TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSORES PASCOA

Tese: SENSORES PASCOA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

SENTIDOS DA PASCOA

Sentido comercial

Na quinta-feira santa, era grande o número de pessoas passando pelas ruas com sacolas de presentes. Durante a semana viam-se crianças que iam e vinham das escolas caracterizadas de coelhinhos. No domingo de Páscoa muitas pessoas fazem questão de um almoço com a família, seguido de troca de presentes, sendo que muitas destas pessoas nem sequer foram à missa de Domingo de Páscoa. Para muitas crianças a palavra Páscoa lembra apenas chocolate ou ovos de chocolate. Nos hipermercados é grande a ornamentação e exposição de ovos de páscoa nesta época do ano.

Será esse é o verdadeiro sentido da Páscoa ou está faltando alguma coisa? Será que não está faltando uma conscientização, uma divulgação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo principalmente para as novas gerações? Uma campanha mais forte no sentido de mostrar que é tempo de conversão? Tempo de mudança para melhor, de sermos mais fraternos, menos egoístas, menos violentos, e mais caridosos mostrando que tudo isso não se trata de obrigação, mas sim, de algo que é bom para nós mesmo?

Não temos nada contra o comércio. Sabemos que o aumento das compras aquece o a atividade comercial e isso gera empregos sendo muito bom para a economia, para a redução da miséria, da violência, etc. Mas parece que estamos desfigurando, desvirtuando o verdadeiro sentido da Páscoa, transformando-a em uma festividade puramente comercial, sendo que o seu centro de importância máxima está ficando de lado. As crianças fantasiadas de coelhinhos, cantando a música do “Coelinho da Páscoa” e em seguida comendo muito chocolate, sem que ninguém lhes explique o que significa Páscoa, é uma coisa muito lamentável, desvirtuada, materialista, comercial, nem mesmo cultural, sem nenhuma religiosidade, portanto não fará nenhum bem moral e espiritual para o futuro dos jovens, para a paz individual e social.

Quando Jesus disse “Deixai vir a mim as criancinhas, e que não deveríamos dar-lhes maus exemplos, “ Ele quis nos mostrar a importância de semearmos em suas mentes ainda em formação, a semente da palavra de Deus, acompanhada do nosso bom exemplo, para que este mundo seja transformado para melhor. Veja o inferno a que está sendo transformado este mundo de hoje! E Isso aconteceu, exatamente pela falta desse trabalho de formação religiosa junto às gerações futuras.

É muito importante o almoço com a família reunida, ganhar e dar presentes, mais o que não é bom ou até mesmo sacrílego, é transformar a Páscoa em uma festa puramente comercial, como praticamente já aconteceu com o Natal.

Pense o que nós podemos fazer pela preservação do espírito natalino e pascoalino, muito embora até possamos dar e receber presentes. Acompanhando a festinha da Páscoa nas escolas, poder-se-ia trazer junto, alguém, que explicasse de forma ecumênica para respeitar as demais religiões, o verdadeiro sentido da Páscoa. Que a campanha da fraternidade fosse algo mais maciço, consistente e verdadeiramente atuante, e não apenas citações de frases no final do sermão para não dizer que não falamos nada sobre a C.F. Que nas Paróquias fossem treinadas pessoas preparadas para fazer palestras nas escolas, e que o sentido da Páscoa fosse também explicado, não sendo esquecido o convite à conversão.

Sentido real

A Páscoa não é uma época de ovos de Páscoa, apenas. O real sentido da Páscoa ultrapassa o apelo comercial da data, explorado pelas marcas de chocolate, colombas pascoais e pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com