TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA ArcellorMital

Pesquisas Acadêmicas: SGA ArcellorMital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

ArcelorMittal Tubarão - Perfil da Empresa

Inaugurada em 30 de novembro de 1983, com capacidade inicial de produção de 3 milhões de toneladas/ano, a ArcelorMittal Tubarão é hoje um dos maiores complexos siderúrgicos no Brasil, com capacidade para produzir 7,5 milhões de toneladas de aço/ano, das quais 4 milhões de toneladas são transformadas em bobinas, no Laminador de Tiras a Quente (LTQ), inaugurado em 2002. Estrategicamente localizada em uma área de 13,5 milhões de m², junto ao mar e integrada a uma completa infra-estrutura logística que favorece o transporte e a disponibilidade de recursos naturais e insumos, a ArcelorMittal Tubarão é composta por unidades industriais integradas que realizam a transformação do minério de ferro em aço, além de setores de apoio, que inclui linhas ferroviárias, pátios de armazenamento, centrais termelétricas, um terminal de barcaças oceânicas e um terminal portuário. Desde a sua privatização, em 1992, acumula investimentos superiores a US$ 2,1 bilhões em atualização tecnológica, aumento da produção e enobrecimento do mix de produtos. Em 2005, a ArcelorMittal Tubarão passou a integrar o Grupo Arcelor e em 2006, o grupo ArcelorMittal, maior conglomerado siderúrgico do mundo.

Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental é uma diretriz fundamental da gestão empresarial da ArcelorMittal Tubarão, sendo parte indissociável do processo de evolução contínua da Empresa. Em reconhecimento às responsabilidades inerentes à posição de líder na indústria do aço, o Grupo ArcelorMittal estabeleceu como compromisso fundamental atuar para garantir a

qualidade de vida das futuras gerações. A meta é Transformar o Amanhã com ações globais, planejadas e executadas em alinhamento com três valores principais:

Sustentabilidade: Nosso compromisso com o mundo que nos rodeia está além dos aspectos básicos e leva em consideração as necessidades das pessoas nas quais investimos e as comunidades onde operamos e que apoiamos. Essa abordagem de longo prazo constitui o eixo central da nossa filosofia de negócios.

Qualidade: Nossa visão supera os limites do presente para vislumbrar como será a siderurgia do futuro. A qualidade de nossos produtos depende da qualidade das pessoas. Por isso, nosso objetivo é atrair e fomentar o desenvolvimento dos melhores talentos, para oferecer soluções de qualidade superior a nossos clientes.

Liderança: Nossa clara visão de futuro nos permite criar constantemente novas oportunidades. Esse espírito empreendedor nos levou à vanguarda da indústria siderúrgica. Agora, nós estamos nos movendo para além do que o mundo espera da indústria do aço. Dessa maneira, uma gestão ambiental responsável não deve focar-se apenas no dia a dia da Empresa e nos círculos sociais imediatamente próximos, mas ser consistente o suficiente para que seus efeitos também resultem em ganhos futuros.

Desde 2001, a ArcelorMittal Tubarão possui a certificação ISO 14001 pelo seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Desde o início de produção da usina, em 1983, a Companhia tem investido fortemente na melhoria contínua da gestão ambiental, destacando-se o modelo energético baseado no reaproveitamento de gases, o desenvolvimento de novas aplicações para co-produtos e a minimização das emissões atmosféricas. Dentro de sua visão abrangente de gestão ambiental, a Empresa sempre procurou, através da participação pró-ativa nos mais diferentes fóruns, criar sinergias que estimulem procedimentos ambientalmente responsáveis, ao mesmo tempo em que incorpora novas informações e vivências sobre a questão.

Estrutura do sistema de gestão ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental da Empresa está estruturado em Unidades, levando-se em consideração a pertinência de aspectos ambientais significativos.

Utilidades Suprimentos

Coqueria Metalurgia Sinterização Serviços gerais

Terminal portuário Altos-fornos Saúde e segurança

Tiras a quente Logística de produtos

Segurança patrimonial Manutenção de controle

Serviços operacionais Manutenção mecânica

Requisitos gerais

A ArcelorMittal Tubarão estabelece, documenta, implementa e mantém seu Sistema de Gestão Ambiental em consonância com a Norma ISO 14001:2004, visando à melhoria contínua de sua eficácia.

Sistema de Gestão Ambiental da ArcelorMittal Tubarão abrange todas as unidades e processos da Empresa cujas atividades, produtos e serviços possam estar relacionados a aspectos ambientais. Portanto, o escopo do Sistema se refere a:

“Atividades relacionadas ao Processo Integrado de Produção de Placas de Aço por Lingotamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com