TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro De Etica

Monografias: Resumo Do Livro De Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

• Lei da atitude agressiva ou “estou trabalhando, não se aproxime!”

Trabalhar com outras pessoas não é fácil, implica passar muitas horas a conviver com colegas com quem não se tem forçosamente afinidade ou até de quem não se gosta. Este é o problema central em todas as organizações, grupos coesos, em que as pessoas estão satisfeitas, produzem mais. A agressividade, visível ou latente, tem custos, não só laborais como pessoais, pois as pessoas tendem a descarregarem também em casa, no marido, na esposa e nos filhos e, no limite, acabam com problemas familiares, que se vão repercutir também na empresa.

Nem sempre é fácil definir a agressividade no local de trabalho. Há comportamentos óbvios, como a violência física e verbal (materializada em ofensas como ‘parva’, ‘burro’ e outros gêneros), mas também formas mais sub-reptícias de hostilidade. É o caso de comportamentos sistematicamente ofensivos, humilhantes ou cruéis, feitos numa tentativa de sabotar o seu trabalho (por exemplo, um colega esquecer-se, de forma recorrente e propositada, de lhe passar informação vital, ficar com os créditos do seu trabalho ou roubar-lhe clientes ou créditos).

São episódios que, isolados, teriam pouca importância, mas que, repetidos de forma continuada, podem transformar-se em assédio moral, que permite já agir judicialmente. Os trabalhadores mais novos e as mulheres estão particularmente sujeitos a este tipo de atitudes por parte de superiores ou colegas.

No limite, pode chegar ao terror psicológico, quando a vitima é sujeita a uma estigmatizarão e isolamento permanentes (‘colocada na prateleira’ e esvaziado de funções), numa atitude que viola os seus direitos. É uma tática usada quando as empresas querem despedir alguém e não têm razões legais para fazê-lo.

Como exemplos têm:

1- Resiste passivamente à realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras;

2- Queixa-se de ser incompreendido e desconsiderado pelos outros;

3- É mal-humorado e propenso a discussões;

4- Critica irracionalmente e desdenha a autoridade;

5- Expressa inveja e ressentimento para com aqueles;

6- Verbaliza queixas exageradas e persistentes de infortúnio pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com