TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

márcia rocha couto

maria de lourdes da rocha neves

meirice de fátima da trindade e silva

CONHECER O ESPAÇO EDUCATIVO EMPREENDENDO UMA ATITUDE INVESTIGATIVA

[pic 2]

Mercês

2014


márcia rocha couto

maria de lourdes da rocha neves

meirice de fátima da trindade e silva

conhecer o espaço educativo empreendendo uma atitude investigativa

 

Produção textual interdisciplinar Individual apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. 4º Semestre de Pedagogia. Produção Textual em Grupo.

Orientadores: Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco

Tutor Eletrônico: Glaucia Marques Viola Venzi.

Tutor de Sala: Elizangêla Ferreira de Lima.

Mercês

2014

INTRODUÇÃO

Esse estudo buscou investigar o espaço educativo e o trabalho docente no cotidiano da escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com utilização de técnicas de entrevista estruturada. O processo de investigação se deu em três etapas:

A primeira etapa incidiu em uma visita na Escola de Ensino Fundamental “DONA CHIQUINHA”, do município de Mercês, estado de Minas Gerais, focando na observação da essência do ato educativo dos atores que estão envolvidos diretamente com o educando, partido conseguinte para a coleta de dados realizando uma entrevista  junto a pedagoga que trabalha que trabalha na Escola;

A segunda etapa, partimos para o levantamento teórico de artigos e textos que tratam do cotidiano do trabalho docente;

A terceira etapa partiu-se para elaboração de um texto de análise teórico-reflexiva, sobre as ações as situações encontradas na 1ª e 2ª etapa.

A pretensão na realização dessas etapas e o entendimento da importância de se exercitar uma postura investigativa e um olhar pesquisador na formação do futuro pedagogo, conhecendo o espaço físico da educação, passando pela organização e influência dos mesmos na aprendizagem dos alunos.

DESENVOLVIMENTO

Abordaremos a esfera do cotidiano na escola é o espaço onde se registra o efetivo trabalho do professor, no enfrentamento do contexto histórico que atravessamos. Buscamos trazer uma discussão sobre o cotidiano no ambiente escolar, observado o espaço de encontro dos sujeitos que ali transitam.

Para a perspectiva deste estudo, entendemos a escola como instituição que ocupa uma esfera do corpo social e, assim, posiciona-se na condição de um nível da realidade que deve ser analisada como parte de uma conjuntura global, e que esta parte está diluída nesta globalidade, os sujeitos que dela participam,percebem e vivem, o impacto das mudanças que nem sempre são produzidas no seu interior.

A pesquisa tem como ambiente de trabalho uma instituição de ensino a Escola de Ensino Fundamental “DONA CHIQUINHA”, está localizada à Rua João Virgilio, s/n, Bairro: Carangola, Mercês, Estado de Minas Gerais. Mantida pela Prefeitura Municipal de Mercês e administrada pela Secretaria Municipal da Educação.

A visita do grupo na instituição, foi realizada no dia 28 de outubro de 2014, as 13:30, agendada previamente junto a Diretora Sr. Francisca Teixeira Costa.Como o grupo do presente estudo é formando por 02 pesquisadores, tornou-se efetiva a participação de ambos. Veremos a seguir as observações realizada pelo grupo.

NÚCLEO GESTOR

DIRETOR: FRANCISCA TEIXEIRA COSTA

COORDENADORA PEDAGÓGICA (1º AO 5º ANO): MARIA VALDIRENE SOUZA SANTOS LIMA

COORDENADORA PEDAGÓGICA (6º AO 9º ANO): MARIA LIDUINA DO NASCIMENTO  

SECRETÁRIO: VALDECI TAVARES DE OLIVEIRA

AUX. DE SECRETARIA: FRANCISCA DAS CHAGAS DE FREITAS, LEIVÂNIO RIBEIRO DOS SANTOS, IRENE FERREIRA DE SOUSA, CLEISON HELEN PASSOS.

CORPO DOCENTE

ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS

CINARA FERREIRA DE ARAÚJO SILVEIRA

DANIELLE SOUSA DA COSTA

ELISÂNGELA RODRIGUES LOPES

FRANCISCA CYBELE ARAÚJO SILVA

ITALA SAMANTHA MUNIZ - MONITORA DE INFORMÁTICA

RAIMUNDO SOUZA DE OLIVEIRA

IZOLDA MARIA DE FREITAS VASCONCELOS

JOSÉ SALES MARTINS FILHO

MARIA AGNA DOS SANTOS MUNIZ

MARIA CLÉIA DE ALMEIDA

MARIA ELIANE VAZ

MARIA IRANI ROCHA

MARIA SANDRINA  ARAÚJO

MARLY OLIVIA DO NASCIMENTO FREITAS

MARTA SUELI DE FARIAS VASCONCELOS

PAULO ROBERTO DE MORAIS

RITA DE FÁTIMA RAMOS DE ARAÚJO

SUELI ALVES DA SILVA MEDEIROS NASCIMENTO

NÍVEL DE ENSINO - Educação Básica modalidade - Ensino Fundamental I e II; Educação de Jovens e Adultos(Segmento I, II, III e IV).

De acordo com o seu Projeto Político Pedagógico, a Escola de Ensino Fundamental DONA CHIQUINHA, foi criada através de um decreto, iniciou seu funcionamento no dia 20 de fevereiro de 1976. No intuito de levar por todos os ângulos o conhecimento necessário ao bom desenvolvimento do ser humano, o ex – prefeito Francisco Homem de atendendo ao pedido e necessidade da comunidade, construiu a escola que foi fundada em 1976, recebendo o nome de Escola de Ensino Fundamental “DONA CHIQUINHA”, em homenagem à sua mãe uma das grandes educadoras de nosso município.

A instituição atende alunos do Bairro Carangola e de bairros vizinhos: Rua nova, Adolfo Terra e São Benedito. As crianças, adolescentes e adultos, oriundos destes bairros, os quais constituem o corpo discente provem de famílias de baixo a nível sócio-econômico-cultural, estas localidades são caracterizadas como áreas carentes de opções de lazer, cultura e saneamento básico.

Atualmente, a EEF “DONA CHIQUINHA”, vem sendo administrada desde janeiro de 2010, até os dias atuais, pela diretora Francisca Teixeira Costa, na qual vem realizando um trabalho em conjunto com sua equipe escolar voltado para um foco: processo de ensino- aprendizagem buscando uma gestão de resultados satisfatórios, subsidiando e oferecendo uma educação de melhor qualidade para as crianças e jovens do município.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com