TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social e ambiental

Resenha: Responsabilidade social e ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

1. Responsabilidade Socioambiental

O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development - WBCSD), primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como "o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo".Pode ser entendida também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar a inclusão social (Responsabilidade Social) e o cuidado ou conservação ambiental (Responsabilidade Ambiental). É adotado por empresas e escolas. As principais ações realizadas são: inclusão social, inclusão digital, programas de alfabetização, ou seja, assistencialismo social, coleta de lixo, reciclagem, programas de coleta de esgotos e dejetos, lixo industrial, reflorestamento X desmatamento, utilização de agrotóxicos, poluição, entre outros. Inclusão

social, inclusão digital, , educação ambiental, dentre outras (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Até meados do século 19, a raça humana manteve relativa harmonia com o meio ambiente. Com o surgimento da era industrial e das grandes aglomerações urbanas, houve uma quebra nessa harmonia, o que provocou uma crescente queda do nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes.

O conceito de Responsabilidade Socioambiental é muito usado por empresas e companhias que expressam o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros. As organizaçoes se beneficiam com essa politica atraves de : reduçao de custos e aumento das receitas; melhoria da imagem das empresas perante a opiniao pública e consumidores;desenvolvimento do capital humano; desenvolvimento de novos modelos de negocios envolvendo parcerias entre os diversos setores da sociedade; desenolvimento para pesquisa de novas tecnologias ecologicamente corretas.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »