TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Introdução 3

Conceito de Sustentabilidade 4

Sustentabilidade, sua aplicação no meio Ambiente 4

Ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município. 5

Referências Bibliográficas 7

Política nacional do meio ambiente e planejamento ambiental 8

Poluição Ambiental 9

Planejamento Ambiental 9

Referências Bibliográficas 10

Saneamento Ambiental 11

Planejamento Ambiental seus princípios e conceitos 13

Saneamento Básico 13

Saneamento Básico em Ribeirão Preto - SP 14

Referências Bibliográficas 15

Considerações Finais 17

INTRODUÇÃO

Em um mundo cada vez mais globalizado e cada vez mais populoso, os governos, as prefeituras e a população se deparam com uma questão que cada vez mais se torna um problema em nosso cotidiano, pois cada vez mais a poluição e a população aumentam e as cidades crescem.

Vamos do decorrer deste trabalho analisar de uma forma bem didática, sobre vários assuntos relacionados com o tema Responsabilidade Social e meio ambiente, Assuntos esses de grande importância e impacto na sociedade e em nosso futuro.

Vamos Estudar Sustentabilidade e suas aplicações no meio ambiente e como ela tem impacto nos municípios.

Analisaremos também como o governo e as prefeituras atuam no planejamento ambiental através de seus respectivos órgãos e suas políticas.

Iremos tratar sobre Saneamento Básico nos municípios e daremos como exemplo o saneamento da cidade de Ribeirão Preto, mostrando assim como a prefeitura e o Daerp, tentam colocar em prática esse que é um direito básico de todo cidadão.

CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE

De acordo com o Site www.sustentabilidade.org.br, sustentabilidade se define como: Um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Ou seja, promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários naturais ou não, de forma a não prejudicar ou prejudicar menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir, as empresas hoje alem de focar todos seus esforços na produção o obtenção de lucros, devem também pensar em sustentabilidade, pensar no amanhã.

SUSTENTABILIDADE, SUA APLICAÇÃO NO MEIO AMBIENTE

O termo “meio ambiente” é usado para descrever o que nos rodeia – tanto o meio ambiente físico natural, como a terra, a água, o clima, as plantas e os animais que podemos ver quanto o lugar em que vivemos, com a sua dinâmica social, cultural, econômica e espiritual (geralmente chamado de meio ambiente humano).

As pessoas dependem do meio ambiente natural para sobreviver. Nossos alimentos, nossos medicamentos, nosso abrigo, nosso combustível e nossas vestimentas são todos provenientes dele.

Por exemplo, a colheita de um agricultor depende de água adequada, luz do sol, solo fértil, ar e solo não-poluídos e uma vida equilibrada de insetos e micro-organismos, na ausência de um destes, a colheita estará ameaçada, e o agricultor talvez não tenha alimento suficiente para alimentar sua família ou vender no mercado.

Desde a revolução industrial na Europa, no século XIX, as atividades econômicas humanas têm consumido recursos mais rapidamente do que a Terra tem conseguido reabastecê-los, causando danos aos ecossistemas, diminuição da biodiversidade, mudança climática e o aumento da quantidade de lixo despejada em ateros legalizados ou descartados em lugares impróprios. O desejo contínuo de se tornarem mais ricas e consumirem mais fizeram com que as pessoas usassem o meio ambiente para o seu próprio benefício, sem pensar nos efeitos negativos.

Na vigésima nona conferência da F.A.O. (órgão das Nações Unidas para a agricultura e alimentação), levantou-se a importância do fato de que o desenvolvimento tecnológico e de práticas de plantio e criação animais para as zonas rurais ao redor do mundo; devem, antes de tudo, terem a preocupação primordial com a sustentabilidade do meio ambiente.

Vemos então a preocupação que hoje as organizações estão tendo com a sustentabilidade na agricultura e na indústria, para que o plantio, criação de animais e a produção nas empresas tenham o menor impacto ao possível meio ambiente, para assim garantir uma melhor condição de sobrevivência, de trabalho, etc.

PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS

AO SANEAMENTO BÁSICO DE UM MUNICÍPIO.

A Política Municipal de Meio Ambiente tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, implementando ações locais que possibilitem a utilização consciente dos recursos naturais e a redução de rejeitos e desperdícios.

Considerando os textos constitucionais e a necessidade de ter como referência à diversidade e especificidade das realidades locais, a política municipal de meio ambiente deve fundamentar-se em alguns princípios básicos:

*Internalizar o meio ambiente como bem público.

*Garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com