TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Casos: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

SUMÁRIO

Introdução 4

1 Análise de probabilidades em auxílio aos planejamentos empresariais 5

2 O uso da Matemática e Estatística pelos Administradores 5

3 A Estatística no processo de tomada de decisão 5

4 Comportamento dos indivíduos no contexto laboral 6

5 Os aspectos culturais e o comportamento humano nas organizações 6

6 A Importância da qualificação do trabalhador no crescimento econômico organizacional 7

Conclusão 8

Referências 9

Introdução

A Sobrevivência em mercados cada vez mais competitivos, demanda dos administradores a capacidade de antecipar situações futuras no ambiente em que atua, ou pretende atuar. Ao mesmo tempo, para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da própria organização, é requerida uma avaliação dos aspectos relevantes do ambiente externo, os quais indicam tendências de ocorrência de eventos futuros que poderão representar novas oportunidades ou ameaças para as organizações.

Visando entender as mudanças que ocorrem e vão ocorrer no mercado, fazem-se necessários estudos aprofundados das variáveis passadas, que aconteceram no decorrer de uma geração. Dentro da necessidade de análise de uma grande proporção de dados históricos, identificam-se algumas aplicações para uma ferramenta de análise que possa trabalhar as informações de forma gerencial, através da estatística.

Este trabalho esclarece a forma em que esta análise de registros passados, que aconteceram com outras organizações, pode sustentar uma tomada de decisão gerencial e promover o acompanhamento dos objetivos traçados pelos gestores.

1 Análise de probabilidades em auxílio aos planejamentos empresariais

Conforme Jacobi et al. (2002), a velocidade das novas tecnologias estabeleceu um ambiente competitivo ao extremo, onde a luta por preço, prazo, qualidade e flexibilidade faz, literalmente, o dia a dia das empresas. A busca do controle das variáveis envolvidas gera a necessidade de processos de acompanhamento e gestão das diversas áreas da empresa, o que obrigou as empresas a substituir a inspeção em 100%, por inspeções amostrais, desenvolvendo, desta forma, o controle estatístico do processo, para a utilização das informações em planejamentos de melhorias futuras.

Diante disso, podemos dizer que o processo de decisão se inicia pelo armazenamento sistemático de todos os dados da empresa. Considerando o dado como matéria-prima da informação e a informação como a matéria-prima do conhecimento, acumulando o conhecimento organizacional será possível utilizá-lo em momentos de conflito e de desenvolvimento.

Através da junção dessas informações são feitas análises de probabilidades a fim de simular possíveis erros futuros, que poderão ser modificados através de alterações nas variáveis envolvidas no processo estatístico, sendo possível identificar o ponto a intervir no processo.

2 O uso da Matemática e Estatística pelos Administradores

Pensar que o uso da estatística e da matemática é exclusivo dos profissionais da área de exatas é uma besteira. Atualmente, a utilização de ferramentas matemáticas e estatísticas virou rotina entre os administradores, pois essas os auxiliam na tomada de decisão, pois possibilitam a eles visualizar de forma inteligente o andamento de seu negócio, através de gráficos e simulações que ilustram a realidade encontrada através dos números.

3 A Estatística no processo de tomada de decisão

Como analisa Jacobi et al. (2002), para a identificação e a medição das variações ocorridas num processo, a utilização dos gráficos de controle e análise de bancos de dados mostra-se como ferramentas úteis, já que servem para determinar se as variações que ocorrem são devidas a causas controladas ou aleatórias.

A análise deste banco de dados do conhecimento organizacional torna-se elemento obrigatório na tomada de decisão, e ferramentas, como a curva de regressão, clareiam as análises e podem sustentar o processo de decisão.

4 Comportamento dos indivíduos no contexto laboral

É importante que, além de se preocupar com os lucros e o andamento do negócio, os administradores foquem no desenvolvimento dos indivíduos que colaboram com o exercício laboral da organização.

A valorização dada a esses colaboradores, através de treinamentos, incentivos e promoções, contribui para um aumento considerável no rendimento dos mesmos. Pois, a preocupação demonstrada pela empresa com seus funcionários faz com que esses tenham prazer em prestar seus serviços à organização.

As empresas não precisam somente de equipamentos e insumos para alcançar seus objetivos e aplicar seus recursos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com