

A Matrix pode atuar tanto dentro como fora dos meios virtuais, utilizando de sistemas embarcados atrelados as IA’s, ela consegue manipular o mundo real na mesma proporção que manipulam o ambiente virtual. Tudo isso com o intuito de gerar a impressão de apenas uma realidade.

Quais os dilemas éticos envolvidos no filme, como eles são abordados e qual a opinião da equipe a respeito?

O Filme é uma história sobre percepção, e isso pode ser visto a todo momento no filme com um imenso número de focos em cenas de espelhos e reflexões, coisa que também é dada pela trilha sonora que alterna entre as diferentes partes da orquestra, onde vai de uma nota tocada por um instrumento e indo pra a próxima do outro lado da orquestra e seguindo dessa maneira, essa escolha foi feita por conta de espelhos refletirem uma imagem de nós em uma realidade refletida e essa auto percepção é o que nos dá certeza de nossa existência, mas o filme tenta mostrar que apenas a percepção não pode determinar a realidade, nossa visão do mundo ao redor pode ser manipulada. Essa ideia de percepção também aparece no início do filme durante o diálogo entre Cypher e Trinity, onde Cypher provoca a Trinity por observar obcessivamente o Neo, enquanto as maquinas estão observando ambos através dos códigos, coisa que vem a revelar também fazer parte do enredo principal da história com a traição do Cypher. Até situações de ação e técnicas visuais como o Bullet Time (Momento de projetil) O Momento de câmera lenta manipulado serve pra uma analogia visual de momentos breves de consciência da própria matrix e o controle que ela possui sobre o tempo e espaço. Outra analogia que serve pra expor o dilema da percepção e do controle dela sobre todos, é a utilização de notícias como forma de controle tal qual o ministério da verdade em 1984 de George Orwell que usa propaganda disfarçada de notícias pra controlar o público coisa que ocorreu com certa frequência durante épocas da segunda guerra mundial e essa referência fica bem evidente por Neo morar no apartamento 101, a sala 101 era a sala da prisão de tortura psicológica em 1984.

O Filme inteiro é cheio dessas situações e referências e as que foram escritas são apenas uma leve amostra de toda a filosofia desse filme feita em cima da quebra de ética profissional de empresas que tentam manipular seus usuários e/ou vigiar e observar o comportamento dos mesmos para que elas possam se adaptar ou adaptar seus alvos as situações que eles desejam enquanto eles pensam que estão no controle, tal qual as maquinas do mundo real de Matrix e o Agente Smith dentro da Matrix, o filme se enche de simbolismos e analogias que fazem o telespectador pensar e refletir, porém essa visão da percepção poder ser manipulada e a ideia de vulnerabilidade dentro dessa ignorância é aquela que mais se expõe.

Esse tema é consideravelmente recorrente em obras da ficção como Ghost in the Shell, A Origem e Cidade das Sombras, porem geralmente é mais explícito e menos subjetivo como Matrix, por abordar inúmeros temas e tópicos, buscar um em especifico é basicamente impossível na primeira assistida, porem após um tempo ele vai se revelando e a expressão da manipulação de percepção é bem mais visível e a se observar no dia a dia que realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com