TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL LOGÍSTICO (SIGL)

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

SIG E A LOGÍSTICA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL LOGÍSTICO (SIGL)

Pode-se afirmar que o papel de um Sistema de Informação Gerencial Logístico (SIGL) consiste na integração dos modos de transporte através de sistemas computacionais capazes de proporcionar informação necessária para tomada de decisões inerentes ao processo de planejamento, ao controle, a formulação e ao acompanhamento de políticas, que deverão ser adotadas tomadores de decisão, tanto dentro do sistema de modos de transporte com atividade compartilhada, assim como da operação do mesmo.

Estas Informações Gerenciais formam um conjunto de técnicas de gestão e de controle que visam minimizar os custos e as perdas na operação do sistema assim como de bens e serviços dos agentes que operam no sistema.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG)

Os SIG compreendem uma combinação de sistemas de computação, de procedimentos e de pessoas, e baseiam-se em um "Banco de Dados".

Os três principais tipos de componentes de um sistema de informação gerencial (SIG) são:

  • Dados;
  • Sistemas de Processamento e;
  • Canais de Comunicação.

Dados

A obtenção de informações periódicas e sistemáticas dos diferentes agentes econômicos ligados a cadeia integrada de modos de transporte, permitirá a montagem de um banco de dados, que uma vez processado, proporcionará diferentes informações para os diferentes usuários do sistema de informação.

Sistemas de Processamento

O funcionamento do sistema de informação gerencial dependerá de um sistema de processamento eficiente. Para tal, será necessária uma comunicação eficiente, em condições de suportar sistemas de informações logísticas, domésticos e/ou internacionais. Este sistema terá a importância de auxiliar o gerente no processo de tomada de decisão, a partir de todo conjunto de informações disponibilizado pela integração, através de redes associadas de telecomunicações.

Canais de Comunicação

O terceiro componente de um SIG consiste na comunicação das saídas do sistema com o usuário. Existem diversos tipos de canais de saída e de formas de transmissão. A primeira refere-se aos relatórios, tais como: os resumos gerenciais com estatística de custos e desempenho, a posição de estoque e o andamento do pedidos. Os relatórios de exceções que estabelecem a comparação do desempenho desejado com o realmente obtido e, relatórios que iniciam ações (como pedidos de compra e ordens de produção).

Outros tipos de saída são documentos como os manifestos e notas fiscais. Finalmente existem as saídas que são os resultados das análises de dados obtidas com o auxílio dos modelos matemáticos e estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com