TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Trabalho Escolar: Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

Jean Piaget

Vida e obra

Jean Piaget, nasceu em 9 de agosto 1896, na Suíça, cidade de Neuchâtel, foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX.

Aos sete anos de idade, Piaget já revelava sua capacidade científica e, se interessava por Filosofia e Psicologia, aos dez, publica um artigo sobre o Pardal Branco, na revista da Sociedade dos Amigos da Natureza de Neuchâtel. Aos onze anos, torna-se assessor do Museu de História Natural Local de sua cidade natal.

* Em 1915, se formou em Biologia, na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação.

* Em 1920, ingressa na Universidade de Paris, onde é convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. Durante essa estadia, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os "testes de raciocínio de Cyril Burt, desenvolvidos nos Estados Unidos, experiência que lhe permitiu delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado desse trabalho, Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto, função que inclui a "Maison des Petits" (Casa das crianças).

* Em 1921, passa a fazer pesquisas destinadas à formação de professores no Instituto Jean Jacques Rousseau, em Genebra.

* Em 1923, lança seu primeiro livro, intitulado A linguagem do pensamento da criança.

* Em 1925, começa a lecionar Psicologia, História da Ciência e Sociologia, na cidade em Neuchâtel.

* Em 1929, passa a lecionar História do Pensamento Científico, em Genebra, e assume o Gabinete Internacional de Educação dedicado a estudos pedagógicos. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.

Na década de 30, escreve vários trabalhos sobre as fases do desenvolvimento por meio de observações diretas de seus filhos.

Na década de 40, Piaget torna-se sucessor de Claperède e assume como professor-diretor, o Laboratório de Psicologia.

Através de suas observações, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, ou Teoria dos Estágios, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda. Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Aos professores, cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos. Essa teoria contrapõe o ensino tradicional, autoritário, herdado do século XIX. A Escola Nova critica, sobretudo no início do século XX, o ensino onde “o professor dita e o aluno copia e repete”. Na medida em que critica essa educação tradicional, Piaget é interpretado equivocadamente como um não “diretivista”. A ideia piagetiana de interação não foi aceita nos moldes da escola tradicional.

Piaget relata seus estudos sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com