TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 5 Comportamento Organizacional

Casos: Resumo Cap. 5 Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  1.419 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo capítulo 5:

O novo contexto e seu impacto no processo adaptativo inovativo das organizações

Desde sempre o homem inova o seu modo de pensar e agir, buscando sempre facilitar e melhorar o seu modo de vida. Começamos com a invenção de um meio de trasporte, desde então, a cada dia que passa, uma nova invenção.

Fotografia

Telefone

Rádio

Radar

Televisão

Bomba atômica

Transistor

Circuito integrado

Resumidamente a história da humanidade sempre foi marcada pela inovação e evolução. Hoje vemos essa evolução chegando às organizações, nota-se ao redor do mundo que as organizações tem evoluído um tanto quanto rápido, sempre buscando atender as novas necessidades.

O marco da evolução atual é provavelmente a globalização, que trouxe grandes oportunidades de negócios, proporcionando a interação entre todos os países do mundo. A globalização trás consigo uma série de vantagens, porém alguns riscos.

 Maiores oportunidades

Novos mercados

Menor número de barreiras

Maiores perigos

Maior competição

Maior velocidade

Embora seja muito vantajoso, nem todas as organizações aceitam com facilidade essas mudanças, fazendo com que atuem no mercado de forma ousada, uma vez que todos os consumidores tem oportunidade de procurar o que precisam em outros possíveis lugares.

O efeito da globalização nas organizações pode causar um certo conflito e incerteza pois elas ficam em dúvida em tentar prever o futuro e atuar hoje. Isto é, difícil planejar num mercado que esta em constante mudança e atualização o que as leva a atuar fortemente no momento, mais sempre tentando prever o que acontecerá no futuro.

Desvantagens

Vantagens

Hoje ainda existem alguns tipos de organizações que não interagem com a globalização, por exemplo uma organização que utiliza-se do sistema fechado não se preocupa com inovação (tendências), não está aberta á novas idéias e nesse mercado competitivo está suscepíivel a tornar-se obsoleta.

Por outro lado a organização que atua no mercado de forma aberta, sempre está inovando, pesquisando e acompanhando a situação do mercado trazendo utilizando-se de suas novas idéias.

O que de fato vem a distinguir as organizações inovadoras das tradicionais é o maior grau de aceitação de seu relacionamento com o ambiente.

As empresas nacionais estão cada vez mais com mais dificuldade de sobrevivência à avalanche das multinacionais, porque estas estão mais aptas a abrangir as necessidades globais, enquanto as pequenas empresas nacionais contam apenas com o mercado local.

Com a globalização em foco, há necessidade de novos sistemas de gestão, neste novo século Alvin Toffler desenvolveu a ad hocracia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com