TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pedagogia do Oprimido

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAI

CURSO: PEDAGOGIA

TÍTULO: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO/DIRETRIZES NACIONAIS EJA

JUNDIAI

2016

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAI

NOME:

EDCARLA ALVES VIANA                                 RA: 8097908601

     THAISSE ANANIAS                                             RA: 8097898656

   

DISCIPLINA: EJA

PROFESSOR: MARCEL

TEMA: EJA E SUA FUNÇÃO SOCIAL

JUNDIAI

2016

Pedagogia do Oprimido

Paulo freire tem um olhar pela sociedade como ela é, desigual, ele aponta uma análise sobre a pedagogia contemplada de uma visão do oprimido. O opressor é um insensibilizador ao impor regras e impor-se sobre os oprimidos na busca de seus interesses de poder. O oprimido citado por Paulo Freire, é quem deve identificar- se na situação de oprimido para que possa promover a mudança e transformar o social, ou seja não se compulsar sobre ele, mas sim reconstruir, rescindir e romper a desigualdade social existente.

O método de alfabetização segundo Paulo Freire sugere que o aluno deixe de tornar-se um armazém de informações e passa ter raciocínio reflexivo no método de ensino e também ser crítico, pois alfabetizar não é repetir ou decorar as palavras e sim aprender a dizer a sua palavra inventora de cultura.

No primeiro capítulo “Justificativa da Pedagogia do Oprimido” Paulo Freire diz sobre o modo de desumanização que é formado pelo opressor e seus oprimidos, aumenta a discussão entre a humanização e a desumanização, e da luta para resgatar a humanidade dos oprimidos.

Seguindo a leitura Freire traz mais uma questão de que o educando é quem faz seu aluno um depositário, quando considera o seu aluno como incompetente de fornecer conhecimento e desconsidera um ser em construção contínua. Segundo Freire a forma mais verdadeira de se apresentar conhecimento no educando é quando nos professores ensinamos como pensar e questionar sobre a realidade, a partir daí o professor terá o jeito de compreender um ser social e aprende a raciocinar criticamente.

O tema “A Dialogicidade” exibe como é significativo o desenvolvimento do diálogo no processo educativo. As palavras e ações é expressamente o esclarecimento, é por isso que sempre a precisão tem que encontrar-se constante nestes momentos de concepção da educação, não só para os professores mais também para os alunos, pois é isso que dá a explicação ao mundo dos homens onde sobrevivem e relacionam.

No último Capitulo relata sobre a “Teoria da ação Antidialógica” na qual mostra o valor do homem como ser de realização sobre o mundo. O ser que se dedicar a liderança revolucionaria da opressão, nunca deve misturar seu dever de representante do diálogo oprimidos, colocando o sua opinião, pois é pela influência que os opressores monitoram as massas oprimidas para a realização de seus objetivos.

Por fim, compreendendo este livro, Freire elabora conceitos pedagógicos onde o professor deve seguir um caminho de modificação no contexto social de poder, que vem por meio do processo de educar. Os oprimidos e opressores são inofensivos, pois buscam a liberdade sem que existam mais oprimidos ou opressores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com