TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Responsabilidade

Resenha: Sustentabilidade Responsabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Resenha  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Avaliativa 01

Responsabilidade

Socioambiental

1) Faça uma pesquisa em empresas de sua região e liste as principais práticas sustentáveis

que as mesmas estão implementando. Avalie que consequências e impactos a realização destas atividades podem gerar para estas corporações.

As principais práticas sustentáveis que as empresas da minha região estão fazendo são:

a) Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes mais econômicas. Elas podem

gastar até 65% menos energia e durar até 10 vezes mais do que as lâmpadas de filamento,

reduzindo, assim, a geração de resíduos;

b) Racionalize o uso de pilhas, procure usar pilhar recarregáveis. Quando acabar seu prazo,

encaminhe as caixas coletoras específicas. As pilhas contaminam a água e o solo, com

mercúrio e cádmio, e a atmosfera com vapores tóxicos;

c) Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas

de isopor, o copo de vidro, as sacolas e guardanapos de pano, enfim, todo produto que se use,

lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, você economiza os recursos da natureza e

diminui a quantidade de lixo, um dos grandes problemas do nosso tempo;

d) O relatório impresso hoje pode virar papel de rascunho amanhã. Aproveite sempre os dois

lados das folhas e poupe o corte de muitas árvores;

e) É crescente a quantidade de empresas, multinacionais ou não, que estão preocupadas com o social. A preocupação se manifesta em prática de várias maneiras: colaborando com a limpeza da cidade, com arborização das margens dos rios, apoio a obras beneficentes entre outros.

Além disso escolas estão promovendo inclusão como é o caso;

O FRASCARMO e SAMIAR está promovendo um programa inovador em projetos voluntários, que foi formulado especialmente para os alunos dos 1º e 2º ano do Ensino Médio. Além dos projetos pastorais já existentes, ele complementa o enfoque do real papel do voluntariado, visando a conhecer e compreender a organização do 3º setor. Inspirados pelos princípios cristãos franciscanos, o colégio propõe a seus alunos uma vivência do voluntariado, para que possam engajar-se na prática da caridade reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores e compromisso com a sociedade, e tem como objetivo:

- conscientizar o aluno sobre a importância da responsabilidade social;

- conhecer e compreender a organização do 3º setor;

- desenvolver e despertar o interesse dos alunos pelas atitudes altruístas e solidárias que são valores morais socialmente constituídas vistos como virtude do indivíduo.

As operadoras de energia elétrica e água do bairro;

O compromisso da AES Brasil com o desenvolvimento sustentável está definido nos documentos que expressam a nossa identidade (Visão, Valores, Código de Ética) e nesta Política, com base nos cinco temas prioritários que constituem a nossa Plataforma de Sustentabilidade:

SEGURANÇA

Atuar com foco na prevenção de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, monitorando, de forma proativa, indicadores de saúde ocupacional, de segurança do trabalho e com a população, aplicando as crenças e princípios de segurança da AES, além de tecnologias, processos e insumos que minimizem os riscos e incentivem a melhoria contínua no desempenho das operações, visando à saúde e à segurança de colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade.

Garantir o cumprimento da legislação aplicável e outros requisitos pertinentes à saúde e à segurança em nossas atividades, na operação e manutenção de todas as unidades.

Desenvolver a cultura de segurança com colaboradores, fornecedores, clientes e população em geral, a fim de reduzir os acidentes.

GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Incentivar o uso de energias alternativas e renováveis.

Considerar os aspectos econômicos, sociais e ambientais dos empreendimentos de geração de energia atuais e futuros do Grupo AES no Brasil, mantendo o compromisso de mitigar e reduzir os impactos negativos e potencializar os positivos.

EFICIÊNCIA NO USO DE RECURSOS

RECURSOS NATURAIS

Atuar com foco na prevenção e controle à poluição e danos ambientais, tendo como objetivo prioritário o benefício a todas as comunidades com as quais o Grupo AES no Brasil se relaciona, monitorando, de forma proativa, indicadores de meio ambiente e aplicando tecnologias, processos e insumos que minimizem os impactos ambientais e incentivem a melhoria contínua.

Utilizar de forma racional e sustentável os recursos naturais e outros recursos necessários aos processos sob responsabilidade das empresas do Grupo AES no Brasil, incentivando a adoção de técnicas que visem à preservação da biodiversidade, o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais ou resíduos, mitigando os impactos decorrentes de suas atividades e do consumo e pós-consumo dos seus produtos e serviços e buscando soluções econômicas e tecnicamente sustentáveis.

Garantir o cumprimento da legislação aplicável e outros requisitos pertinentes a meio ambiente em nossas atividades, na operação e manutenção de todas as unidades.

Identificar e promover a redução de emissões, efluentes e de resíduos para o meio ambiente e para o ambiente de trabalho, participando ativamente de discussões e implementando ações relativas a mudanças climáticas.

RECURSOS FINANCEIROS

Alocar recursos financeiros de forma a assegurar resultados positivos e perenes para todas as partes, respeitando os valores praticados pelas empresas que compõem o Grupo AES no Brasil

RECURSOS ENERGÉTICOS

Planejar e desenvolver nossas atividades aprimorando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com