TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Dissertações: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

impacto ambiental provocada pela atividade humana

(Passo 3)

Crescimento populacional – Problemas sociais graves; ocupação desordenada e vertiginosa do solo (migração interna) com sérias conseqüências sobre os recursos naturais.

Atualmente são várias as atividades humanas que causam impactos

ambientais, dentre elas pode-se destacar a disposição inadequada dos resíduos sólidos que provocam alterações

na qualidade do solo, do ar e dos corpos aquáticos além de representar um risco para a saúde pública.

Impacto positivo ou benéfico - quando a ação resulta na melhoria da qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.Impacto negativo ou adverso - quando a ação resulta em um dano à qualidade de um fator ou parâmetro ambiental.

_______________________________________________________________

(Passo 4)

MEIO AMBIENTE – Impacto Ambiental

Os Bons e Maus Exemplos na Amazônia

O mau exemplo – Maior pólo madeireiro do País, o município paraense de Paragominas já perdeu 35% de sua cobertura vegetal pela ação devastadora das motosseras. O desperdício da matéria-prima nas serrarias é enorme. Cerca de 50% da madeira cortada da mata não é aproveitada pelas empresas.

Selva limpa – A Petrobrás explora 7.500 barris diários de petróleo de reserva do rio Urucu, a 625 km de Manaus. Para não poluir os rios da região, a estatal transporta, de barco, até à capital do Amazonas, toda a água salgada que sai do dos poços.A Petrobrás vai replantar todas as espécies que forem derrubadas pelo projeto.

O bons e os maus exemplos – A Amazônia está crivada de cicatrizes deixadas por projetos megalomaníacos que rasgaram a mata, renderam-se às inclemências da natureza tropical, deram poucos dividendos e acabaram abandonados. A história de Carajás, a mina de ferro aberta pela Vale do Rio Doce, no Pará, foi diferente. A Vale retira, todo ano, 35 milhões de toneladas de minério de ferro da maior província mineral do Planeta, provocando danos mínimos ao meio ambiente. Apenas 1,6% dos 410.000 há de Carajás foi desmatado desde 1980, quando se iniciou o projeto. O resto é floresta intocada.

Carajás é exceção. A regra são projetos ruinosos, como as siderúrgicas de ferro-gusa, que se abastecem das jazidas de Carajás, mas desmatavam a floresta para alimentar seus fornos com carvão vegetal. Elas foram recentemente proibidas de arrancar árvores nativas. A maioria entrou em colapso. Outras continuaram funcionando clandestinamente. Das 32 siderúrgicas previstas para funcionar na região de Carajás, apenas quatro sobreviveram.

Fontes; www.amazonialegal.com.b

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com