TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme Germinal

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Filme Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Filme Germinal

O filme é baseado na história da França, como cidade principal tem-se Montsou, a qual dependia economicamente da mineração. O filme ocorria em grande parte dentro das minas de carvão, onde ficou evidente o trabalho árduo dos mineiros. No filme germinal é ilustrada a vida dos operários de minas, onde trabalhavam de forma sofrida em busca de dinheiro, mas o que recebiam não dava para manter a sua família. Sendo que todos os integrantes desta família trabalham, até as crianças.

Os operários de minas acordavam de madrugada para irem trabalhar sob condições precárias, porque o estado das minas era péssimo, mas não tinha nenhuma condição de um ser humano parar de ser mineiro e ter uma vida normal e saudável.

Nas minas não existia nenhum equipamento de segurança, principalmente máscaras, iluminação apropriada, estacas de madeiras que suportassem o solo, para não ter desmoronamento, mas o que era constante acontecer.

Surgiu um homem entre os trabalhadores das minas que se desesperou com grande desigualdade social e com o misero salário que recebiam. Este homem que surge se chama Etienne, ele estava se organizando no combate contra a exploração e convence a todos a se expressarem da mesma forma.

O principal objetivo dos trabalhadores era a realização da greve, pois sem a extração do carvão, os patrões teriam que acolher as suas reivindicações, sendo que o lucro cessaria e assim surgiria o prejuízo.

Os operários de diversas minas se unem, formando então caixas de reserva, onde todos os mineiros depositam mês a mês uma pequena quantia, para garantir o seu sustento principalmente alimentar, durante a greve.

Já no 1º dia de greve, as associações de trabalhadores expõem todos os seus objetivos pelo qual teve paralisação. Aconteceu uma grande descontentação dos operários, pois foram comunicados que estes dias de paralisação, seriam descontados dos seus salários. Muitos ficaram com medo de perder o salário, por menor que ele fosse, resolvem voltar a trabalhar nas minas, prejudicando a greve dos outros trabalhadores, e gerando conflito entre grevistas e eles. Com isso várias minas foram fechadas à violência, sendo os operários impedidos de continuar o seu trabalho, por sua vez chamados de traidores.

Os grevistas se revoltaram ao descobrirem que os empregadores iriam contratar funcionários belgas, que iriam trabalhar por baixos salários sem nenhuma reclamação, desse jeito ficaria difícil os patrões aceitarem as suas reivindicações, sendo a principal, a condição financeira que estava ficando precária para eles. Surgem então muitos conflitos tendo como resultado até mortes. Com isso, chega ao ponto da caixa de reserva acabar e os trabalhadores não terem mais o que comer.

Começam os saques as fazendas, armazéns, em casas de burgueses e até nas minas de carvão. Negativos resultados que a greve estava gerando, fome, morte de familiares, muitos começaram a se rebelar contra, Etienne, o acusando de responsável por tantos danos. Mesmo diante de tantos prejuízos os empregadores não sedem, não dando o aumento que os trabalhadores reivindicaram. Não vendo outra saída, pois a miséria era grande, muitos voltaram ao trabalho, inclusive Etienne.

Quando menos esperavam surge um atentado. Os trabalhadores já estavam no subsolo da mina, ocorre um desabamento forjado, matando muitos operários que desistiram da greve.

Assim começa mesmo que devagar as lutas pelos ideais dos trabalhadores. O trabalhador começa a luta, não aceitando tudo que é imposto pelos patrões, defendendo os direitos dos operários por melhores condições de trabalho e salário justo.

Trabalho de Aspecto Antropológico e Sociológico da Educação.

Professor: Eduardo Mendonça.

Resumo do Filme:

Germinal.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »