TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Dissertações: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  6.931 Palavras (28 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 28

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

INTRODUÇÃO

Desde que as cidades foram aumentando de tamanho e se distanciando dos mananciais que as abastecem, o homem vem criado formas de canalizar e transportar a água até sua moradia. Também com o crescimento das cidades adveio a poluição dos cursos d’água por resíduos industriais e residenciais – e a necessidade, em nome da melhoria da saúde pública, de se desenvolverem mecanismos que impedissem a veiculação de doenças através da água dos pontos de captação, sob pena de se dizimar boa parte da população. O crescimento urbano e industrial nem sempre vem acompanhado de desenvolvimento humano: o crescimento das cidades, particularmente dos chamados países em industrialização, vem acompanhado de desigualdade de acesso a itens básicos necessários a uma sobrevivência digna, como o acesso a educação, alimentação e saúde. Isso ocorre, especialmente, quando não há o devido planejamento territorial das áreas a serem ocupadas. O acesso da população à saúde passa, inescapavelmente, pelo binômio abastecimento de água – saneamento básico. Isso porque é através de veiculação hídrica que se propagam doenças tais como a gastroenterite, cólera, a leishmaniose, a malária e a esquistossomose, as moléstias diarréicas, e ainda, sob certas circunstâncias, hepatite, e outras, responsáveis pela morbidade e mortalidade de um grande número de pessoas, principalmente crianças. Isso dá especial relevância e torna prioritárias as políticas não somente de tratamento, mas de prevenção de doenças, o que passa pelo planejamento territorial, que tem de incluir um sistema de tratamento e distribuição da água, tornando mais baratos e efetivos os programas de combate a certas doenças e à mortalidade infantil. “A área da saúde também depende de um meio ambiente saudável, inclusive da existência de um abastecimento seguro de água, de serviços de saneamento e da disponibilidade de um abastecimento seguro de alimentos e de nutrição adequada. Atenção especial deve ser dedicada à segurança dos alimentos, dando-se prioridade à eliminação da contaminação alimentar; a políticas abrangentes e sustentáveis de abastecimento de água, que garantam água potável segura e um saneamento que impeça tanto a contaminação microbiana como química; e à promoção de educação sanitária e imunização.

Sustentabilidade

È um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ou interligada, ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente, para que o futuro esteja garantido.

O planejamento ambiental hoje é feito por empresas, ONGs e outras organizações, como tentativa de buscar melhorias ambientais e econômicas. A sustentabilidade ligada ao planejamento ambiental é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada em organizações que se preocupam com o lado socioambiental de uma região. As grandes empresas têm um pacto social muito mais elevante, que o próprio governo, ou seja, os indivíduos de determinadas regiões, confiam mais nas empresas que buscam através da sustentabilidade, desempenhar e enfrentar os problemas sociais e ambientais, do que no próprio governo.

Muitos estudiosos afirmam que a sustentabilidade ligada às questões ambientais e sociais, somente será alcançada se for parte integrante das estratégias de uma determinada organização.

A Sustentabilidade no planejamento ambiental direcionada ao saneamento básico do município de Irituia, PA.

Irituia Reciclável

No ano de 2002, a empresa de materiais reciclável Yokoiama, situada no município de Irituia no nordeste do Pará, iniciou sua caminhada de sustentabilidade, através de ações para preservar ou minimizar as questões do meio ambiente, sobre tudo da questão do lixo urbano do município. As ações foram anunciadas e apoiadas por órgãos e ONGs do município, que por sua vez também estavam nessa luta.

A empresa juntamente com a comunidade e trabalhadores de lixões, colocaram em prática um plano que, preservasse o meio ambiente e a cidade mais limpa. Fizeram então acordos com moradores, para que esses se prepusessem a colaborar com a seleção do lixo doméstico, daqueles materiais que podem ser reciclados, também com catadores de lixo, com a missão de coletar aqueles materiais do lixão que podem ser reciclados.

Todo esse material é levado para o galpão da empresa, é transformado em estofados e cadeiras, e as pessoas que coletaram o material são remuneradas pelo trabalho feito, contribuindo assim com a renda das pessoas e que estas tenham uma vida melhor e uma cidade mais harmoniosa e limpa.

Esse Projeto foi tão alarmante e importante, que se estende até hoje no município, enfatizando questões e ações de sustentabilidade empresarial ligada diretamente a fatores que venham contribuir com o meio ambiente, e com o lado social do município.

Política Nacional de Meio Ambiente

A Política Nacional de Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando a assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:

I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;

II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;

IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;

V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras;

VI - incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional

e a proteção dos recursos ambientais;

VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental;

VIII - recuperação de áreas degradadas;

IX - proteção de áreas ameaçadas de degradação;

X - educação ambiental em todos os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com