TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigos Científicos: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

scola Secundária Francisco Franco

Disciplina: Filosofia

Professor: Agostinha Nóbrega

Trabalho Elaborado por:

Joana Camacho nº9

Leonor Gonçalves nº15

Sara Maria nº20

Vera Rodrigues nº22

Alexandra Jesus nº23

Funchal, 23 de Abril de 2011

Ano Lectivo: 2010/2011

Índice

Introdução 3

Doação de órgãos

O que é um transplante? 4

De onde provêm os órgãos doados? 5

Como se inicia o processo de transplante? 5

Quem paga o transplante? 6

Qual é o período de espera? 6

O que acontece depois do transplante? 6

Tráfico de órgãos

O que é o tráfico? 7

Razões que levam ao tráfico de órgãos 7

Custos aproximados de vários órgãos no mercado negro 8

Condições em que são transportados os órgãos traficados 9

Discussão 11

Caso crítico 13

Conclusão 17

Bibliografia 18

Introdução

Este trabalho em que nós escolhemos como tema o tráfico e a doação de órgãos, tem o objectivo de analisar as diferentes opiniões de cada indivíduo na sociedade em que vivemos hoje em dia, independentemente da sua cultura e profissão.

Um dos objectivos principais é alertar à sociedade e aos nossos colegas de turma, das vantagens e desvantagens de recorrer ao tráfico e doação de órgãos. Um dos outros objectivos é pensarmos e reflectirmos sobre as questões éticas que surgem quando abordamos este assunto.

Vamos fazer referência

aos diferentes pontos de vista acerca da doação e tráfico de órgãos, e depois vamos discutir sobre qual devemos considerar o mais acertado e porquê. Escolhemos também uma espécie de exemplo, ou seja, um caso real, para podermos reflectir sobre o que pode ser ou não considerado correcto em relação ao transplante de órgãos, por via ilegal ou legal.

A doação de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa. Esta doação pode ser de uma pessoa que recentemente morreu (doador cadáver) ou de um doador voluntário (doador vivo), com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto em pessoas vivas.

Já o tráfico de órgãos é um tipo de tráfico com o objectivo de transferir órgãos, dentro do país ou não e é considerado um acto ilegal.

Doação de Órgãos

Doação de órgãos e tecidos é a remoção de órgãos e tecidos do corpo de uma pessoa que recentemente morreu (doador cadáver) ou de um doador voluntário (doador vivo), com o propósito de transplantá-lo ou fazer um enxerto noutras pessoas vivas.

O que é um transplante?

Um transplante é a transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa (o dador) para outra (o receptor) ou de uma parte do corpo para outra (por exemplo, os enxertos de pele) com a finalidade de restabelecer uma função perdida.

O transplante pode trazer enormes benefícios às pessoas afectadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis.

O transplante de outros órgãos pressupõe geralmente encontrar um dador compatível, bem como aceitar os riscos queimplica submeter-se a uma grande cirurgia, enfrentar uma possível rejeição do órgão transplantado e ultrapassar complicações graves ou inclusive a morte.

De qualquer modo, nos casos de pessoas cujos órgãos vitais (como o coração, os pulmões, o fígado ou a medula óssea) deixaram de funcionar correctamente é impossível que recuperem o seu funcionamento normal sendo a única possibilidade de sobrevivência o transplante de um órgão.

De onde provêm os órgãos doados?

Os tecidos ou órgãos doados podem provir de uma pessoa viva ou então de alguém que acabou de morrer. É preferível contar com tecidos e órgãos de um dador vivo, porque as possibilidades de que sejam transplantados com sucesso são maiores. No entanto, órgãos como o coração, os pulmões e os componentes do olho (a córnea e o cristalino) só podem provir de alguém que tenha morrido recentemente, em geral devido mais a um acidente do que a uma doença.

Em alguns casos, várias pessoas podem beneficiar do transplante de órgãos provenientes de um único cadáver. Por exemplo, teoricamente um dador poderia fornecer córneas para duas pessoas, rins para outras duas, um fígado para um doente, pulmões para dois e ainda um coração para outra pessoa.

Como se inicia o processo de transplante?

O processo normal para um transplante é iniciado por um médico que em consulta com o doente lhe indica o diagnóstico e a terapia mais adequada que neste caso poderá passar por um transplante.

O doente terá sempre o direito de escolha entre fazer ou não fazer um transplante

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »