TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CRISTINA PIRES REIS

ELIS CÂMARA

JULIANA PINTO

MARIA CRISTINA LOUREIRO TEIXEIRA

MARISIA ANTONIA MACHADO

TRABALHO EM GRUPO

O USO DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

[pic 3]

Nova Lima

2014

CRISTINA PIRES REIS

ELIS CÂMARA

JULIANA PINTO

MARIA CRISTINA LOUREIRO TEIXEIRA

MARISIA ANTONIA MACHADO

O USO DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas educação de jovens e adultos, processos escolares de inclusão, lingua brasileira de sinais.

Prof. Vilze costa, Edilaine Vagula, Sandra Vedoato.

                                                            Nova Lima

                                                               2014


O uso das redes sociais a favor da aprendizagem

Um dos maiores desafios da educação, nos dias de hoje, é saber utilizar as redes virtuais em favor do ensino e aprendizado dos alunos. Diversificando as formas de ensino, estimulando as habilidades dos alunos e atraindo mais o interesse dos mesmos.

É preciso que o professor saiba lidar com as redes sociais. Assim, vale a pena investir em uma consultoria de redes sociais ou em pequenos cursos que expliquem a importância das redes sociais. Os professores precisam comprar a ideia para que o trabalho pedagógico funcione bem.

Assim pode se criar grupos e blogs com a participação da comunidade escolar e dos familiares dos alunos.

Porém, existem algumas limitações quanto ao uso destas redes, que geram resistência de alguns educandos quanto à sua aderência nos trabalhos em sala. Entre os vários problemas a serem enfrentados esta o fato de que nem todos os alunos têm acesso às redes de forma eficaz, o que pode dificultar ou impossibilitar sua participação. Como também a ocorrência de dificuldades técnicas ou problemas de acesso. O excesso de informações nas redes também é algo a se preocupar pois podem vir a dispersar a atenção dos alunos.

Devemos considerar que o uso das redes sociais podem ser uma ação dinâmica e motivadora e que possibilita a criação de novos conhecimentos, assim como aproxima a relação entre o professor e aluno. As novas gerações possuem um contato muito maior com informações, mas isso não significa que elas saibam lidar com isso. E é ai que o professor deve fazer a diferença. É necessário que haja sensibilidade por parte dos profissionais da educação, para que saibam explorar os recursos que as redes apresentam, propondo atividades que foquem as diversas habilidades do aluno para que os mesmos, em frente a um universo repleto de informações, possam ter condições de saber seleciona-las, obtê-las, analisa-las e por fim, transforma-las em conhecimentos válidos em seu universo pessoal e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com