TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social E Meio Ambiente_A4R_A5R_2Chamada

Casos: Responsabilidade Social E Meio Ambiente_A4R_A5R_2Chamada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

DE ÁGUAS EXISTENTES

A caracterização completa do tipo de águas residuais, do ponto de vista de tratamento, depende da sua origem. Esta é composta pela sua caracterização física, química e biológica. Serão ainda evidenciados os principais sistemas de tratamento que lhe estão associados. Por fim, apresentam-se dois exemplos de estações de tratamento domésticas e industriais existentes em Portugal.

Palavras chave: legislação, tipos de águas residuais, caracterização de águas residuais, sistemas de águas residuais.

1. Introdução

O tratamento e destino final de águas residuais constituem, conjuntamente com a drenagem e coleta, um serviço público de importância vital em diversos domínios, nomeadamente no sanitário.

No entanto, a situação portuguesa no domínio das estações de tratamento de águas residuais urbanas confirma as condições precárias de saneamento básico que, infelizmente, ainda existem em Portugal.

2. Controle da qualidade da água

A partir da edição dos decretos-lei nº74/90 e nº46/94 tornou-se possível um maior controlo e "pressão" a nível industrial feita por qualquer entidade credenciada. Estes permitem o estabelecimento:

- de critérios e normas de qualidade com a finalidade de proteger, preservar e melhorar a água em função dos seus principais usos;

- do regime de licenciamento da utilização do domínio hídrico, sob jurisdição do Instituto da Água.

-

3. Tipos de águas residuais

Em função da sua origem há dois grandes tipos de águas residuais: as domésticas e as industriais.

As águas residuais domésticas são geralmente resultantes da atividade habitacional podendo ser águas fecais ou negras e saponáceas. Dentro deste tipo de classe pode-se ainda considerar:

- águas residuais turísticas, com características sazonais, podem apresentar menor ou maior carga poluente conforme provêm de estabelecimentos hoteleiros isolados ou de complexos turísticos importantes;

- águas residuais pluviais provenientes da precipitação atmosférica. A sua carga poluente em termos de sólidos suspensos possa chegar a ser muito superior à das águas residuais domésticas.

As águas residuais industriais são provenientes das descargas de diversos estabelecimentos. As suas características são função do tipo e processo de produção. Caso particular deste tipo são as águas residuais pecuárias (ou industriais biodegradáveis), resultantes das explorações de suinocultura, bovinocultura e aviários.

Finalmente, deve ainda considerar-se as resultantes da mistura de águas residuais domésticas com industriais e/ou pluviais - as águas residuais urbanas.

4. Caracterização do Tipo de Tratamento

Embora nos últimos anos se tenha verificado um aumento no interesse pelos tratamentos químicos de águas residuais, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com