TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NUMÉRICO INDO ARÁBICO

Por:   •  30/5/2017  •  Resenha  •  6.912 Palavras (28 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 28

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura em Matemática

ADRIANE CILENE BIZERRA

FLAVIO CANUTO

HINDYANARA PITTHAN JAIME

JOÃO DEJACIR DOS SANTOS JUNIOR

KELLY WOLFF CORDEIRO

MARCOS VINICIUS AYALA ACOSTA

TATIANE LINO DOS SANTOS

YURI DARVIN CORREIA LIMA

                           SISTEMA NUMÉRICO INDO ARÁBICO

Campo Grande- MS

Abril - 2014

ADRIANE CILENE BIZERRA

FLAVIO CANUTO

HINDYANARA PITTHAN JAIME

JOÃO DEJACIR DOS SANTOS JUNIOR

KELLY WOLFF CORDEIRO

MARCOS VINICIUS AYALA ACOSTA

TATIANE LINO DOS SANTOS

YURI DARVIN CORREIA LIMA

SISTEMA NUMÉRICO INDO ARÁBICO

               Trabalho apresentado ao Professora Magda Mongelli da disciplina de Práticas de Ensino I, da turma I, turno Matutino do curso de Licenciatura em Matemática.

 

Campo Grande- MS

Abril - 2014

SUMÁRIO        

1- INTRODUÇÃO        4

2- IMPORTÂNCIA DAS OPERAÇÕES        5

3- SISTEMA NUMÉRICO INDO-ARÁBICO        7

3.1-Contexto Histórico        7

3.2 – Características do Sistema de Numeração Indo-Arábico        11

3.2.1 Símbolos        11

3.2.2-Base Decimal        13

3.2.3-Notação Posicional        15

3.3 Operações no Sistema Indo – Arábico        17

3.3.1 Adição        17

3.3.2 Subtração        20

3.3 Multiplicação        21

3.4 Divisão        23

4- CONCLUSÃO        24

5- BIBLIOGRAFIA        25

6- ANEXOS        28

                 


1-INTRODUÇÃO

             

Compreender a evolução da matemática ao longo da história e suas características é uma preocupação da grade curricular Escolar e Universitária estabelecida pelos PCNs (1999).

Deste modo, este trabalho, à luz do Sistema Numérico Indo Arábico, o qual permite o apoio em toda gama da matemática, vem expor a importância das operações e da simbologia desenvolvida pelos Indus.

Assim, ao deixar de ser nômade, o homem se utiliza de técnicas e meios para auxilia-lo no domínio com o cultivo de alimentos e a criação de animais para a alimentação no dia a dia; tal origem se da na região da Índia e da Arábia.

Os símbolos que se desenvolveram nesse lugar denominou-se Indo-Arábico que foi desenvolvido pelos indianos e divulgado para o mundo pelos árabes. No desenvolvimento da matéria surge a Base Decimal, a qual gera grupos e subgrupos no desenvolvimento de classes e ordens que são utilizados até os dias atuais na matemática moderna.

Já nas operações no sistema Indo Arábico temos: adição; subtração, multiplicação e a divisão; para os quais o Indus se utilizava do ábaco, com suas características peculiares, para realizar as operações.

Com base no exposto, este trabalho tem como objetivo descrever o contexto histórico que permeou o surgimento deste sistema, suas principais características e o modo de resolução das operações básicas da Matemática. E a técnica utilizada para desenvolver o assunto foi a pesquisa bibliográfica de sítios da internet, livros e publicações como dissertações, teses e artigos.

2 – IMPORTÂNCIA DAS OPERAÇÕES

A medida que as relações sociais se desenvolvem surge a necessidade da contagem. O homem ao deixar de ser nômade, acrescentou mais atividades a sua rotina: o cultivo de plantas e criação de animais. Essa estrutura social nova deu origem ao surgimento de grupamentos, o que por sua vez culminou na formação das cidades. Como consequência, as trocas se intensificam e surgem as relações comerciais de compra e venda seja em âmbito local ou entre regiões diferentes.

Com essas mudanças, a contagem e o registro, principalmente de grande quantidade, representava um problema para os povos primitivos, pois como controlar a quantidade do rebanho ou da produção agrícola? E como fazer as trocas entre produtos sem sistema numérico que os relacionasse? O método dos riscos em madeiras ou o das pedras, no qual havia uma pedra para cada animal do rebanho, já era insuficientes para atender as novas demandas.

Para tanto, se fez necessário utilizar algum sistema de numeração para que fosse possível quantificar medidas de área, volume, distância, temperatura, peso e moeda nacional. De posse destes valores passa-se para um estágio mais evoluído da sociedade em que se pode controlar e prever determinadas situações como quantidade de produzida de soja ou a previsão meteorológica.

Grandes sociedades desenvolveram seus sistemas através de um processo lento de evolução ou incorporando outras culturas na sua composição. Como exemplos tem-se os sistemas numéricos egípcio, babilônico, romano e maia. Por fim, temos o indo-arábico, sistema em voga nas sociedades modernas.

Associado aos sistemas de numerações estão as operações básicas como a adição, subtração, multiplicação e divisão. Mas porque elas são importantes? Qual a relevância destas operações?

As operações fazem parte do dia-a-dia do homem mesmo que o mesmo saiba disso cientificamente. Por meio do empirismo ou da tentativa e erro as opções aparecem ao longo do dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (334.8 Kb)   docx (356.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com