TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pedagogia da Autonomia

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                      [pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

RESUMO - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

Lianderson Farias Franco

           

 

                                                             2020

                                                       Belém – Pará

                                      Pedagogia da autonomia

Neste livro, Paulo Freire propõe uma reafirmação da teoria – ética na vida profissional do professor, no qual a liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos que compõe o verdadeiro educador vão contra a lógica capital em ascensão nas escolas brasileiras. Nesta pedagogia, o educador, através do amor revolucionário e do rigor crítico percebe que o ato de ensinar exige tanto dos educadores quanto dos educandos. Assim, caracteriza-se o texto por uma prática educativo-progressista que visa fomentar a autonomia dos educandos em sala de aula.

A obra estrutura-se em três partes que são precedidas de uma breve introdução, na qual Paulo Freire chamou de “Primeiras palavras”, nesta ele chama atenção para que o professor não assuma um papel imparcial no âmbito escolar, para que não sucumba a malvadez neoliberal que categoriza como utopia qualquer vestígio de mudança ao modo  tradicional já estabelecido na educação brasileira. É colocado em questão também a eticidade que expressa a prática educativa como não só transmissora de conhecimento, mas também como instrumento formador do senso crítico dos alunos. Para isso, o preparo cientifico do professor deve coincidir com sua retidão ética, para que assim os alunos entendam a diferença na compreensão dos fatos com posições antagônicas na percepção dos problemas da sociedade.

No capítulo 1, o autor procura explicar o real significado da palavra “ensinar”, desmitificando a todo momento que a transferência de conhecimento pode ser categorizada como modelo de ensino, uma vez que esta impossibilita o aluno de construir e produzir o seu próprio conhecimento, tornando-se assim um falso sujeito em formação. Ademais, Freire explana de maneira breve como a educação bancária prejudica o processo de ensino-aprendizagem do aluno deformando sua criatividade e estagnando o mesmo.

 Ademais, é enfatizado pelo autor a necessidade de se trabalhar métodos, maneiras e caminhos de se ensinar, com o intuito sempre de desenvolver a curiosidade crítica, insatisfeita e indócil. Com isso os educandos transformam-se em reais sujeitos da construção e da reconstrução do seu próprio saber, que constitui o principal pensamento de Paulo Freire

No que se diz respeito ao comportamento dos professores em sala de aula, somente quando os docentes estão certos de suas convicções, é que podem estimular os sonhos dos alunos e dessa forma se afastando de pensamentos pragmáticos nocivos. Pois a figura do professor está a todo momento, mesmo que de forma inconsciente, sendo avaliada por parte dos alunos, e dessa maneira passa ao aluno uma representação do ser docente. Isso reitera a tão famosa frase de Paulo “Não há docência sem discência”, na qual aplicam-se ao mesmo sujeito.

No capítulo 2, Paulo Freire descreva como deve ser o comportamento do docente dentro de sala de aula e os tipos de professores presentes hoje no sistema de ensino público brasileiro. É mencionado que o educador deve ser aberto a indagações, a curiosidades e perguntas dos educandos pois é através desse tipo de relação dialógica, aberta e curiosa que se mantém uma linha tênue de comunicação professor – aluno.

O autor é incisivo em afirmar que o inacabamento e a inconclusão tornam homens educados e competentes, uma vez que se tornam conscientes dessas condições de existência. Afinal, só homens que se tornaram éticos é que podem romper a ética e é partindo desse pressuposto que se formam professores autoritários que ironizam o aluno e desrespeitam sua curiosidade transgredindo a própria natureza humana.        Apenas com bom senso que o docente percebe e admite que apesar de ser uma autoridade dentro de sala de aula não precisa ser necessariamente autoritário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com