TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Artigos Científicos: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A partir da Revolução Industrial a humanidade preocupou-se com o progresso e o desenvolvimento, criando várias fábricas, incentivando o consumo e descobrindo formas eficientes de explorar a matéria-prima dos sistemas naturais. O resultado disso foi um impacto ambiental, que culminou na degradação do meio ambiente.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio expressa a necessidade de uma mudança radical e em curto prazo dos padrões de desenvolvimento, para que não ocorra uma tragédia em escala global.

É necessário também equilibrar o planeta, as pessoas e o progresso, o que gera uma responsabilidade entre governos, sociedades e empresas.

Diante da eminência de efeitos danosos à economia mundial, fica evidente que estruturas empresariais, sociais e políticas terão que se adaptar para uma economia dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividades humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito.

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Enquanto a sustentabilidade constitui o indicador que garante a sobrevivência da espécie humana sem risco de catástrofes ecológicas, a eficiência ambiental constitui a variável de referência para melhorar os níveis econômicos de vida ou incremento da população sem declínio de níveis. Logo, não se trata somente de reciclar ou apoiar uma instituição não governamental (ONG), mas de um ciclo contínuo de melhoria, tratando de elaboração de projetos de sustentabilidade ambiental para que o empreendimento (funcionários, clientes, fornecedores, etc) sempre busque a sustentabilidade sem sobrecarregar os recursos utilizados.

Aplicações da Sustentabilidade no Planejamento de Ações Ambientais

Tem havido uma revolução na administração desde a publicação das normas ISO da série 9000 no final da década de 1980, principalmente porque o resultado da sua aplicação produz um efeito cascata, partindo da alta administração de uma organização, atingindo seus fornecedores, além de todos os seus níveis internos e, de alguma forma, seus concorrentes. Posteriormente, no meio da década de 1990, as preocupações com o ambiente, impulsionadas pela ECO-92, levaram a ISO a publicar as normas ambientais da série 14000. Ambas as séries tem no Planejamento um de seus requisitos para desenvolvimento de sistemas de gestão, seja da qualidade, no caso da série 9000, ou ambiental, no caso da série 14000. “Planejamento Ambiental” é uma expressão recente, usada com maior frequência nos últimos 10 anos. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro, a ECO-92, foi criado o maior programa de planejamento ambiental: a AGENDA 21; que previa um planejamento em cascata do nível global, para o nacional, regional (estadual), até o nível local (ou municipal), com o objetivo de melhoria da qualidade de vida do ser humano e de conservação e preservação ambiental. Pouco depois da ECO-92, ao final de 1996, a Organização Internacional de Padronização publicou as normas sobre padrões ambientais internacionais ISO série 14000, que incluem o planejamento ambiental como um dos requisitos para desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental.

As Normas ISO da série 14000

Referem-se à qualidade ambiental. O planejamento para se atingir eficiência, eficácia e excelência, passa pela melhoria contínua de recursos, processos, relações e identidade das organizações. Quando se têm recursos e processos em nível ótimo, estaremos aptos a atingir a eficiência; a eficácia será conseguida quando tivermos ótimas relações, além de recursos e processos ótimos; mas, a excelência somente será conseguida quando a identidade organizacional estiver de acordo com os melhores padrões, além de já se ter conseguido ótimas relações, processos e recursos.

Relações

As relações na organização envolvem os sentimentos, as expectativas, frustrações, simpatias, comunicação, liderança interna e com o meio externo. As relações tem grande influência sobre os processos produtivos, pois é o nível das decisões táticas.

Processos

São os fluxos existentes na organização, seja de material, de informações, de pessoal ou de dinheiro. Os processos são os sistemas de produção e todos os demais procedimentos adotados pela organização para que qualquer coisa seja realizada. Ex: Processo de transporte, Processo de pagamento, Processo de fabricação, Processo de tratamento de efluentes.

Recursos

Os recursos de uma organização são o seu contingente de pessoal, instalações, equipamentos e capital. Os recursos da organização são o seu nível de base e tem influência, principalmente, sobre a qualidade e produtividade nos processos de produção, que é o segundo nível da estrutura organizacional de baixo para cima. As normas ISO da série 14000 referem-se a tudo que diz respeito ao ambiente numa organização, sendo que a ISO 14001 é específica para orientar o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Nesse sentido, a própria norma é um plano que nos orienta a seguir alguns passos sequenciais que, são os seguintes:

* Identificar os aspectos ambientais envolvidos nas atividades da organização;

* Identificar e avaliar os impactos ambientais produzidos pelas atividades da organização;

* Identificar os requisitos legais quanto aos aspectos e impactos ambientais;

* Estabelecer objetivos ambientais a serem atingidos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com