TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial, Capitalismo e Meio Ambiente

Por:   •  17/6/2017  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Revolução Industrial, Capitalismo e Meio Ambiente

O meio ambiente é um conjunto de recursos naturais, como a água, o ar e o clima, onde eles interagem entre si e criam ecossistemas, que unidos formam o meio ambiente que nós conhecemos e usufruímos. Já a Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreu na Europa no século XVIII e ocorre ate hoje, onde foi introduzida a produção industrial com o uso de maquinas, substituindo o trabalho artesanal.

Com a Revolução Industrial, empresas passaram a usar recursos naturais em grande escala sem a devida preocupação com as consequências que poderiam ocorrer ao longo do tempo. O estilo de vida das pessoas mudou, na Revolução Industrial elas viram a oportunidade de uma melhora na qualidade de vida, onde mais pessoas tinham acesso a uma diversificada e barata serie de produtos gerados pela indústria.

Nessa época o capitalismo cresceu em proporções imensas, com ajuda da globalização ele tornou-se o sistema de economia predominante na sociedade, sendo alimentado pelo consumismo desenfreado, gerando desperdício excessivo de matéria-prima e acumulo de lixo, além disso, gerou desigualdade, onde algumas pessoas têm condições a uma qualidade de vida boa e outras vivem em condições inumanas.

Porem, não tem só lados negativos, houve evolução positiva e significativa em certos campos da sociedade, como o do surgimento da cidadania e a possibilidade das pessoas terem direitos e liberdade de expressão em seu âmbito social.

Referências

Perla Martins, Rodrigo; R.S. Machado, Carlos. Identidades, movimentos e conceitos. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p. 78 a 83.

Carvalho, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

Waldmann, Maurício. Natureza e Sociedade como Espaço de Cidadania. In: JAIME PINSKY. História da Cidadania. 5a edição. SP: Contexto, 2010, p. 545 a 561.

Leonard, Annie. The Story of Stuff. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k. Acesso em 21 de abril de 2017.

Furtado, Jorge. Ilha das flores. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e7sD6mdXUyg. Acesso em 21 de abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com