TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Capitulo 1 "o Que é Sociologia "

Artigo: Resumo Do Capitulo 1 "o Que é Sociologia ". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  1.364 Visualizações

Página 1 de 2

O livro visa o entendimento do que é sociologia e a visão de forma geral de seu nascimento e desenvolvimento ao decorrer da história.

A sociologia surgiu por um conjunto de pensadores do século XVII, com intenção de induzir um pensamento moderno e que coincidiu com a revolução industrial francesa que foi a transição do crescimento econômico dando aumento considerável na produção e assegurando aos trabalhadores a possibilidade de ascensão social.

Esta revolução não trouxe somente ganhos a sociedade, mas também acarretou inúmeros problemas sociais, como o aumento da prostituição, suicídio, e doenças que destruiu parte da população. E como já não bastasse houve um alto índice de exploração de mulheres e crianças com longas jornadas de trabalho sem direito anuais de descanso e com salários inferiores dos homens.

Esses grupos de pensadores eram homens que testemunhavam as transformações daquela época e queriam introduzir modificações na sociedade e explicar a população os fatos até então inéditos. O pensamento filosófico também teve uma grande contribuição para a popularização da ciência e que abriu lugar a alguns programas que possibilitou novos experimentos de estudo na sociedade, e foi ai que a teologia deixou de ser a única forma do pensamento.

Outros contestadores da época eram os iluministas, que por sua vez tinham olhar crítico ao modelo Feudal, com objetivo de mostrar por meio de estudo que o feudalismo era injusto e que impediam principalmente a liberdade do homem e a igualdade social. E que resultou em confrontos entre classes de forma impiedosa e mostrou negação a sociedade existente. Os iluministas tomaram o poder em menos de um ano quase já não se falava de feudalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com