TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA LICENCIATURA

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6 PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em Educação Infantil é de suma importância na vida do acadêmico, pois gera transformações no seu futuro profissional. Através do estudo proposto nós acadêmicos adquirimos experiências para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, pois nesta fase conhecemos aspectos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes de nosso cotidiano.

O estágio é um processo fundamental na formação do profissional, pois no momento ele é aluno, mas também se sente no lugar do professor e nessa transição podem vivenciar as práticas estudada, conhecer mais sobre sua futura profissão e desenvolver seu lado crítico construtor e também descobrir suas potencialidades.

O estágio supervisionado é uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de experimentar e realizar na prática o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica. A integração com a direção, professores funcionários e alunos possibilitou o bom andamento desse estágio, apesar da apreensão e ansiedade.

O estágio como experiência é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos e a capacidade criativa na resolução dos impasses encontrados durante esse período. É claro que situações inesperadas ocorreram, mas estes também fazem parte do processo de aprendizagem, me empenhei em preparar um trabalhar rico, dinâmico e alegre para dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, para que a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania os acompanhe pela vida, tornando-as, consciente de seus direitos e deveres, para que saibam conviver, respeitar a diversidade, e a natureza.

O Estágio supervisionado tem uma enorme relevância na formação do pedagogo, sendo um instrumento indispensável para compreender o trabalho realizado na escola, o processo entre teoria e a prática educacional, que são objetos de estudo realizados como parte do estágio do curso de Pedagogia. A prática de estágio na educação infantil em todos os seus aspectos, é imprescindível para adquirir um bom desempenho profissional, pois oportuniza ao educando analisar e refletir sobre sua prática pedagógica.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A presente leitura realizada intitulada em Pedagogia na educação infantil: O papel do professor e do ensino na educação infantil nos traz uma reflexão sobre a criança na idade da Educação Infantil, ao iniciar seu processo de escolarização, vivencia uma nova realidade. O papel do professor pedagogo neste momento, é familiarizar-se com os aspectos relacionados às crianças e que estão envolvidos, direta ou indiretamente, no processo de ensino-aprendizagem.

É necessário saber quais as mudanças ocorridas tanto no intelecto quanto no físico, e no comportamental. Os conteúdos propostos, os materiais utilizados, e os espaços físicos devem ser adequados às necessidades da criança no período de crescimento, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento. Na escola, ela terá contato com diferentes pessoas, com diferentes costumes, e isso irá ajudá-la a conviver socialmente.

O ato de planejar aulas é um elemento essencial para a elaboração dos trabalhos pedagógicos em toda a rede de ensino seja na Educação Infantil ou na Educação Básica, uma vez que é uma ferramenta de trabalho de suma importância para o professor no desenvolver das atividades dentro da sala de aula, ou seja, suas ações.

Entretanto, muitos profissionais que atuam na educação infantil, não planeja, mas atividades aplicadas para os alunos, por serem crianças, os professores simplesmente deixam as mesmas brincando sem se preocupar com o desenvolvimento da criança.

Nesse contexto, o professor tem que estar preparado e atento para que não antecipem e também não atrase o desenvolvimento da criança, e para facilitar, o docente tem que planejar suas aulas com intencionalidade, para que o aprendizado seja satisfatório e de qualidade.

O DCNEI fornece eixos norteadores para a Educação Infantil Nacional, que são as interações e a brincadeira, ressaltando entre outros aspectos as experiências sensoriais, expressivas, corporais, as diferentes linguagens, a diversidade e autonomia.

Em vista disso, o professor tem um papel essencial para o presente e futuro de todas as crianças, para que se tornem cidadãos reflexivos e ativos na sociedade. Para que a aprendizagem efetivamente aconteça, a prática pedagógica deve estar alicerçada nos documentos norteadores desta etapa escolar e nos planejamentos de aula respeitando a faixa etária e às necessidades das crianças.

Vivemos numa sociedade letrada na qual é possível encontrar diversos textos, códigos e imagens que necessitamos compreender e assim interpretar. A leitura nos propicia um aumento de vocabulário, bem como é uma forma de inserção e transformação da realidade social. Mas é preciso entender o que é leitura e como esse processo ocorre, por meio de conceitos. Assim como, qual o papel do professor de Educação Infantil e suas práticas em sala de aula para que ele contribua nessa formação de sujeitos leitores, por meio de análises bibliográficas bem como questionário aplicado com professores que atuam com crianças de 4 a 5 anos de idade. E por fim, será abordada a relação entre a leitura e o processo de ensino-aprendizagem como fator de sucesso escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (220.5 Kb)   docx (83.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com