TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo texto de As revoluções na microeletrônicas

Por:   •  18/2/2017  •  Resenha  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

As revoluções na microeletrônicas e telecomunicações trouxeram uma certa flexibilidade nos processos de produção e gestão de uma empresa, fazendo com o que ocorra mudanças qualitativas, que se trata de globalização. onde a mesma repercute na circulação de capital, processo de produção e gestão da empresa no plano mundial.

Nesta nova forma de produção terceirizam serviços, compram matéria prima em qualquer local do mundo, buscando assim melhor qualidade e preço e uma grande proteção ambiental, com isso grandes empresas buscam um controle de qualidade em seus produtos e de seus fornecedores.

A essência para esse controle de qualidade são a ISO 9000 ( sistema de qualidade), ISO 14000 ( gestão ambiental ), BS 8800 ( saúde e segurança do trabalho ) e os rótulos ambientais. Com esses implantes surge uma soberania dos países industrializados sobre os países ainda em desenvolvimento.

Surgindo então discussões em relação ao comércio e o meio ambiente: 1° incentiva altíssima para a venda de produtos naturais, 2° tratados multilaterais e 3° regulamentações ambientais. Porém a que se destaca com maior ênfase e sobre os rótulos ambientais.

Surgiu em 1884, nos EUA, com uma empresa que examinava a veracidade das afirmações em rótulos. Somente em 1940 surge os rótulos de caráter obrigatório obedecendo suas legislações. Eram aplicados em agrotóxicos e raticidas .

Entre a década de 60 e 70, os países da OCDE ( Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) consegue aprovar as legislações da proteção atmosférica e contra a poluição da água, e em 67 o parlamento europeu regulamenta nas substancias perigosas sua embalagem e rotulagem.

A partir da década de 70, todos os produtos com substâncias tóxicas e produtos organicamente produzidos recebem rótulos. Em 1977 o governo alemão cria o selo alemão que por sua vez servia para analisar o impacto do produto de forma mais abrangente.

Nos anos de 70-80, discussões sobre biodiversidade e camada de ozônio, mudanças climáticas e chuva ácida se tornam mais frequentes, então se inicia a criação do mercado verde, onde fabricantes dos " produtos verdes" começam a demonstrar suas praticas para cuidar do meio ambiente.

“Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades” (RELATÓRIO BRUNDTLAND, 1991, p. 46), conceito que se tornou um chavão após a Rio-92 ou Eco-92 ( Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e desenvolvimento, onde forma firmados protocolos sobre o clima, floresta, biodiversidade e a criação da Agenda 21 que tem como prioridade o manejo ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Após a Rio-92, o Grupo de Medidas Ambientais e Comércio Internacional, tem seu mandato estendido para elaborar uma agenda sobre meio ambiente, comercio e desenvolvimento que se concluiu em 1993 e recebeu o nome do presidente da comissão RELATÓRIO UKAWA. Onde no mesmo dizia que os selos verdes poderia ter uma influencia enorme nas condições de concorrências do mercado.

Uma forma de dar informações ao consumidor sobre um determinado produto são os selos de comunicação, e ela pode ser tratada por diversos nomes, tais como:

- Selo Verde: nome genérico para evidenciar aspecto ambiental;

- A Certificação Ambiental: depende de um certificado, que é obtido por certas exigências.

A rotulagem divide basicamente em duas partes, sendo a primeira por iniciativa do fabricante e os de terceira parte que são aqueles rotulados por organismos independentes.

Os rótulos do fabricante são praticamente auto declarações ambientais, polêmicos pois informam somente o que o fabricante deseja.

Já os rótulos de terceira parte são independentes, podendo ser voluntários (fabricante busca rotulagem) ou mandatários (são obrigados a ceder informações).

Rótulos voluntários são independentes, aplicados com critérios bem definidos, como os principais rótulos temos o Blue Angel (Replublica Alema), Green Seal (Estados Unidos da América) e o Ecolabel (Parlamento Europeu). O Selo de Qualidade Ambiental ABNT é o representante no Brasil da ISO.

Os rótulos hoje podem ser classificados em três tipos básicos: Tipo I – Programa de Certificação Ambiental Multicriteriosa, Tipo II – Reivindicação Ambiental Informativa Autodeclarada e o Tipo III – Rótulo de Informação Quantificada de Produto.

A rotulagem ajuda na seleção dos produtos que vem de outros países, podendo colocar normas para entrada no pais, cobrando os requisitos mínimos de qualidade.

No mundo existem por volta de 26 programas de rotulagem, e destes 15 foram criados e operados por órgãos governamentais.

A rotulagem do ponto de vista dos benefícios ambientais é um instrumento na difusão de um novo comportamento do consumidor e do produtor. Do lado do produtor, a rotulagem traz benefícios sociais ao internalizar nos custos de produção as externalidades ambientais negativas, diferenciam os produtos em relação aos concorrentes, incentiva o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com