TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Livro Quem Mexeu no meu Queijo

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 3

CONTEXTO:

O livro Quem mexeu no meu Queijo trata-se se uma parábola que retrata a vida, as mudanças pelas quais todos passamos e também os objetivos que todos buscam (que é simbolizado pelo Queijo), seja no emprego, relacionamento, na escola, na vida.

De forma bem simples e de fácil entendimento o autor Johnson Spencer conta em sua história com quatro personagens, dois ratos e dois homenzinhos que representam partes simples e complexas de todos nós, tudo acontece em um labirinto que também representa o caminho que percorremos para alcançar o objetivo desejado, que nem sempre é reto mas na grande maioria das vezes é curvo e conturbado.

FATOS OCORRIDOS:

Gostaria de relatar que na aula da professora Márcia na disciplina de LTT no dia 12 de agosto de 2014 na sala de numero 08 tivemos uma maravilhosa dinâmica em classe onde falamos sobre o livro Quem Mexeu no Meu Queijo, alguns alunos e eu estávamos bem a vontade ( tranqüilos, mas também tinham alguns bem quietos e nervosos devido serem tímidos e estarem com medo, mesmo assim a dinâmica foi muito produtiva onde a professora Márcia iniciou a dinâmica pedindo para que nos fizéssemos um circulo na sala  e começamos a debater o conteúdo que estava sendo colocado no momento, tivemos total liberdade para nos expressar e também expor nosso ponto de vista, onde deu para notar que o medo e o comodismo estava sendo mais citado pelos alunos da sala , muitos que ali estavam no começo da dinâmica tímidos foram se soltando ao decorrer da aula tomando coragem e iniciativa ,com isso deixando sua insegurança e dificuldades para trás , foi quando a professora fez na lousa um enorme labirinto e pediu para que cada um de nós fôssemos ate a lousa e colocássemos uma palavra , foi quando fui até lá e coloquei a minha, que foi CRESCER  NA VIDA.

Com tudo que tivemos em sala de aula nesta dinâmica deu para concluir  e aprender que todos nós temos que aceitar mudanças na vida, jamais temos que nos acomodar por algumas situações onde estamos confortáveis, devemos ter atitudes e confiança em nós mesmos, não devemos ficar de mãos atadas mas sim correr atrás de nossos objetivos passando por cima de todos os obstáculos que vierem pela frente, para que possamos alcançar melhorias e qualidade de vida tanto no ramo profissional como pessoal.

OBSERVAÇÕES REALIZADAS:

Podemos observar que cada pessoa tem particularidades e formas de agir diante das situações que ocorrem em suas vidas.

Baseado na história e de acordo com os personagens podemos dizer que Sniff percebia logo as mudanças ao seu redor e Scurry era ativo, porém um complementava o outro e juntos souberam lidar com a mudança e agiram de forma rápida e eficiente porém. Separados talvez não tivesse sido da mesma forma. Vendo isso no cotidiano de uma empresa por exemplo um percebe a oportunidade enquanto o outro a executa ou faz com que ela aconteça.

Já quanto a Hem e Haw, Hem é aquela pessoa que na aceita mudanças e é acomodado, mesmo em frente a dificuldade não busca algo novo. Haw mesmo demorando um tempo para reagir quanto ao que tinha acontecido soube lidar com a situação teve iniciativa superando seu medo e rindo de si mesmo.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

A história mostra algumas dificuldades que as pessoas têm para mudar de atitude, de idéias e até mesmo de local, seja no trabalho, nos estudos e até mesmo nos relacionamentos.

Como os personagens temos que mudar em busca daquilo que desejamos (o nosso Queijo) para isso devemos estipular metas e ter um objetivo, pois é ele que nos encoraja a superar os obstáculos que possamos vir a encontrar, para obtermos sucesso e resultados não devemos nos estacionar e sim ter atitudes, podemos até ter medos, mas temos que superar e aprender a lidar com eles não devemos ficar nos lamentando quando algo acontecer pois a solução mais simples pode ser a mais eficiente, e o tempo que perdemos lamentando pode não ser recuperado, por isso temos que estar abertos as mudanças ter atitude e sempre estar atento ao que acontece a nossa volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com