TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Comportamento Organizacional

Monografias: Resumo Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 5

Em maio de 2002, Joe Hinrichs foi promovido a diretor executivo de planejamento e logística da Ford em Deaborn, estado de Michigan.Uma das coisas que ele aprendeu com sua experiência e como as equipes podem ajudar a melhorar as operações, suas primeiras decisões foi criar uma equipe para a melhoria de processos,cujo os objetivos e combinar funções relacionadas a planejamento e logística dentro da organização.

Cada vez mais, as equipes se tornaram a forma básica de trabalho nas organizações do mundo contemporâneo.

Por que as se tornam tão populares?

Como explicar a atual popularidade das equipes?As evidencias sugeriam que elas são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer múltiplas habilidades,julgamentos e experiências.Quando as organizações se reestruturam para competir de modo mais eficaz e eficiente,que escolhem equipes como forma de utilizar melhores talentos de seus funcionários.As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor as mudanças do que departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamento permanentes.As equipes têm capacidade para se estruturar,iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente.

As equipes tornaram suas organizações mais responsáveis do ponto de vista ambiental, melhoram o desenvolvimento dos funcionários, deram maior segurança para a política de emprego da companhia, e ajudaram os funcionários a focar melhor os clientes.

Equipes de trabalho autogerenciadas

As equipes de solução de problemas estavam no caminho certo, mas não conseguiram envolver os funcionários nas decisões e processos relacionados com o trabalho. Isso levou a experimentação com equipe que realmente eram autônomas, que podiam não apenas solucionar os problemas , mas também implementar as soluções e assumir tal responsabilidade pelos resultado.

As equipes de trabalho auto gerenciadas: são grupos de funcionários em torno de 10 a 15 pessoas)que realizam trabalhos ligados ou interdependentes e assumem responsabilidades que antes era de supervisores.

Equipes multifuncionais:é um a equipe composta de funcionários das áreas de produção ,planejamento,qualidade ferramentaria, engenharia de projeto de sistemas de informação para automatizar o programa c-17 da empresa. As equipes multifuncionais são formadas pó funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de deferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.Não é surpreendente , portanto , que os membros dessas equipes demonstrem menos satisfação com o processo de interação do grupo do que os participantes de equipes que trabalhem face a face mesmo assim podem trabalhar a milhares de distancia.

Equipes eficazes

Não se tem poupado esforços na tentativa de identificar os fatores relacionados á eficácia das equipes. No entanto ,estudos mostrar uma verdadeira lista de conhecida de características, e organizam as informações em modelo relativamente focado. A primeira e que as equipes diferem quanto sua forma e estrutura.Como modelo apresentado busca uma generalização em relação aos diversos tipos de equipe , é preciso ter o cuidado de não tentar aplicar rigidamente esses princípios de toda e qualquer equipe.A segunda ea cautela que se deve ter é que e modelo parte da premissa de que as equipes são sempre preferíveis ao trabalho individual.

Os componentes básicos para a criação de equipes eficazes podem ser resumidos em quatro categorias gerais.A primeira e o projeto de trabalho.A segunda diz respeito á composição da equipe.A terceira se refere aos recursos e outras influencias contextuais.finalmente , as variáveis do processo refletem o que acontecem na equipe de modo a influenciar sua eficácia.

O que significa a eficácia da equipe neste modelo?Ela e engloba as medidas de objetivas de produtividade da equipe avaliação da equipe e a satisfação de seus membros.

Contexto

Os quatros fatores contextuais que parecem significativamente relacionados ao desempenho das equipes são a presença de recursos adequados, uma liderança eficaz , um clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e recompensas que reflitam em contribuições para equipe.

Recursos Adequados: equipes que são parte de um sistema organizacional maior.

Liderança e estrutura: os membros da equipe precisam entrar em acordo quanto a divisão das tarefas e assegurar que todos contribuam nesse arranjo.O grupo determina cronograma estabelecido e e habilidades desenvolvidas.

Clima de confiança:membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com