TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGÊS

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA  DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGÊS

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

        O letramento é um conceito novo no discurso de educadores e lingüistas, e tem sido entendida de diversos ângulos. Apesar das diferenças conceituais, o conceito de letramento parece ser comum em situações cotidianas de leitura, escrita e ditado, como a leitura em diferentes lugares e em diferentes condições, não apenas na escola.

        Este trabalho tem como objetivo, mobilizar conhecimentos teóricos e metodológicos de pesquisa, habilidades literárias para promover práticas de

Letramento no ambiente escolar, analisar a influência da família e da escola nas práticas de letramento dos alunos e efetivar práticas de letramento no ambiente escolar, valorizando-as como requisito para o exercício da cidadania.

No entanto, o termo letramento escolar refere-se à diferença entre os hábitos de leitura e escrita desenvolvidos dentro e fora da escola.

São vários, os tópicos que serão desenvolvidos, todos corretamente formulados, várias perguntas serão respondidas e reflexões detalhadas serão feitas, os quais fornecerão ajuda e base para a prática do letramento escolar.

        As experiências com situações significativas de leitura e escrita desempenham um papel fundamental na constituição do sujeito enquanto leitor e autor. Em função de estarem, muitas vezes, em contato com diferentes tipos de letramento familiar, religioso, midiático, digital, escolar, entre outros, esses sujeitos demonstram práticas de escrita diferenciadas oriundas desses letramentos.

        

  1. DESENVOLVIMENTO

O termo letramento escolar refere-se ao uso, prática e significado da linguagem escrita no ambiente escolar. Esse nome vem do entendimento de que o letramento muda de acordo com o ambiente em que ocorre o evento de letramento. Ler e escrever na escola difere do processo de ler e escrever fora da escola, pois o conteúdo, método, tempo e tempo de leitura e escrita na escola são definidos de acordo com a finalidade específica da escola. Por exemplo, ensino e aprendizagem. Portanto, o termo letramento escolar refere-se à diferença entre os hábitos de leitura e escrita desenvolvidos dentro e fora da escola.

Um dos grandes desafios enfrentados pelos professores da educação básica é ensinar os alunos a ler, mas eles devem não apenas ensinar as pessoas a decifrar códigos, mas também a desenvolver hábitos de leitura. Seja para fins de entretenimento, aprendizado ou informação, os exercícios de leitura podem melhorar o vocabulário e simplificar o raciocínio e a explicação. Infelizmente, com o desenvolvimento da tecnologia no mundo moderno, as pessoas estão cada vez menos interessadas na leitura.

        Para a aprendizagem humana, um comportamento importante, além de promover a aprendizagem de conteúdos específicos, também pode melhorar a escrita.

        O contato com os livros também ajuda a formar e organizar ideias. Portanto, a valorização de obras literárias é uma aliada na hora de escrever teses.

        Ler também é uma opção nas férias, pois é uma boa maneira de lembrar o conteúdo. Portanto, mesmo que não compareçam às aulas, os alunos ainda mantêm contato com a escola.

        O hábito da leitura também pode ser usado como exercício de fixação, pois a maioria das matérias estudadas na escola são ministradas na teoria. Além disso, no processo de leitura, você poderá notar diferentes rostos sobre o mesmo assunto, descobrindo assim um novo mundo cheio de coisas desconhecidas.

2 .1 O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO

                A leitura e a escrita devem ser a prática de letramento no cotidiano escolar, sendo desenvolvida por meio do processo contínuo de uso social e cultural da leitura e da escrita. Portanto, a aprendizagem não é mais considerada uma simples transferência de conhecimento do professor para o aluno: é mediada por um processo interativo, e a aprendizagem ocorre em função da estrutura da atividade, do número de conexões, da prática e das orientações fornecidas aos alunos e a qualidade dessa conexão.

        Em qualquer área do conhecimento, a leitura é uma atividade essencial. Está intimamente relacionado ao sucesso da aprendizagem. Pode colocar as pessoas em situação difícil. Ele permite que as pessoas obtenham diferentes perspectivas e expandam a experiência. É também um recurso de luta contra a popularização principalmente por meio da televisão.

        Ao desenvolver o hábito da leitura, as pessoas podem ter consciência das suas próprias necessidades (auto educação), promovendo mudanças em si mesmas e no mundo. Você pode praticar a dialética da libertação.

        Ler fornece materiais de escrita originais, ou seja, aponta o conteúdo da escrita ou contribuição como escrever, o que significa que vai mudar com o tempo

acompanhe, porque autores recentes seguiram outro caminho, uma nova era

e um novo espaço cultural. Portanto, aquelas leituras que são a fonte do texto,

eles também se atualizam com novas visões e roupas autor em um novo ambiente social.

 2.2 O ESPAÇO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO ESCRITA NOS EXAMES NACIONAIS E NOS VESTIBULARES.

Os exames de admissão são de grande valor na produção de textos. O objetivo é avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto, a organização de suas ideias, suas habilidades de linguagem, vocabulário, argumentação e seu domínio de recursos específicos na forma escrita, sem esquecer Deve haver elementos internos que estabeleçam conexões entre as duas partes, e esses vínculos importantes trarão coesão ao discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (228.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com