TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Artigo Unidade de Alimentação e Nutrição

Por:   •  29/5/2020  •  Dissertação  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 15

Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o Nutricionista tem dentre suas responsabilidades o importante papel de participar do planejamento e gestão dos recursos econômico financeiros da UAN.  Um dos principais desafios da gestão é o controle financeiro. É essencial se ter conhecimento preciso do que ocorre com os investimentos e gastos, bem como ter controle da empresa que se gerencia1

A correta formulação nos custos e no preço de venda deve ser elaborado com base em alguns itens como, volume de atendimento, região atendida, serviços oferecidos, cardápio utilizado, investimentos realizados, custos assumidos (diretos e indiretos, fixos e variáveis), despesas administrativas, comerciais e gerais. Logo é necessária uma análise minuciosa de todos os seus gastos e buscar maneiras de otimizar a sua produção².

Dessa forma, os custos e despesas poderão ser fixos ou variáveis, diretos e indiretos. Fixos: são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Variáveis: correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade. Direto: qualquer despesa ou gasto relacionado diretamente ao produto fabricado ou serviço prestado (matéria prima). Indireto: são aqueles que não podem ser relacionados diretamente com a atividade-fim desempenhada pela empresa (energia, água, aluguel)³.

Portanto, para que uma UAN execute suas funções com qualidade e menor custo é importante a empresa atender com os critérios mínimos exigidos para seu funcionamento como instalações físicas apropriadas, recursos humanos suficientes e operações normativas condizentes com os serviços oferecidos, bem como uma equipe motivada a conquistar seus objetivos4. Logo necessita se de um nutricionista que além de conciliar a gestão de empresa, o desperdício do alimento, é preciso ser um bom líder ,  administrando com muita coragem, determinação, compreensão, reconhecimento e valorização do trabalho do outro, além de ser ter responsabilidades de compor cardápios adequados e proporcionar um ambiente de trabalho alegre e seguro para os seus colaboradores, a fim de que possa conduzir sua equipe ao mesmo foco, motivando-os a vencer os limites e a celebrar as vitórias5.

Referências

1. Payane Palacio, 2015 Gestão de Negócios em Alimentação - Princípios e Práticas

2. Disponível em: https://nutmed.com.br/blog/novidades/noticia-177

3. Disponível em:  https://blog.keruak.com.br/tipos-de-custos/

4.MATOS, P.P.; Higiene e segurança no trabalho. RH.com.br. Disponível em: http://www.rh.com.br/imprima.php?cod=4693 Acesso em: 16/8/2008

5. BISPO, P.; Por que há líderes que destroem equipes? RH.com.br. Disponível em: www.RH.com.br

 Podemos observar algumas causas possíveis para o  aumento do resto de ingestão resto-ingestão é a relação entre o resto devolvido nas bandejas pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações alimentares oferecidas .  Essas causas podem estar relacionadas à qualidade da comida ou até mesmo a fartura oferecida , por exemplo , se um restaurante só tiver a opção rodízio , provavelmente irá haver desperdício alimentício por parte dos clientes.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21526863#readmore

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21526863#readmore

Diante do exposto, apresente três (03) possíveis causas para o aumento do Resto de Ingestão e descreva duas (02) ações que podem ser desenvolvidas para promover a sustentabilidade social em serviços de alimentação.

O seu texto resposta deverá ter no máximo 30 linhas. Não serão aceitos cópias de trechos e/ou postagens sem as devidas referências.

As unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) desempenham papel importante tanto na economia, como também na saúde pública, à medida que afetam o estado nutricional e o bem-estar da população por meio da qualidade do alimento que produzem¹.  Com a preocupação de como alimentar o mundo com a qualidade do alimento ofertado, hoje em dia têm-se abordado muito sobre os conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade, e como essas empresas podem causar grande impacto ambiental. O desenvolvimento sustentável implica em atender às necessidades presentes sem comprometer as necessidades futuras. Está diretamente relacionado com a justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento. Atualmente o meio ambiente é umapreocupação evidente, por se tratar de um problema que desperta o interesse de todos os países².

O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo, de tudo que é produzido no país, cerca de 20% a 60% é jogado fora desde a produção até chegar à mesa do consumidor3. Atualmente, a geração de resíduos sólidos é um problema ambiental que apresenta um grande desafio a ser enfrentado, devido ao crescimento populacional e o aumento do grau de urbanização que não tem sido acompanhado tomando-se medidas cabíveis para dar um destino adequado ao lixo que é produzido4.

Nota-se o grande crescimento das Unidades de Alimentação Nutricional (UAN) e o impacto que essas empresas podem gerar, tanto no âmbito econômico, no meio ambiente, como também na saúde da população. Por isso cabe ao gestor dessas unidades se conscientizar, não somente da qualidade organoléptica das refeições produzidas, mas também em aplicar os princípios de sustentabilidade, tão necessários e discutidos5.

Entretanto, o desperdício de alimentos ocorre com frequência nas (UANs), sendo que este reflete diretamente no custo, pois quanto maior o desperdício, maior será o custo na produção da refeição. Assim, a administração de uma UAN reflete diretamente na lucratividade da empresa, e não somente isto, mas também, na qualidade dos produtos oferecidos, tendo como objetivo reduzir estoques, reduzir desperdício e satisfazer o cliente6. Porém se o desperdício prevalecer deve-se seguir rigorosamente determinados critérios técnicos, como por exemplo treinamento dos manipuladores de alimentos e monitoramento do processo de produção de forma que possam ser aproveitadas seguramente7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (375.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com