TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme um ato de coragem

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO SAGRA INTERATIVO

TEC. EM RADIOLOGIA

JORGE GABRIEL FRAZÃO SILVA

PROFESSORA: AMANDA VELOSO

CONTAMINAÇÃO RADIOATIVA

FONTES DE PREVENÇÃO E CONTROLE

Trabalho apresentado ao Colégio Sagra Interativo como requisito parcial para a obtenção do ponto qualitativo na disciplina de Biossegurança do Curso Técnico em Radiologia.

Professora Amanda Veloso.

TERESINA –PI

2015

INTRODUÇÃO

     O manuseio de qualquer material radioativo envolve um certo risco, visto que as radiações ionizantes oriundas do material podem causar efeitos deletérios nos seres humanos. Quando na forma não selada, além de causar a irradiação direta, o material poderá contaminar o ar, as superfícies dos locais de trabalho e, inclusive as pessoas, se não forem tomadas as precauções necessária rias.

      A contaminação radioativa pode ser definida como a presença indesejável de materiais radioativos, em qualquer meio ou superfície. E indesejável porque oferece riscos à saúde das pessoas que podem sofrer diretamente a irradiação externa, ou a irradiação interna em consequência da incorporação dos contaminantes por inalação, ingestão, ferimentos ou absorção cutânea.

     Além disso, pode interferir nas medidas que têm por base as contagens das radiações ou pode comprometer a qualidade de um produto. Muitos inconvenientes da contaminação radioativa podem ser reduzidos ou eliminados pelo planejamento cuidadoso e pela construção bem feita do local de trabalho, pelo manuseio correto pela contenção efetiva dos materiais radioativos.

     A principal função das roupas e dos equipamentos de proteção é interceptar os materiais que, de outro modo, iriam contaminar as roupas pessoais, as mãos, os cabelos, a pele e, inclusive, as partes internas do corpo. Certos equipamentos podem ser usados para reduzir a exposição das partes do corpo às radiações beta, gama ou X.

     Vale enfatizar que, em instalações nucleares ou radioativas bem projetadas e construídas, a utilização intensa de indumentárias especiais de proteção é necessária apenas tem áreas restritas ou em situações de emergência, quando há risco de contaminação de pessoas.

DESENVOLVIMENTO

     Os materiais que compõem as roupas protetoras utilizadas contra a contaminação radioativa podem ser impermeáveis ou permeáveis.

     As roupas feitas com materiais impermeáveis são utilize» das onde possam ocorrer contaminações por líquidos, pós ou gases radioativos, quando as roupas de tecidos forem insuficientes para proteger os usuários. São geralmente destinadas para operações especiais de manutenção, descontaminação ou de emergência.

      Os materiais impermeáveis das roupas protetoras normal, mente são filmes ou folhas de polímeros orgânicos, lisos e pouco susceptíveis à impregnação de contaminantes. 0 cloreto de polivinila (ou PVC) á um dos materiais mais utilizados, pois apresenta excelente resistência química, custo relativamente baixo e não é inflamável.

      As roupas impermeáveis geralmente são usadas em conjunto com botas, luvas e máscaras, isolando completamente os usuários do ambiente contaminado. Estas roupas não são normalmente adotadas Pira utilização rotineira, por serem desconfortáveis aos usuários realmente necessitarem de um arejamento forçado.

     As roupas protetoras comuns, como macacões, aventais uniformes de trabalho, são confeccionadas com tecidos. Estes, por sua vez, são constituídos por fios ou linhas de materiais denominados fibras têxteis, e são geralmente permeáveis.

     Existem diversas fibras têxteis naturais ou artificiais. As fibras naturais podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. 0 algodão e o linho são produtos celulósicos sintetizados pelas plantas; a lã e a seda são proteínas produzidas por animais; e o amianto é um mineral. Entre as fibras artificiais citam-se raions, poliésteres, poliamidas e poliacrilonitrilas.

     A maioria das fibras têxteis quer seja natural ou artificiai, é constituída de polímeros, cujas moléculas possuem um grande número de unidades elementares repetidas (mono meros). Dentre os diversos tipos de fibras têxteis, o algodão é finda bastante utilizado na confecção de roupas protetoras comuns, 0 tecido desse material possui uma grande capacidade de absorver e reter diversas substâncias.  

     Diferencia-se a contaminação radioativa daquela biológica ou química, pelo fato de ser constituída por nucleados emissores de radiações ionizantes os radionuclídeos. Cada radionuclídeo é identificado pelo seu número atômico, «assa atômica, meia-vida, tipo e energia das radiações emitidas. De um modo geral, qualquer radionuclídeo pode causar uma contaminação radioativa, porém muitos deles possuem meia-vida extremamente curta ou existem em quantidades muito pequenas que raramente constituem uma inconveniência. Os principais radionuclídeos virtualmente capazes de causar uma contaminação radioativa são aqueles manuseados ou processos, dos em quantidades significativas e que possam apresentar risco radiológicos. Citam-se entre eles os nuclídeos físseis e férteis, os produtos de fissão e os produtos ativados.

     Os nuclídeos físseis e férteis são utilizados na fabricação de combustíveis nucleares. Os principais são os isótopos de urânio, tório plutônio. Pertencem aos elementos químicos metálicos com massa atômica elevada e sofrem decaimento para outros "nuclídeos-filhos" também radioativos.

     Os produtos de fissão são formados durante a irradiação dos combustíveis nucleares e nos testes nucleares. São radioisótopos de diversos elementos químicos e cujo número de massa está aproximadamente numa faixa compreendida entre 70 e 160, quando considerados em quantidades nuclearmente significativas. Vários desses isótopos podem ser separados no reprocessamento de elementos combustíveis gastos.

    Os produtos ativados são obtidos pela irradiação de átomos estáveis em reatores nucleares e em aceleradores de partículas. São utilizados sob diversas formas químicas e físicas em pesquisa medicina, agricultura e indústria.

     O planejamento da área onde o material radioativo será manuseado, é uma etapa essencial na prevenção da contaminação radio ativa e da irradiação dos indivíduos. Em certas operações, os riscos de contaminação e de irritação podem ser reduzidos confinando as fontes radioativas em cá lulas blindadas ou em caixas de manipulação providas de luvas. A exaustão ou a circulação adequada do ar pode evitar que operadores inalem os contaminantes voláteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (108.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com