TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.509 Palavras (15 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GERALDO MONTEIRO DE ARRUDA FILHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

VÁRZEA GRANDE

2017

GERALDO MONTEIRO DE ARRUDA FILHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Steffani Priscila Leo dos Santos Rocco

Tutor de sala: Nara Lúcia Barros Garcia

VÁRZEA GRANDE

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        7

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        8

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        9

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS ESCOLARES NO CONTEXTO DA GESTÃO        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11


INTRODUÇÃO

O objetivo do estágio supervisionado consiste em preparar o acadêmico para realizar atividades escolares, superando os desafios e dificuldades apresentadas no cotidiano dos profissionais em educação, bem como desenvolver suas habilidades para por em pratica o que lhe foi ensinado pela sua instituição de ensino superior.

 O estágio supervisionado em Gestão Escolar é de suma importância na vida do acadêmico, pois gera transformações no seu futuro profissional. Através da observação e da participação nós acadêmicos adquirimos experiências para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, pois nesta fase conhecemos aspectos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes de nosso cotidiano.

 É importante para que o estagiário aprenda a identificar os problemas e transtornos e a atuação do profissional observado.

 O estágio é um processo fundamental na formação do profissional, pois no momento ele é aluno, mas também se sente no lugar de pedagogo e nessa transição pode vivenciar as praticas estudada, conhecer mais sobre sua futura profissão e desenvolver seu lado crítico construtor e também descobrir suas potencialidades.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Curricular Obrigatório III em Gestão tem como etapas, a Observação, Caracterização da Instituição, Análise e Diagnóstico da Realidade do trabalho Pedagógico, Elaboração, Intervenção e Execução do Projeto Educativo.

 A carga horária total é de 100 horas, foi distribuídas assim:

- 52 hs na instituição;

- 48 hs elaboração de estágio.

EMEB: Profª. Ângela Jardim Botelho oferta a Educação Infantil de quatro e cinco anos, nos períodos matutino e vespertino no total de 125 alunos. Funciona-se com 91 funcionários para diversos setores, sendo esses serviços gerais, diretor, coordenador, secretário, agente administrativo, zelador, merendeira, professores,TDEe e vigilante.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O referido estabelecimento de ensino e regido por normas como: A Constituição Federal, LDB, Leis, Portarias, Resoluções do Estado e principalmente metas, tendo em vista melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

A EMEB que Queremos construir e aquela que possui um ambiente físico adequado, boas condições de funcionamento, gestão escolar democrática, com iniciativa para formação continuada e que favoreça condições de trabalhos aos profissionais da escola. Aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade, deixando de lado o preconceito, comodismo e o medo da mudança.

Por isso que as concepções em relação à sociedade, a educação, a escola, a aprendizagem, ao currículo e a avaliação foram definidas coletivamente revelando os anseios da comunidade escolar.

A EMEB oferece a comunidade local: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na organização dos turnos procura-se mesclar os alunos de forma que possam conviver com indivíduos diferentes possibilitando maiores trocam de experiências ao tempo em que favorece a superação de atitudes diariamente os registros dos cadernos para melhorar o desempenho acadêmico.


DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

EMEB: Profª. Ângela Jardim Botelho oferta a Educação Infantil de quatro e cinco anos, nos períodos matutino e vespertino no total de 125 alunos. Funciona-se com 91 funcionários para diversos setores, sendo esses serviços gerais, diretor, coordenador, secretário, agente administrativo, zelador, merendeira, professores,TDEe e vigilante.

Na instituição o pedagogo atua na sala de aula, cada qual na sua respectiva modalidade de ensino. Devido à grande dinâmica e ritmo acelerado das mudanças e desafios atuais da sociedade, a escola propõe uma organização de trabalho no coletivo, envolvendo tanto alunos quanto os profissionais. Um trabalho inovador e criativo, embasado em uma nova concepção de ação educativa integrada, propiciando ao aluno a possibilidade de construir ativamente seu conhecimento, conceitos e valores, visando à formação de cidadãos felizes, críticos e reflexivos, pela interação de ações educativas diferenciadas.

Na unidade escolar há 12 (doze) salas de aula, 1 (uma) secretária, 1 (um) pátio,  2 (dois) banheiro masculino e 3(três) feminino, 1(uma) sala de professores, 1(uma) rampa de acessibilidade para alunos com necessidades especiais, 1(uma) multifuncional 1( um) refeitório e 1(uma) cozinha.

A instituição segue uma rotina escolar onde todos os dias tem a acolhida no pátio da escola com todas as turmas presentes, e nas sextas feiras cantam o hino nacional.

A escola trabalha com projeto diferenciado, oferecendo dezesseis ambiências, sendo dois grupos de oito ambiências, em sistema de rodízio cada turma passa por duas ambiências diariamente, todas as turmas frequentam todas as ambiências no decorrer da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (197.4 Kb)   docx (64.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com