TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Pedagogia do Caracol

Por:   •  23/4/2021  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Livro “A Pedagogia do Caracol” de Gianfranco Zavalloni (Estudos da introdução ao último capítulo –pag. 166).

Trata-se de um texto, onde o autor em sua introdução propõe reflexões sobre costumes que se perderam em tempos modernos por conta de uma cultura capitalista. O autor tenta mostrar a importância do viver vagarosamente, saber aproveitar o agora.

O autor deste livro é um italiano que foi diretor de uma escola por muitos anos e observando um caracol percebeu o quanto as escolas produziam a rapidez, a qual não permitia que a criança pensasse, limitando sua curiosidade. O mesmo destaca que a pedagogia do caracol é uma pedagogia lenta, que permite que a criança pense, desenvolva sua curiosidade.

Por diversas motivações, nos atenta a observar o labirinto do terminar afazeres apressadamente, obcecados na casa, na escola, na rua, etc. A Pedagogia do caracol prioriza a criança e seu desenvolvimento através da educação lenta e significativa, a qual é uma maneira de contemplar com alegria e verdade o que é educação.

A proposta do livro é remar contra a maré e ir ao encontro da paz e da nobreza que há nas pequenas coisas e desafia a compreender e respeitar o tempo da criança possibilitando muitas reflexões sobre o cotidiano escolar, com estratégias didáticas como: “Perder tempo para conversar com alunos”,usar novamente a caneta para que haja belas escritas, trocar fotocópias e folhas mimiografadas por desenhos das crianças, entre outros.

Pode-se destacar com estudos do livro t a importância da observação do tempo da criança e dos registros de suas experiências, de forma a enriquecer as vivências vividas pela criança dentro do âmbito escolar na forma de pesquisa e observação.

Constata-se que o autor busca refletir de um novo itinerário na educação, buscando refletir sobre o sentido do tempo educativo e sobre a necessidade de adotar estratégias de desaceleração, para uma escola lenta e não violenta.

Nome: Edvana Aparecida Domingues de Almeida/ matrícula:542636.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com