TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Tese: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

KENIA BATISTA MOREIRA

Brinquedoteca

Caeté

2013

KENIA BATISTA MOREIRA

BRINQUEDOTECA

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil;Reflexão e Pesquiza;Fundamentos da Gestão Educacional;Alfabetização e letramento;Ludicidade e Educação.]

Prof. Alexandre Vilas Boas;Edilaine Vagula;Marlizete steinle;raquel Franco;Rosely Montagnini;Vilze vidotti.

Caeté

2013

Os jogos e brincadeiras são de suma importância no desenvolvimento infantil, onde acontece o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e social.

Segundo afirma VYGOTSKY (1991), em relação ao brinquedo, o comportamento da criança não é apenas simbólico, mas ela reproduz suas experiências e seus desejos. KISHIMOTO (1997) afirma que “o brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade.”

As atividades desenvolvidas na escola e recursos didáticos utilizados pelo professor devem ir além da sala de aula e propiciar a valorização do educar.

Este trabalho visa refletir o uso da brinquedoteca na escola, como atividade complementar no processo ensino e de aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento emocional, cognitivo e motor.

A criança que brinca pode transpor ao mundo dos adultos, pela via da experimentação e do que esta propicia na representação do mundo. O espaço da instituição nesse sentido dever ser um espaço de vida e interação, aos materiais oferecidos onde auxiliam na construção da aprendizagem.

Na minha cidade de Caeté existe 6 escolas Municipais,infelizmente somente 1 escola possui brinquedoteca,o municipio possui 1 brinquedoteca municipal na “Escola Municipal Tancredo Neves”também possui nas escolas 2 particulares IEPS,Nucec.Existe tambem uma brinquedoteca que os pais podem deixar seus filhos o dia inteiro brincando e depois pagam uma taxa.

A formação acadêmica do brinquedista e ter conhecimentos teórico-práticos capazes de desenvolver no brinquedista habilidades e competências que orientem o seu trabalho na brinquedoteca. Desse modo, possibilitando-lhe ser capaz de entender, valorizar e apreciar o brincar da criança. Além disso, deve ser uma pessoa que goste do quê faz e seja capaz de admirar e valorizar sentimentos que aparecem no cotidiano da criança.

Por outro lado, deve-se fazer o possível para que a presença do adulto não altere

completamente o brincar da criança. Quando estiver por perto, ou diretamente brincando com a criança, ele deve tornar-se um parceiro na brincadeira. ‘‘O desafio do adulto reside em construir uma relação que permita à criança ser agente da sua própria brincadeira, tendo na figura dele um parceiro de jogo que a respeita e a estimula cada vez mais ampliar seus horizontes’’(Oliveira, 2000, p.32). Consideramos ser este um dos desafios dos adultos ao lidar com o mundo infantil: a linha tênue que separa as necessidades do mundo adulto e aquilo que ele acredita ser importante para a criança no desenrolar do ato de brincar.

Para sabermos quais as características necessárias para tornar-se um brinquedista, , segundo a qual o brinquedista dever ter uma compreensão sobre o desenvolvimento das crianças e as teorias dos jogos, bem como sobre as suas interrelações; a ‘‘formação pedagógica’’, na qual é de fundamental importância a vivência das ações na prática, fazendo com que tudo aquilo que fora compreendido na teoria, seja 5 relacionado em suas ações, um fenômeno que conhecemos como práxis; finalmente, segundo ele, a mais importante, a ‘‘formação pessoal’’, cuja idéia é permitir ao profissional a vivência das brincadeiras e dos jogos com os quais ele irá trabalhar, para torná- lo capaz de explorar e sentir as emoções ou reações que a criança poderá ter ao participar da brincadeira, entendendo assim suas necessidades e interesses.

As condições físicas das Brinquedotecas e constituída por chão com piso claro, paredes e tetos brancos. As paredes são de cimento e em uma delas há quatro grandes janelas.

A sala é ampla e colorida. O teto repleto de móbiles que se movimentam ao vento e causam uma boa sensação quando por lá estamos. Tentativas de deixar o espaço mais aconchegante, tornando-o mais convidativo.

Nas paredes é possível observar um painel com o nome da brinquedoteca, acompanhado de seus colaboradores e a indicação da data de nascimento de cada um deles. Além desse painel, observa-se, na extensão de todas as paredes, fotografias, diversos desenhos e pinturas feitos pelas várias crianças que frequentam o espaço.

Não existe ainda nas escolas para a manutenção da brinquedoteca,ela e feita por regras da brinquedista que mantém as estantes dos jogos e brinquedos organizadas; Conservar os jogos e brinquedos: .Andar devagar pelo ambiente da Brinquedoteca; Jogar lixo no lixo; Falar baixo uns com os outros, evitando gritos; Resolver os problemas conversando.

As condições do aluno-criança é ampliar as suas funções para além do lugar confortável de professora, como aquela que repassa informações. Essa ampliação de funções está para além do campo dominado e para o qual ela não foi formada. Desse modo, a produção da diferença entre brincar,criança e aprender,aluno torna-se necessária para manter a disciplina, o controle e os lugares sociais definidos como o da instituição formadora a escola, uma vez que o brincar exige

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com