TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Ambiental

Tese: Responsabilidade Social e Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Tese  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

1. Gestão de Pessoas I

As pessoas estão priorizando a busca por empregos que proporcionem melhores condições de vida, tanto para eles quanto para seus familiares, além de procurar empresas que incentivem o crescimento na carreira e nos aspectos pessoais. Ainda, há a cobrança da sociedade por produtos e serviços sustentáveis.

A implementação de estratégias de gestão de pessoas é fundamental para o alcance dos objetivos organizacionais. Na estratégia transformada ou de comprometimento de gestão de pessoas, os colaboradores são o diferencial competitivo e devem ser valorizados com ações diferenciadas de gestão, visando o equilíbrio organizacional entre objetivos pessoais e organizacionais.

É necessário que os cargos sejam desenhados, definidos, isto é, fazendo uso da descrição de cargos pode-se especificar os métodos de trabalho, a relação com os demais cargos da empresa, o conteúdo, sempre orientado para o alcance dos objetivos organizacionais.

Recrutamento de pessoal visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. Trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas o recrutamento de pessoal divide-se em interno e externo. Sendo o primeiro, onde a empresa busca os recursos da empresa para preencher as vagas em aberto, a divulgação da vaga é realizada por meio de memorandos ou cartazes, em todos os quadros de aviso da empresa, onde são colocadas as características exigidas para o cargo, e solicitando aos interessados que compareçam ao setor de recrutamento para candidatar-se. Esse tipo de recrutamento requer uma política transparente e sua divulgação deve ser feito em todos os níveis da estrutura organizacional. Alguns dos benefícios trazidos com o recrutamento interno são: a velocidade do processo, os custos finais são baixos, e a motivação do empregado escolhido nesse processo. Porém, quando tal maneira de recrutamento não gerar os resultados esperados, deve-se dar início ao recrutamento externo.

O processo de seleção, conforme Carvalho e Nascimento (apud CALDAS; SOARES, 2011), constitui-se na escolha entre os candidatos, entre aqueles que se apresentaram mais aptos para a execução de determinado trabalho, classificando-os conforme o grau de aptidão de cada um. Marras (2009) afirma que é um processo formado por etapas que visa a contratação de candidatos recrutados e que se fundamenta na análise comparativa entre as exigências dos cargos e as características do candidato. Para a análise dos candidatos a empresa pode utilizar a entrevista e também teste de aferição, no qual as entrevistas podem ser estruturas ou não estruturadas.

2. Gestão de Pessoas II

3. Responsabilidade Social e Ambiental

Atualmente, há cobranças por parte dos governos, ativistas e meios de comunicação para as consequências sociais das atividades das empresas, tornando prioridade aos dirigentes empresariais afirmam que as empresas possuem dois grandes desafios em relação ao desenvolvimento sustentável, que são a geração de inovações sustentáveis que são necessárias à existência humana, além de assegurar a aceitação de novos produtos e serviços perante a sociedade. A noção de responsabilidade social no contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com