TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Auditoria e Gestão de riscos

Por:   •  3/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

MBA Contabilidade Gerencial e Controladoria

Acadêmico: Jocimar Albuquerque da Luz RGM: 723.450

Disciplina: Contabilidade Auditoria – Gestão de Riscos

Professor Esp. Neil Garcia Romeiro

Pólo de Dourados MS

 

Aula 01 – Introdução a Auditoria

Obs.: Além das aulas, leiam os artigos postados na plataforma que auxiliarão na busca de repostas para as questões propostas.

ATIVIDADES (5 a 10 linhas por questão)

  1. Comente sobre o papel da Auditoria na atualidade.

Atualmente a auditoria é vista, cada vez mais, como ferramenta fundamental para a gestão de negócios e aumento da competitividade por parte das organizações, significando em alguns casos, elemento primordial para a sobrevivência dos negócios. No passado a auditoria era vista como custo, mas com a globalização e a aceleração da economia, o trabalho do auditor ganhou ainda maior relevância, visando manter a confiança dos investidores no sistema econômico e promovendo a transparência por exemplo, apresentando demanda crescente por este trabalho. Ademais, a auditoria contribui na atualidade para a uniformização dos procedimentos contábeis às normas internacionais.

  1. Fale sobre o conceito de auditoria contábil.

A auditoria contábil é um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidos de forma sistematizada em uma entidade, com base em normas profissionais e de forma independente, que compreende a avaliação e exame de procedimentos e das operações praticadas, visando com isso, apurar a exatidão  dos registros contábeis e a realidade das operações e com base nisto, emitir uma opinião sobre adequação das demonstrações contábeis ou financeiras.

  1. Sob o aspecto administrativo, a auditoria contribui sobre a riqueza patrimonial de que maneira?

Sob o aspecto administrativo, a auditoria contribui sobre a riqueza patrimonial de uma entidade, pois auxilia na redução da ineficiência em alguns processos por exemplo, identificando negligências, incapacidades e outros desvios que afetam a gestão, bem como auxilia no combate a improbidade que possa vir a estar ocorrendo em determinado momento. A partir de uma melhor gestão administrativa, a organização pode estar gerindo melhor suas riquezas.

        

  1. Discorra sobre a origem do termo contabilidade.

        

De acordo com pesquisa, a história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização, não existindo provas inequívocas quanto a data de origem. As hipóteses formuladas ligam às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos. A origem da contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio, bem como de fazer “contas”. No entanto, não existe consenso quanto à origem exata, existindo autores que sustentam que o berço é ibérico, outros de que foram os fenícios. Percebe-se que os elementos fundamentais da origem foram, por exemplo: posse, comércio, riqueza, necessidade de registrar, confiança, etc.

Aula 02 – Atitude Profissional e Evolução da Auditoria

ATIVIDADES

  1. As normas profissionais de auditoria representam condições necessárias a serem observadas pelos auditores no desenvolvimento do serviço de auditoria e são elas: normas relativas à pessoa do auditor, normas relativas a execução do trabalho e Normas relativas ao parecer.  Apresente dois exemplos destas normas relativos a:
  • Normas relativas à pessoa do auditor;

Como exemplos de normas relativas à pessoa do auditor, podemos citar a cautela e o zelo profissional, que consiste em agir com a devida precaução e zelo, mantendo atitude prudente e reduzida margem de erros. Outra norma que pode ser mencionada é o conhecimento técnico, como conhecimento contábil econômico e financeiro, além de habilidade no trato com pessoas e de comunicação eficaz. Imparcialidade é outra característica, consistindo em não intervir onde há conflitos que podem influenciar o seu julgamento.

-

-

  • Normas relativas a execução do trabalho.

Como exemplo de normas relativas a execução do trabalho, podemos citar o planejamento dos trabalhos, que consiste em prever a natureza, extensão, oportunidade e profundidade dos procedimentos de auditoria, bem como a elaboração do programa de trabalho onde ocorre a determinação precisa dos objetivos do exame, definição e alcance dos procedimentos, das técnicas apropriadas e dos recursos necessários. Ademais, a obtenção de evidências é fundamental para que o auditor tenha elementos para fundamentar sua opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com