TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reverter Processo De Destruicao De Valor

Casos: Reverter Processo De Destruicao De Valor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de caso: Como novo CEO da empresa LS Farmacêutica e Ltda, minha missão será reverter o processo de destruição de valor e trazer lucros para os acionistas e para o investimento no programa de crescimento que estabelecerei através de um novo planejamento estratégico da empresa.

Definições do Planejamento Estratégico da empresa:

A equipe de planejamento estratégico, formado por próprios funcionários da empresa, um de cada setor, elaborou um plano de crescimento para a empresa, visando aumento anual de 8% em sua participação no mercado de produtos farmacêuticos. Dentro deste plano, foram definidos alguns fatores que serão de extrema importância para que as metas sejam alcançadas:

• Investimento de 1 milhão em Sistema Integrado SAP;

• Investimento de 1 milhão com automação;

• Investimento de 2 milhões com pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos;

• Investimento de 500 mil em treinamento e contratação de pessoal capacitado;

• Investimento de 1 milhão em marketing e pesquisas de mercado;

• Criação de um centro de distribuição próprio.

1. Introdução

O cenário contemporaneo tem causado varias mudanças na economia mundial, forçando naçoes a reverem suas políticas de desenvolvimento para se adequarem à nova realidade mundial.

O aumento da competitividade exige das empresas maior eficiência na gestão de seus recursos, o que as obriga a manter-se em um continuo processo de mudanças e adaptações.As constantes mudanças tanto na política como nos negócios, impulsiona as organizaçoes à busca de qualidade nas informações gerenciais , o que se transformou em um elemento determinante para a a sua sobrevivencia e continuidade no mercado. No darwinismo organizacional que caracteriza o mundo moderno, as organizações que sobrevivem às mutaveis condiçoes ambientais são aquelas que não somente se ajustam, mas se antecipam proativamente e criam condiçoes de mudanças para as outras organizações.

As mudanças no cenário econômico propiciam pouca estabilidade para os empresários. E na necessidade de obter infomacoes atualizadas , com projecoes do futuro, as empresas tem buscado novas ferramentas de controle, que lhes dêem condicoes de melhorar sua atuacao no mercado e consequentemente, sua lucratividade.

Nos dias de hoje as organizações são confrontadas por dinâmicos desafios competitivos, e a palavra de ordem é geração de margens er retornos acima da média, não só para as grandes, mas tambem para as médias e pequenas empresas.

No final da década de 1990, os resultados foram acima da média. Por mais de 5 anos, muitas organizações cresceram embasadas em cenários altamente otimista, mas ao mesmo tempo arriscado. O modelo de capitalização utilizado fez com que vários impérios empresarias fossem construídos, pois o contexto de negócios só tinha uma direção apontada: a do crescimento. Chamamos esse período de Anos Dourados. Nessa época a empresa LS Farmeceutica e Ltda. detinha 25 % de marketshare em seu segmento.

Para sobreviver a mudança de tempo, é necessário mudança de comportamento das empresas. Uma vez que, o mercado já não é mais o mesmo, sobreviverão aquelas que se adaptarem a nova conjuntura economica, de dificuldades, competitividade e constante mudança. Nesse ambiente competitivo, as ferramentas gerenciais figuram como essenciais para auxiliar o processo de tomada de decisão das organizações

As organizações dotadas de melhor gestão apresentam vantagem competitiva destacada, poisconseguem adaptar seus recursos internos às situações presentes no ambiente. Os pontos que se destacam na identificação da situação da organização no contexto são as análises internas,que identificam seus pontos fortes e fracos; e as análises externas, que identificam as oportunidades e ameaças no ambiente. Esses aspectos procuram auxiliar as empresas a se tornarem mais competitivas. A identificação de estratégias potenciais em decorrência das análises internas e ambientais

pode permitir à organização prever conseqüências adversas e formular estratégias para eliminar ou minimizar as ameaças.

Diante desse contexto, abordaremos aqui quais foram as estratégias adotadas pela empresa LS Farmaceutica e Ltda. para reverter o processo de destruição de valor e reerguer a empresa.

2. Justificativa

Nos últimos 12 anos a participação da empresa no mercado e resultado cairam drasticamente. Como Reverter esse quadrao?

3. Objetivo Geral

- Elaborar um plano para reverter o processo de destruição de valor e reconquistar o mercado perdido.

3.1 Objetivos Específicos

- Recuperar a acredibilidade da empresa

- Aumentar o lucro dos acionistas

- Recuperar sua participação no mercado brasileiro

4. Metodologia

A equipe de planejamento estratégico da empresa, analisou as contas da empresa e concluiu que a mesma estava em seu limite, sem lucro e sem prejuízo. Observou-se também que não há uma maneira consistente de analisar os dados de produção em tempo real, pois não existe nenhum sistema informatizado integrado, ou seja, que integre informação de todos os departamentos. Além disso, a empresa não trabalha com nenhum programa de qualidade como (FIFO, 5S, JIT) o que possibilita também grande desperdício dos recursos disponíveis. Por isso, ficou decidido:

- Criação de uma equipe de planejamento estratégico composta por integrantes da própria empresa, um de cada departamento, afim de trocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com