TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade E Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Responsabilidade E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 10

Passo 04:

Identificação

Título do projeto

Água: Responsabilidade e Sustentabilidade

APRESENTAÇÃO

Os projetos de sustentabilidade ambiental visam à satisfação das necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras.

Um Consumo Sustentável significa saber utilizar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras. Noventa e sete por cento da água existente no planeta é salgada (mares e oceanos), dois por cento formam geleiras inacessíveis e, apenas um por cento é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos...

Isto é, obtemos apenas 1% de água, distribuída desigualmente para atender a tota população mundial.

Se não fosse apenas o problema da escaces de agua e dos diversos problema de saneamento e tratamento de esgoto, tambem uma porcentagem da agua que não pode ser tratada e o uso indevido da agua de rios que traz como algumas de sua consequencias: Desperdicio e degradação do meio ambiente. Sabemos que não dá para viver sem água, então, a saída é fazer um uso racional deste precioso recurso natural. Este trabalho consiste em informar a população sobre o que podemos fazer, por onde começar e qual o objetivo desta conscientização. Pois o pouco de água que nos resta está ameaçado, pois somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo e os resíduos industriais.

Aula tema 02

JUSTIFICATIVA

A qualidade da água dos rios e represas brasileiros estão longe do ideal. Um exemplo claro disso existe na maior metrópole do Brasil onde a poluição de seus mais importantes rios, o Pinheiros e o Tietê. Grande parte desta poluição e causada pela introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos. Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas e detergentes.

Conforme afirmação de Rosana Célia Gerônimo, analista de Comunicação do Projeto Tietê, em que ela diz que “O maior problema são as ligações clandestinas, que acabam levando lixo e esgoto diretamente para o rio, sem tratamento”, esse Projeto Tietê foi idealizado a partir de uma manifestação popular, que recolheu 1,2 milhão de assinaturas a favor da despoluição do rio.

Levando em consideração em que o maior causador de problemas para o rio são os esgotos clandestinos, temos a conclusão em que se houvesse uma maior conscientização da população juntamente com os governos para que fosse feito redes tratamento de saneamento básico, com novos postos de coleta e tratamento dos mesmos diminuiria significativamente a poluição dos nossos rios.

O que devemos nos lembrar é que a nossa vida nesse planeta depende diretamente da manutenção das florestas, rios, e meio ambiente em geral.

Com a ameaça da escassez dos recursos naturais, devemos buscar alternativas para que o desenvolvimento socioeconômico seja sustentável.

Aula tema 03

OBJETIVOS

A nivel geral contribuir ainda mais para a implantação de nova mentalidade na população que habitam hoje cidades e povoados às margem de rios.

De maneira especifica começando desde o colégio com:

Aulas de Educação Ambiental: Onde os alunos vai estar aprendendo sobre os processos da natureza, a atual situação ambiental do planeta e da regiao onde moram e tambem pode ter aulas de botânica e jardinagem onde podem estar plantando mudar de diversas plantas nativas em area cedidas pela prefeitura ou em acordo com embrata através de projeto de reflorestamento ambiental. Tudo isso para ensinar e motivar as crianças desde jovem a enterder e zelar pelo ambiente em que vive.

Envolvimento de outras matérias: A través da colaboração dos professores da mesma unidade de ensino, criar conexões entre a materia e o tema de meio ambiente.

Envolvimento da familia na escola: Para que com o acompanhamento dos pais o conhecimento adiquirido em sala de aula possa ser transmitido para a familia toda.

Quanto mais a ideia e informação for distribuida e disceminada melhor sera a receptividade.

Também a equipe pode organizer uma força tarefa para fixação de cartazes educativos e de concientização pela comunidade para atraves da informação visual tambem possam se concientizar.

Abaixo assinado: Devemos fazer um levantamento de qual é a necessidade socioambiental real do local que iremos implantar o projetos.

Contato com Autoridades: Com as reclamações e o abaixo assinado em mão entrar em contato com o autoridades.

Muitas vezes morados se sentem envergonhados ou sem respaldo para correr atraz dos seus diretos basicos e por isso as vezes são reprimidos ou não sao nem ouvidos por suas autoridades. Queremos alem de ensinar aos morados uma nova mentalidade de cuidadar do meio ambiente que é seu tambem um mentalidade de lutar pelo que é seu exigindo e exercendo os seu direitos.

Aula Tema 04

METAS

Aulas de Educação Ambiental: Onde os alunos vai estar aprendendo sobre os processos da natureza, a atual situação ambiental do planeta e da região onde moram e também pode ter aulas de botânica e jardinagem onde podem estar plantando mudar de diversas plantas nativas em área cedidas pela prefeitura ou em acordo com embrapa através de projeto de reflorestamento ambiental. Tudo isso para ensinar e motivar as crianças desde jovem a enterder e zelar pelo ambiente em que vive. Prazo: Se Reunir com Direção das escolas e apresentar projetos ate Julho de 2014 para prazo de aprovação até Outubro de 2014 E Inicio das aulas em Março de 2015

Envolvimento de outras matérias: A través da colaboração dos professores da mesma unidade de ensino, criar conexões entre a materia e o tema de meio ambiente. Por exemplo, estudar os efeitos do lixo no rio nas aulas de quimica ou ler textos sobre a dificuldade da vida de quem depende do lixão pra sobreviver ou até usar como calculo a quantidade de tempo que o lixo leva para se decompor no meio ambiente.

Envolvimento da familia na escola: Para que com o acompanhamento dos pais o conhecimento adiquirido em sala de aula possa ser transmitido para a familia toda. Podendo ser elaboradas feiras ou competições inter-classes todas relacionadas ao temas e os pais e familiares ser convidados para participarem das atividades. Prazo: Caso a participação da escola no projeto seja positiva iremos iniciar as atividades no segundo semestre de 2015

Abaixo assinado: Devemos fazer um levantamento de qual é a necessidade socioambiental real do local que iremos implantar o projetos. Pode ser falha ou falta de saneamento e rede de esgoto, vazão ou desperdicio de agua por parte de empezas ou da própria prefeitura ou até mesmo problemas com segurança por falta de patrulha policial ou iluminação. E fazer uma abaixo assinado recolhendo assinaturas de toda a população, indo porta a porta para tal. Prazo:

12 meses a partir da implantação do projeto

Contato com Autoridades: Com as reclamações e o abaixo assinado em mão entrar em contato com o vereador municipal que representa a região afetada ou caso não haja qualquer vereador para interceder junto a camara em prol da nescessidade da população dessa região especifica. Caso o problema seja de saneamento contatar e empresa responsavel contratada pela prefeitura e fazer as devidas reclamações, analizar contratos de licitação junto a prefeitura e prazos dados pela empreza para inicio de obras. Prazo: 30 dias após finalização do abaixo assinado

A cada dia que passa fica mais evidente que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o planeta e com o bem estar da população.

E o objetivo deste projeto é fazer muitas campanhas, palestras de conscientização para a comunidade, e fazer com que isso vire uma corrente do bem e as pessoas passem essa informação a frente.

O objetivo de tentar mobilizar a todos, é fazer entender que as escolas devem ensinar os alunos desde o primário a respeito do assunto, não adianta querer ensinar quando estiver na universidade, porque tem pessoas que nem sabem o significado de sustentabilidade.

Mudar os rumos do planeta não é tarefa simples, mas pode perfeitamente acontecer no longo prazo, se integrada ao sistema educacional como prioridade.

Metodologia

É importante à preservação dos rios e das nossas fontes de água. O ser humano tem que se conscientizar cada vez mais quando falamos em “poluição em rios” e não jogar lixos ou qualquer outro tipo de poluente nos rios, praias, lagos, etc., não descartar óleo de fritura na rede de esgoto não utilizar agrotóxicos e defensivos agrícolas em áreas próximas à fontes de água, não lançar esgoto doméstico em córregos, não jogar produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água devem estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão.

Estas são apenas algumas das ações que podem melhorar o planeta.

* Iniciar uma campanha para que as pessoas deixem de jogar lixo nos rios e nas ruas.

* Investigar se o esgoto da cidade é despejado no rio sem o tratamento adequado.

* Desligue os aparelhos e eletrodomésticos: Sempre nos lembramos de desligar determinados equipamentos de nossa casa, mas alguns poucos são sempre esquecidos, e que também gastam energia.

* Leve suas próprias sacolas para o supermercado: Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais em nossas compras de supermercado, podemos usar nossas próprias sacolas e ajudar a reduzir o consumo de plástico, além disso, algumas lojas e supermercados já dão descontos para aqueles que levam suas próprias sacolas.

* Recicle: A grande maioria das cidades oferece programas de reciclagem. Recicle em todos os lugares, em casa, no trabalho em todos os lugares.

Aula tema 05

Indicadores para Avaliação

O Projeto atingirá a população da comunidade no qual estará instalado através da divulgação em rádios e internet com uso de redes sociais. Todas as pessoas envolvidas no projeto farão parte de fóruns de discussão na internet e consequentemente os indicadores de andamento serão apresentados no próprio dia-a-dia das discussões com a população.

OBJETIVO METAS INDICADORES

Aulas de Educação Ambiental O aluno vai estar aprendendo sobre os processos da natureza, a atual situação ambiental do planeta e da regiao onde moram e tambem pode ter aulas de botânica e jardinagem onde podem estar plantando mudar de diversas plantas nativas em area cedidas pela prefeitura ou em acordo com embrata através de projeto de reflorestamento ambiental. Tudo isso para ensinar e motivar as crianças desde jovem a enterder e zelar pelo ambiente em que vive Através de avaliações bimestrais e apresentação de trabalhos especificos e valiação de desempenho

Envolvimento de outras matérias da escola A través da colaboração dos professores da mesma unidade de ensino, criar conexões entre a materia e o tema de meio ambiente. Através da avaliação do próprio professor de como foi a aceitação do aluno pela matéria.

Envolvimento da familia na escola Ser elaboradas feiras ou competições inter-classes todas relacionadas ao temas e os pais e familiares ser convidados para participarem das atividades Através da aderencia dos pais e da comunidade ao trabalho feito na escola. Na lista de presença pode ser feito o levatamento de quais alunos estão acompanhados para saber a porcentagem de familiares que estão aderindo ao projeto.

Abaixo assinado Fazer um levantamento de qual é a necessidade socioambiental real do local que iremos implantar o projetos e fazer uma abaixo assinado recolhendo assinaturas de toda a população. Cruzar informações de quantidade de pessoas intrevistadas com quantidades de habitantes na regial e quantidades de assinatures

Contato com Autoridades Com as reclamações e o abaixo assinado em mão entrar em contato com o vereador autoridades. Através do andamento das obras.

AULA TEMA 06

Recursos necessários

Recursos necessários e as fontes de financiamento para o projeto serão principalmente a colaboração, boa vontade e a dedicação de tempo por parte da direção das escolas envolvidas e por parte dos professorers de dispores do seu tempo e mudar o seu cronograma de aula.

Para a implantação do das aulas de Meio ambiente iremos contar com a colaboraçãoi de entidades sem fins lucrativos que estarão ministrando as aulas como serviço um serviço comunitário.

As mudas que serão plantadas pelas crianças serão doadas por parceiros do projetos e outras delas serão beneficiadas no próprio jardim da escola.

Caso algum ônus futuro será proveniente de fundos próprios dos participantes do projeto ou de doaçoes de parceiros.

Toda divulgação será através de midias sociais gratuitas ou através de espaços cedidos gratuitamente em jornais ou outras midias.

Sendo assim de inicio de imediado não ha nescessidade de levantar recursos para o projeto.

Cronograma

Formação de grupo de pessoa e elaboração das metas e objetivos. Janeiro de 2014

Campanha de divulgação e capitação de membros da própria população para o movimento. Fevereiro de 2014

Iniciação dos fóruns de discussão sobre o andamento e aproveitamento das ações que o Projeto estimula, demonstrando a atitude da população e a satisfação com relação às melhorias da água, meio ambiente, rios e lagos bem como a economia familiar. Março de 2014

Fixação de cartazes educativos e de concientização Março de 2014

Aulas de Educação Ambiental Se Reunir com Direção das escolas e apresentar projetos ate Julho de 2014 para prazo de aprovação até Outubro de 2014 E Inicio das aulas em Março de 2015

Envolvimento da familia na escola Caso a participação da escola no projeto seja positiva iremos iniciar as atividades no segundo semestre de 2015

Abaixo assinado 12 meses a partir da implantação do projeto

Contato com Autoridades 30 dias após finalização do abaixo assinado

Aula tema 07

Orçamento do Projeto

Como especificado acima, o Projeto se manterá através de uma Organização Não Governamental, e a princípio não haverá necessidade de recursos financeiros, bastando apenas à disponibilidade dos membros envolvidos.

Os materiais básicos utilizados serão os meios de comunicação em massa como, internet e rádios serão provenientes de recursos próprios.

O tempo despendido às ações populares será voluntário por parte dos envolvidos.

Com a participação de interessados, residentes nas cidade, o projeto se auto sustentará e automaticamente se reverterá em benefícios tanto aos envolvidos como também à população das cidade.

Fontes de Financiamento.

Como descrito anteriormente todos os investimentos serão originados de Fundos Próprios e doações de parceiros.

Sustentabilidade do Projeto

O projeto se auto sustentará e automaticamente se reverterá em benefícios tanto aos envolvidos como também à população das cidade.

...

Baixar como  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »