TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

Por:   •  24/10/2020  •  Abstract  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL        4

3.        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

4.        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

5.        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

6.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

7.        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física na Educação Infantil, etapa compreendida de 0 a 5 anos, vem sendo foco de diversas discussões sobre a importância de se ter um professor específico nessa área de conhecimento. A Educação Infantil é uma fase diferenciada por ser a primeira etapa da Educação Básica e por isso deve ser tratada com a devida importância.

É preciso direcionar os nossos olhares para a Educação Infantil e compreender que nessa fase há muitas potencialidades para desenvolver. Nesses espaços diferenciados em que a criança aprende a socializar e se desenvolver consigo e com o outro, é necessário que se crie um ambiente propício para esse aprendizado. Ambiente esse que é diferenciado das outras etapas da Educação escolar, em que todos os espaços se apresentam um pouco mais rígido e regrado. Na Educação Infantil, o aprender se dá através de brincadeiras e cuidados próprios das crianças, a partir de suas singularidades.

O trabalho na Educação Infantil poderá ser ainda mais efetivo e construtivo quando pararmos para refletir sobre um trabalho conjunto, entre a professora Unidocente e o professor especialista, os quais, juntos, poderão criar estratégias para que as crianças possam, de fato, desenvolverem suas potencialidades e experimentarem situações novas e desafiadoras em suas vidas.


  1. O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

        Vem sendo assunto para discussões no que diz respeito ao ensino infantil, a presença do professor de Educação física para aulas específicas deste segmento, visto que é definido na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a integração desta área de conhecimento no campo pedagógico desde a Educação Básica.

        No entanto, gera dúvidas e alguns questionamentos em algumas instituições, a participação do mesmo, pois existe o receio de uma falta de conteúdo, se resumindo em apenas brincadeiras, ou uma especialização precoce, pelo fato de ligarem a disciplina à pratica de esportes e competições. Por estes e outros motivos, competem na maioria dos casos, aos professores unidocentes a responsabilidade por aplicar este conteúdo, na expectativa que abordem com conhecimento similar ao de um especialista, conceitos específicos para a faixa etária em questão.

        Nesta faixa etária as crianças estão conhecendo novas formas de movimento, ou seja, o processo motor de seus corpos, etapa esta que é necessário conhecimento das atividades e para qual objetivo serão apresentadas, onde entra a falta de especialização por parte dos unidocentes e a necessidade de um especialista.

        O professor de Educação Física na Educação Infantil tem o papel de apresentar para as crianças a cultura corporal de movimento, além do desenvolvimento social e cognitivo, visto que, nesta fase, é crucial para as crianças uma variedade de experiencias destinadas a esta especificidade, sendo significativo para o desenvolvimento ao longo da vida.

        Contudo, a presença tanto do professor unidocente quanto do educador físico em união, agrega alto valor ao desenvolvimento das crianças, pois a interação de ambos, além de conhecimento, transmite confiança, maior participação e interesse pelas atividades e grande resultado na socialização entre crianças.

        Por fim, é fundamental a presença e colaboração do Educador Físico no âmbito da Educação Infantil, acolhendo de forma direcionada e pedagógica, conceitos específicos para crianças dessa faixa, respeitando os espaços e rotinas da instituição, desmembrando o modelo escolarizante adotado a partir do Ensino Fundamental, respeitando o desenvolvimento social, cognitivo e motor adotado ao Ensino Infantil, permitindo que as mesmas conheçam novas formas, espaços e construam experiencias diversas, sem perder a liberdade de se expressas e limitações em outros fatores.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

        Em termos gerais, trata-se de um documento que norteia as bases de ações da instituição. Ele assumirá as diretrizes da instituição como compromisso de gestão escolar participativa. O nome se refere à planos de ações futuros que a escola pretende executar quanto às situações apresentadas, seja em curto, médio ou longo prazo. Outro ponto são as diretrizes políticas, partindo do princípio que o ambiente forma cidadãos conscientes de suas responsabilidades. E por fim com a parte acadêmica, mostrando quais serão os recursos necessários para suprir essa demanda. Todavia, é fundamental ressaltar que o PPP pode apresentar flexibilidade no que tange ao desenvolvimento de objetivos e metas, a fim que se torne possível o entendimento das necessidades e limitações dos alunos, conforme suas realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com