TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso Da água

Ensaios: Reuso Da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Reuso da água

Introdução

Cálculos recentes consideram que a mudança climática será responsável por cerca de 20% da diminuição da disponibilidade de água no mundo. Outro fator que contribui para a redução dos recursos de água doce é a poluição. Neste contexto, o reuso de água apresenta-se como uma promissora solução, sugerindo a utilização de águas de qualidade inferior para usos que as tolerem.

Esse não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água e o seu encarecimento tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Todavia a primeira coisa a ser feita com relação à água, ainda, é economizar. Diminuindo o consumo, dentro do possível, evitamos os gastos gerados com as iniciativas de reaproveitar a água. É o meio mais racional. Mas, quando não é mais possível diminuir o consumo, temos então que tentar reutilizá-la da melhor forma possível de forma que seja, também, economicamente viável e compensadora.

Importância

Deve-se considerar o reuso de água como racional ou eficiente da água, o qual compreende o controle de perdas e desperdícios,gera economia de custos para industrias, prefeituras e comercios, e minimiza a produção de efluentes e o consumo de água. Uma vez que cada litro de água de reúso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais.

A redução da demanda sobre os mananciais de água ocorre devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico.

O assunto é tão importante que faz parte da Estratégia Global para Administração da Qualidade das Águas, proposta pela ONU, para preservação do meio ambiente. É uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as gerações futuras tenham acesso a esse recurso tão precioso e essencial à vida: a água potável.

Aplicações da água reciclada

A Resolução N° 54 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), de 28 de novembro de 2005, estabelece as modalidades, diretrizes e critérios gerais que regulamentam e estimulam a prática de reuso direto não potável de água em todo o território nacional.

I reuso para fins urbanos: utilização de água de reuso para fins de irrigação paisagística, lavagem de logradouros públicos e veículos, desobstrução de tubulações, construção civil, edificações, combate a incêndio, dentro da área urbana;, descarga de vazos sanitários, sistemas de ar condicionado;

II reuso para fins agrícolas e florestais: aplicação de água de reuso para produção agrícola e cultivo de florestas plantadas; (forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas).

III reuso para fins ambientais: utilização de água de reuso para implantação de projetos de recuperação do meio ambiente (recarga de aqüíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo, aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca)

IV reuso para fins industriais: utilização de água de reuso em processos, atividades e operações industriais (refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento).

V reuso na agricultura: utilização de água de reuso para criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com