TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – 4° SEMESTRE

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – 4° SEMESTRE



JAMILY CARVALHO CÔRTES SERRANO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Aimorés - MG
 2015

JAMILY CARVALHO CÔRTES SERRANO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

                                 Trabalho apresentado em requisito a
              produção individual relativa ao
4º semestre para a disciplina, portfólio:

1º ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO:
José Renato Buêncio

UNIUBE
Aimorés – MG
2015

SUMÁRIO

1-Introdução..................................................................................................... 03
2.Orientações de desenvolvimento das atividades............................................04
2.1- A escola e sua história.............................................................................. 04
2.2- Conhecimento dos espaços e recursos pedagógicos............................... 05
2.3- Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico ..................................... 06
2.4- PCN e sua aplicabilidade na escola campo ............................................. 08
2.4- Seleção e preparação de matéria par docência no ensino fundamental . 10
3- Plano de ensino para docência no Ensino Fundamental............................. 11
4 -Conclusão.................................................................................................... 13
5 –Referências................................................................................................. 14

1- INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado, relatório, tem como finalidade o registro de 100 horas de estágio curricular supervisionado e vem tratar dos procedimentos e conteúdos usados para a construção da aprendizagem do curso de Licenciatura em Matemática (on-line) oferecidos pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) ao 4° período no ano de dois mil e quinze. O estágio teve como objetivo nos possibilitar conhecer esse espaço escolar de forma crítica e reflexiva
Destacando como objetivo apresentar e aumentar aos estudantes, conteúdos didáticos vivenciados durante o período do estágio com a perspectiva de obter crescimento nos conhecimentos, através das suas formas de transmissão e maneiras de se relacionar com os alunos. Assim, como, as dificuldades que o aluno apresentou ao longo dos estudos  e as conclusões que conquistou ao decorrer das aulas.
Parte I, composto pelos seguintes temas atividades “A escola e sua história”, “Conhecimento dos espaços e recursos pedagógicos”, “Os fundamentos  do Projeto Político Pedagógico”, “ PCN e sua aplicabilidade na escola campo” e “ Seleção  e preparação de material par docência no ensino fundamental. Por meio da observação e dos registros no caderno de campo, tais atividades nos possibilitam perceber que o espaço é mediador cultural e interfere na constituição dos sujeitos, além de nos permitir conhecer como esses sujeitos experimentam e vivenciam esse espaço, e ainda, enfrentar desafios refletindo sobre uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental.

02

2- ORIENTAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

2.1- A escola e sua história

Ao realizar uma pesquisa na Escola Municipal Honório Vicente de Oliveira, onde tive por conhecimento algumas informações sobre o funcionamento da escola e como ela se relaciona dentro da comunidade. A escola foi fundada e municipalizada em 1998 pelo atual prefeito na época, e passou a atender o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação Infantil. A antiga escola estadual, que também funciona no mesmo prédio, porém, em períodos diferentes, passou a atender apenas o Ensino Médio. A então Escola Municipal Honório Vicente de Oliveira teve seu nome como origem de um antigo morador do local que era considerado importante para a fundação da escola, através de seu empenho, com isso homenageou-se a família que ali trabalhavam em grande quantidade e também por ser uma imposição de poder na época de sua fundação.
Atende aos 260 alunos com a faixa etária de 4 anos aos 16 anos, atuando com 14 professores e o funcionários administrativos, desempenhando um crescimento na construção da aprendizagem e na vida social, sendo alguns alunos desses funcionários concursados e habilitados na sua área que trabalha.
A escola fica localizada bem no centro da comunidade de São Sebastião da Vala distrito de Aimorés Minas Gerais, próximo à praça. Comunidade essa que não ultrapassa dos 4 mil habitantes, onde a maioria se conhece e mantem um convívio. Por ser pequeno não há variedades em serviços, ficando concentrado aos serviços da agricultura e rural, domésticas, no serviço autônomo e principalmente na área da educação ( o qual é disputado). Já o lazer se prioriza no centro poliesportivo e na praça. Vivenciadas sempre pela escola principalmente nas épocas dos jogos estudantis.
Oferece eventos e estes são abertos à comunidade e principalmente à família, buscando sempre sua interação, oportunizando sua participação e entrosamento, para que possam estar sempre ligados e informados no contexto da escola e na formação dos educandos, deixa aberto para expressarem ideias novas e ampliarem os conhecimentos.

04

2.2- Conhecimento dos espaços e recursos pedagógicos

Na atividade anterior nós conhecemos sobre a história da instituição escolar “Municipal Honório Vicente de Oliveira”, neste momento propomos a exploração e conhecimento dos espaços, materiais e recursos pedagógicos, vamos conhecer a cultura dessa instituição escolar. O espaço físico da instituição “Municipal Honório Vicente de Oliveira”, apresenta-se bem estruturado, em ótimo estado de conservação, amplo, arejado e adaptado ás necessidades dos alunos.
A escola possui um espaço físico dividido entre as suas 7 salas de aula, 1 laboratório, 1 biblioteca, sala dos professores, o refeitório, 1 quadra , pátio coberto, sala administrativa e sanitários. Sendo esses espaços organizados, limpos diariamente e com a mobília necessária para a estrutura escolar, sendo elas conservadas, contendo armários, mesas, cadeiras, fogão, prateleiras, geladeira, TV, computador e DVD. Os ambientes estão organizados de acordo com a faixa etária e necessidade dos alunos, como por exemplo: há ambientes de leitura, ambiente lúdico, áudio visual onde assistem filmes e ouvem cantigas, ambientes de alimentação e higienização, ambiente para exposição de trabalhos como maquetes e cartazes. Estes ambientes são atrativos, limpos adequados à idade dos alunos.
Os recursos pedagógicos de certa forma contribuem para a interação dos alunos tornando o ambiente prazeroso e promovendo o desenvolvimento intelectual, afetivo e social. Onde os alunos sintam estimulados na prática dos conteúdos utilizados. A instituição dispõe de materiais e recursos pedagógicos como: jogos educativos, livros, uma sala de informática, cadernos e lápis para escrever, enfim, vários recursos que convidam os alunos a interagirem nesses espaços de forma prazerosa e que promovam o desenvolvimento intelectual, afetivo e social das mesmas. A escola promove uma democracia nas relações entre alunos, pais, professores, gestores e funcionários, pois atende aos anseios e necessidade de todos, garantindo a participação na melhoria da qualidade do ensino. A instituição escolar “MHVO” mantém um bom relacionamento com a comunidade escolar, há um envolvimento constante com a comunidade externa, como em projetos, festas típicas que são realizadas na instituição no decorrer do ano. Na comunidade interna encontra-se o respeito mútuo, participação coletiva, cooperação e envolvimento entre seus membros. As relações estabelecidas entre gestão e comunidade, professores e funcionários, são pautadas de forma democrática, participação de ambas as partes, respeito mútuo, abertura de espaço para diálogos e sugestões dos demais envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com