TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL (loris malaguzzi)

REGGIO EMÍLIA

[pic 3]

Sobradinho DF

2015

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático: (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de (Organização e Didática na Educação infantil, Arte Educação e Música, Ludicidade em Educação, Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens e Seminário Interdisciplinar IV)

Profs. (Ediliane Vagula,Tatiane Jardim, Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Patrícia Alzira Proscêncio e Raquel Correa Lemos)

Tutora eletrônica: (Elma Soares Dutra Abelha)

Tutor (a) de sala: Jéssica Tayane Oliveira das Virgens Barbosa

Sobradinho DF

2015

INTRODUÇÃO

  A visão de Loris Malaguzzi sobre a educação infantil e sua criação em Reggio Emília. O protagonismo em que a criança e o autor de suas criações. Reggio Emília sua abordagem sobre a educação infantil seus projetos e planejamento e a competência das crianças.

LORIS MALAGUZZI

 Loris Malaguzzi nasceu em 23 de fevereiro de 1920, Correggio, Itália. Depois da Segunda Guerra cursou psicologia em Roma. Ele criou uma pedagogia de educação infantil concebendo a criança como um ser portador de história, construtora de culturas infantis e possível de direitos.

Sua maior herança foi evidenciar a criança como um ser ativo capaz de explorar novos horizontes e se expressar de várias maneiras,

O conceito de educação vem da prática das experiências pedagógicas que incorpora os mais recentes conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e da socialização de acordo com Piaget, Bruner e Watzlawick. Na sua concepção pedagógica o educador é diferente do tradicional ele é o acompanhante da criança ele é responsável para criar uma relação de confiança que acontece no diálogo e no escutar. O educador também tenho o papel de observar a criança e colocar a sua disposição os recursos necessários para sua atividade e ao final das atividades, relata com a equipe os progressos obtidos pela aquela criança e também dá conselhos aos seus pais.

O conceito de espaço na pedagogia de Reggio é considerado o “terceiro professor” e interpretado de várias maneiras. Os espaços se comunicam entre interior e exterior, por exemplo, o quarto que oferecem a possibilidade de recuperação de energia e já outros lugares propõem as atividades.

Loris Malaguzzi se formou em pedagogia em Urbino.

Em 1945 juntou-se ao projeto de um grupo de operários e camponeses, e juntos construíram escola autogerida.

Ele frequentou um curso de psicologia do CNR (Conselho Nacional das Pesquisas) em Roma e trabalhou no aconselhamento médico psicopedagógico da cidade de Reggio.

Em 1963 Reggio cria a rede dos serviços educacionais por 3-6 anos.    Em 1970 foi instituída a primeira creche em resposta aos pedidos das mães que trabalham.

Em 1976 Malaguzzi é diretor de revista “Zerosei”.

Em 1980 ele fundou o grupo Nacional Creche Infância.

Em 1992, ele ganhou o prêmio Lego (Dinamarca).

Loris Malaguzzi achava importante a atenção primária para criança e não matérias ensinadas, a transversalidade cultural e não saber setorial, o processo e não o produto, a individuais e do grupo, a comparação e a discussão e a auto formação dos professores.

Loris Malaguzzi, foi o criador da ideia de Reggio Emília que era erguer uma escola junto com as mães da Villa Cella uma cidade da Itália onde sofreram as consequências da Segunda Guerra.

Loris criou uma nova forma de ensinar que ficou conhecida como a Pedagogia da Escuta esse ensino constituía em projetos em que não utiliza- se as disciplinas formais e que todas as atividades fosse planejadas não pelos educadores, mas sim por ideias vindas dos alunos e elas eram desenvolvidas por meio de diferentes linguagens por essas múltiplas linguagens as crianças podem compartilhar seus conhecimentos e saberes, sua criatividade e imaginação ela pode usar o desenho, o canto, a dança, a pintura, a interpretação para se expressar é importante anotar, fotografar, gravar  e filmar porque são as principais parte da rotina da criança então e legal registrar para que possa ver a evolução de cada um.

Outro princípio de Loris e que o conhecimento não está divido em assuntos escolares, mas sim em um único grupo onde algumas áreas são sugeridas utilizando projetos e que a interação entre adultos e criança deve ser uma parceria, na qual os interesses e o envolvimentos sejam recíprocos.

Loris Malaguzzi acreditava que as crianças aprendem seguir automaticamente a partir de uma relação linear de causa e efeito, porém em grande parte o trabalho e feito com recursos que têm. Ele considerava um canteiro de obras onde as crianças e os adultos estão interligados numa evolução diária e seu objetivo principal era faze uma linda escola onde as crianças seriam bons filhos, família e os professores, onde o propósito da educação não era produzir, mas produzir aprendizagem condições de aprendizagem. Ele introduziu a escola um atelier onde as crianças podes sem fazer bagunças onde elas poderiam conversar com a mente.

O PROTAGONISMO INFANTIL

A palavra protagonismo tem origem grega: protagnistés e significa “ ator” aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento no caso do protagonismo infantil a criança- sujeito.

A possiblidade de participação das crianças na sociedade diante das práticas sociais relacionadas a institucionalização da infância e a separação entre crianças e adultos. A partir da construção social do conceito de infância, baseado na pressuposição da incapacidade e da incomplexidade infantis, analisam-se os possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios. Concluir- se uma abordagem sócia- histórico-cultural permite compreender o desenvolvimento do conceito de infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com