TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo - Onde depositar?

Por:   •  17/4/2016  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Resíduo Industrial: Onde depositar?

De acordo com os autores no lixo doméstico é fácil encontrar materiais reaproveitáveis, como papéis, latas, garrafas e etc. Porém, quando se trata de lixo industrial, particularmente os rejeitos químicos, seu reaproveitamento muitas vezes é impossível. Esses resíduos precisam ser estocados com segurança, e em locais apropriados para evitar contaminação ambiental, mas isso nem sempre acontece. Um exemplo é o hoje desativado CENTRES (Centro Tecnológico de Resíduos).

Segundo os autores toda indústria gera rejeitos, sendo tóxicos ou não, que variam de acordo com o tipo de indústria, e cabe a cada indústria dar um destino adequado ao rejeito. Os rejeitos não podem ser despejados em qualquer lugar, pois podem ser altamente nocivos ao meio ambiente. Um exemplo são os componentes perigosos das indústrias químicas, que contem metais tóxicos como chumbo, mercúrio, cadmio e etc, na qual os rejeitos podem contaminar o solo e as aguas naturais e que em excesso se tornam prejudiciais à natureza e à saúde humana. Os autores ressaltaram que esses metais ocorrem no solo e são essenciais para plantas e animais, mas em excesso são prejudiciais e ameaça a qualidade de vida.

Os autores ressaltam que no Brasil e no mundo o número de áreas contaminadas por metais tóxicos é muito grande. Quando esses metais são despejados inadequadamente, se acumulam no solo, onde pode atingir as aguas, seres vivos e a população humana na área afetada, causando sérios problemas de saúde pública.

Com a necessidade de dar um destino adequado aos rejeitos dos diferentes tipos de lixo industrial surgiram empresas especializadas em tratar dos resíduos, que se responsabilizam pelo armazenamento, porém, nem sempre seguem as normas legais. Um exemplo é o hoje desativado Centres, instalado em 1988 à margem da rodovia Presidente Dutra em Queimados (RJ).

O Centres seria um pátio temporário para a estocagem dos rejeitos, entretanto, de 1988 a 1998, recebeu um grande volume e os armazenou de forma inadequada a céu aberto. Como atitude prudente, as industrias enviava os rejeitos para o tratamento correto ao Centres, porem a fiscalizações da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados identificaram falhas na estocagem como a localização, por serem um bairro residencial e na sinalização e segurança, pois só havia uma cerca com arame farpado, que poderia ser facilmente invadida. Foram identificados rejeitos em tambores de 200 L sem identificação, a céu aberto, na qual nem os próprios funcionários do Centres sabiam que material continham, diretamente no solo sem proteção facilitando o vazamento do material toxico e a contaminação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com