TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos Poli

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.907 Palavras (20 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 20

ESCOLA POLITÉCNICA – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (EPUSP)

Renan da Silva Barros –  9794333

Daniel Harada Lemes – 10334512

Felipe Todaro Fleischmann – 9795293

Henrique Bittencourt – 9836482

Luiza de Andrade Marques – 10334190





RESÍDUOS SÓLIDOS NO PRÉDIO DE ENGENHARIA MECÂNICA, NAVAL E MECATRÔNICA

[pic 1]

São Paulo

2017

SUMÁRIO

  1. Resumo executivo.............................................3
  2. Introdução.........................................................4
  3. Critérios de avaliação.......................................10
  4. Avaliação das soluções......................................14
  5. Escolha da melhor alternativa.........................17
  6. Especificação da solução..................................18
  7. Conclusões.........................................................24
  8. Referências........................................................25

  1. RESUMO EXECUTIVO

        Esta fase do projeto esboçado para a disciplina de Introdução à Engenharia (PNV 3100), cujo objetivo é ajudar a tornar o edifício da Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval mais sustentável, foi destinada para escolher a melhor solução para os problemas definidos, de modo que a meta e as restrições propostas fossem cumpridas.

        A primeira etapa foi definir critérios que o grupo julgou como relevantes e suas respectivas métricas para que todas as soluções fossem avaliadas segundo os mesmos critérios. Após a definição, estes foram comparados entre si por meio de uma tabela para determinar a hierarquia de importância dos critérios e consequentemente os seus respectivos pesos. Entretanto, diferentes critérios são avaliados com medidas diferentes, por exemplo, custo é medido em reais e tempo de implantação é medido em dias, portanto foi necessário criar escalas para os critérios para que possam ser comparados numa base comum.

        A etapa seguinte foi avaliar todas as soluções propostas na fase anterior do trabalho e fazer uma análise crítica dos resultados, para julgar quais soluções seriam adequadas para resolver melhor o problema definido na primeira fase do projeto. A solução final escolhida foi uma combinação de pequenas soluções de modo que cada uma atenda um dos focos do problema determinado, consequentemente resolvendo-o como um todo.

        Após a escolha das soluções, elas foram mais bem preparadas e aprofundadas para conseguir informar com maior precisão os detalhes de sua implementação, custos, etc. Desse modo, é mais fácil prever os efeitos que a solução irá gerar e posteriormente registrar as conclusões obtidas.

        

2. INTRODUÇÃO

        A primeira fase do projeto contextualizou o problema envolvendo a geração de resíduos sólidos num panorama global, nacional, estadual e apresentou a importância de se construir edifícios sustentáveis. Chegou-se à conclusão de que a finitude de recursos naturais assim como o fato de serem essenciais para todos os aspectos da vida, torna fundamental sua preservação, que no cenário desejado, será analisado em relação ao edifício da Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Naval da Universidade de São Paulo, mais especificamente com relação a geração de resíduos sólidos.

        Sendo assim, com base no levantamento e análise de dados a respeito do edifício, observações feitas no local e discussões feitas com os utilizadores do prédio, o problema consiste na elevada geração de resíduos, sendo os principais deles papéis e papelão, lixo eletrônico e laboratorial, plásticos, lâmpadas e lixo orgânico.

Após a definição do problema, foram definidas metas e restrições para o projeto. As metas foram: reduzir no mínimo 10% a geração de resíduos, facilitar o processo de reciclagem e aumentar a quantidade de lixo que será reciclado em até 20%, intensificar e melhorar a coleta de lixo (aproximar a eficiência da coleta para 100% e fazer com que ela alcance no mínimo 90% dos resíduos do prédio), conscientização dos alunos e funcionários a respeito do lixo. As restrições impostas foram: não ter um custo elevado devido ao orçamento limitado, a não agressão ao meio ambiente, não atrapalhar a rotina dos trabalhadores ou piorar a infraestrutura já existente.

A última etapa da primeira fase do projeto foi apresentar diferentes alternativas de solução para os problemas encontrados. As alternativas foram divididas de acordo com o subtópico do problema e estão citadas abaixo e explicadas em sequência.

1) Papel e papelão

A) Uso mais eficiente do papel;

B) Utilização de materiais mais duráveis;

C) Substituir por eletrônicos;

D) Utilizar papel reciclável.

2) Plástico

A) Copos reutilizáveis;

B) Reciclagem;

C) Busca por materiais menos agressivos;

D) Dar preferência para Termoplásticos.

3) Lixo orgânico

  1. Compostagem e Biodigestão (venda, adubação, geração de energia, pesquisa).

4) Lixo eletrônico e laboratorial

A) Preferência por pilhas recarregáveis;

B) Controle do peso sobre o lixo gerado;

C) Coleta e reciclagem.

5) Lâmpadas

A) Cautela na manutenção e instalação;

B) Melhor distribuição das lâmpadas;

C) Uso de lâmpadas LED;

1A) Em ocasiões de trabalho e provas, os papéis são geralmente usados de modo ineficiente, como escrever em apenas um lado da folha, assim, usa-se mais papel do que o necessário, aumentando a demanda e gerando mais lixo. Desse modo, esta solução é baseada na conscientização (por meio de publicidade e palestras), das pessoas que utilizam o papel diariamente no prédio da Engenharia Mecânica acerca do uso desse recurso. Assim é possível obter um uso mais eficiente das folhas e reduzir a demanda e o lixo gerado. Além disso, diminuir o tamanho da fonte em listas de frequência, criar “caixinha” com provas antigas, listas de exercícios e resumos para compartilhar na biblioteca e instalar secadores de mão com baixo gasto energético também são opções para melhorar a utilização do papel e papelão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (422.2 Kb)   docx (344.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com