TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

KARINA GOMES DE SOUZA

ARIQUEMES - RO

2015

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

A Vendedora de Chiclete

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Leitura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.

Profs: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.

Tutora eletrônica:

Tutor (a) de sala: Gilmar Machado

ARIQUEMES – RO

2015

Introdução

O trabalho apresentado tem como objetivo mostrar a importância da literatura na educação infantil e como ela acrescenta em conhecimentos aos educandos. O trabalho mostra como a literatura pode acrescentar na vida escolar das crianças, e não só na vida escolar mais também em seu caminho para um conhecimento mais profundo das realidades existentes. É preciso passar para as nossas crianças o valor da leitura.Todo livro traz informações importante que sempre nos acrescenta muito e facilita a aprendizagem das crianças.Por isso a importância da literatura desde o maternal para que as crianças possam valorizar os livros e fazer deles o seu melhor amigo e dividir a alegria que os livros trazem com a família fazendo com eles participem dessa descoberta de um grande tesouro que só encontramos quando lemos um bom livro e assim ser cada vez mais críticos e observadores e acima de tudo construtores de um novo amanhã com muito mais conhecimento.

A literatura faz cidadãos, capazes de realizar grandes transformações, pois lendo aprendemos a pensar e o pensamento se transforma em realizações.

Literatura Infantil e Educação infantil

Após a leitura do livro A vendedora de chiclete do autor Fabiano de Moraes pude analisar que a literatura infantil e muito mais que fazer a leitura de um livro, ler um livro e viajar em contos, lendas e fantasias fantásticas,e principalmente adquirir conhecimentos. Percebemos também que através de uma boa leitura podemos trabalhar vários conteúdos, neste livro, por exemplo, através do seu titulo podemos trabalhar conceitos de matemática e desigualdade social. Ser um bom contador de histórias também é um fator importante ,pois é preciso prender a atenção dos alunos e fazer com que eles tenham o desejo de aprender sobre assunto e esse desejo vai transformá-los em pequenos leitores e sem perceber eles vão se socializando e aprendendo a conviver uns com os outro.

O trabalho com literatura deve ser desde o maternal onde as crianças mais observam as historias, que devem ser adequadas a sua idade, os livros devem ser de material especial para o manuseio das próprias crianças. Aos outros alunos devemos usar os conhecimentos que as crianças já trazem de casa, ou seja, a sua bagagem que adquiriu através do convívio com familiares e amigos , pois através desses conhecimentos podemos promover eventos que envolvam literatura levantando hipóteses e utilizando idéias das próprias crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com