TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente_A4R_A5R

Monografias: Responsabilidade Social E Meio Ambiente_A4R_A5R. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  5.403 Palavras (22 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 22

group, where we should pay attention to the questions listed by said master. In case we chose the common consensus of Lindemberg Fernandes Alves - accused by a number of crimes (Private Prison, murder, attempted murder, etc..) Against his ex-girlfriend Eloá Cristina Pimentel and three other people (Nayara Rodrigues, Oliveira and Iago Victor Campos). Indeed occurred in São Bernardo do Campo in October 2008 and judgment delivered in February 2012, after following all relevant legal rites provided in criminal legislation in force. If Eloa known as CASE.

Keywords: Lindemberg - If Eloa - Private Prison - Murder

1 INTRODUÇÃO

Caso Eloá Cristina envolvida ao mais longo sequestro em cárcere privado já registrado pela polícia do estado brasileiro de São Paulo que adquiriu grande repercussão nacional e internacional, envolvendo principalmente grande maioria da mídia brasileira, principalmente a de São Paulo, que acompanhou o desfeche deste sequestro.

Lindemberg Fernandes Alves, então com 22 anos, invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), onde ela e colegas realizavam trabalhos escolares. Inicialmente dois reféns foram liberados, restando no interior do apartamento, em poder do sequestrador, Eloá e sua amiga Nayara Silva.

No dia 14, Eduardo Lopes, o advogado do sequestrador, passou a acompanhar as negociações do cliente com o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Às 22h50min desse dia, Nayara Rodrigues, 15 anos, amiga de Eloá, foi libertada, mas no dia 15 a sua amiga voltou para continuar as negociações.

Após mais de 100 horas de cárcere privado, policiais do GATE e da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo explodiram a porta - alegando, posteriormente, ter ouvido um disparo de arma de fogo no interior do apartamento - e entraram em luta corporal com Lindemberg, que teve tempo de atirar em direção às reféns. A adolescente Nayara deixou o apartamento andando, ferida com um tiro no rosto, enquanto Eloá, carregada em uma maca, foi levada inconsciente para o Centro Hospitalar de Santo André. O sequestrador, sem ferimentos, foi levado para a delegacia e, depois, para a cadeia pública da cidade. Posteriormente foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Eloá Pimentel, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu e veio a falecer por morte cerebral confirmada às 23h30min de sábado (18 de outubro).

2 JUSTIFICATIVA

Nos últimos tempos temos muito ouvir caso semelhante ao do Caso Eloá Cristina envolvida ao mais longo sequestro em cárcere privado já registrado pela polícia do estado brasileiro de São Paulo que adquiriu grande repercussão nacional e internacional, assim como tem ocorrido em outros semelhantes com atitudes dos acusados torpes que levaram a morte a sua vítima, como a da Eliza Samudio, o da Advogada Mércia Nakashim, etc, claro que cada um com proporções adversas e motivos que são chamados de CRIME PASSIONAL, se é que podemos chamar qualquer tipo de coisa motivo para atentar contra a vida de alguém (HOMICÍDIO - Está disposto no Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de Dezembro de 1940, dentre o rol dos crimes contra a vida, no artigo 121 e respectivos incisos e parágrafos, o crime de homicídio, suas qualificadoras, bem como os casos de diminuição e aumento de pena. - Art 121. Matar alguém: ......).

Enfim a justiça é feita para ambos os casos, desta forma escolhemos o caso em questão por nos chamar a atenção o fato de ter sido tanto o sequestro mais longo da história do Estado de São Paulo, e de que a condenação foi atribuída de forma bastante rigorosa. Assim como as penas que também acompanharam com bastante rigorosidade. Aliás fora dos padrões, o que não é a praxe acontecer no judiciário.

RESENHA DO CASO

O julgamento do caso Eloá Pimentel foi realizado no Fórum de Santo André, no ABC, o Tribunal do Júri acompanhou os depoimentos dos irmãos da vítima, Everton Douglas e Ronickson Pimentel dos Santos, e do advogado Marcos Cabello. O primeiro a ser ouvido na tarde (13/03/2013), foi o jornalista Rodrigo Hidalgo. Logo depois foi a vez do colega de profissão Marcio Campos.

Os dois disseram que nos contatos feitos entre a polícia e o acusado ele não apresentou exigências e se mostrou disposto a matar Eloá. Questionados sobre uma influência da imprensa do desfecho, ambos afirmaram ainda que em nenhum momento jornalistas fizeram qualquer tipo de provocação nem incitaram Lindemberg a cometer um ato violento.Hidalgo disse ainda que os jornalistas foram pregos de surpresa com a invasão ao apartamento pois a polícia havia convocado uma entrevista coletiva no horário.

A advogada Ana Lúcia Assad, que defende Lindemberg Alves, pediu nesta manhã que a mãe da vítima, Ana Cristina Pimentel, não fosse ouvida durante o julgamento. A própria advogada havia arrolado a mãe de Eloá e o irmão caçula, Everton Douglas, de 17 anos, como testemunhas. Ana Lúcia ameaçou abandonar o júri caso Ana Cristina Pimentel fosse ouvida.

"Não concordo que essa testemunha seja ouvida. Eu quero dispensa-la", disse Ana Lúcia, sem apresentar motivo. A juíza ponderou ser necessária a concordância da acusação. A promotora do caso, Daniela Hashimoto, discordou. Em seguida, a advogada de Lindemberg ameaçou. "Eu vou abandonar o júri. Eu vou embora", disse, elevando o tom de voz.

A acusação acabou aceitando a dispensa de Ana Cristina. O Ministério Público, entretanto, não concordou com a dispensa de Everton Douglas, que foi ouvido como testemunha do juízo.

Em entrevista aos jornalistas, a mãe de Eloá Pimentel disse no início desta tarde que não viu arrependimento algum nos olhos de Lindemberg Alves, acusado de matar sua filha em outubro de 2008. "Não vi arrependimento nenhum", disse Ana Cristina.

O réu balbuciou algo para Ana Cristina assim que ela entrou na sala do Tribunal do Júri - "O que eu entendi foi que eu não falasse mal dele", disse a mãe de Eloá quando perguntada sobre o que ele tentou dizer. Quem estava na plateia, entretanto, entendeu que ele estivesse pedindo perdão.

O irmão da Eloá, Ronickson Pimentel dos Santos definiu Lindemberg Alves como "louco", "vingativo" e "extremamente agressivo". Nas palavras de Ronickson, o réu é um "monstro". Ronickson foi o primeiro a ser interrogado nesta manhã, segundo dia de julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com