TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Pesquisas Acadêmicas: SISTEMA RESPIRATÓRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema Respiratório

1 – Função do sist. Respiratório é realizar troca gasosa por meio da respiração

2 – Trato Respiratório Superior: Nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia.

Trato Respiratório Inferior: traquéia, brônquios, bronquíolo, pulmão.

3 – Orifícios Anteriores: narinas

Orifícios Posteriores: coanas

4 - Nas paredes laterais da cavidade nasal encontramos as conchas nasais (cornetos - superior, média e inferior). Entre as conchas nasais tem-se espaços denominados de meatos (superior, médio e inferior).

5 – Seios Paranasais: maxilares, frontal, etmoidal e o esfenoidal.

6 – Subdivisões da Faringe: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

7 – Função da Laringe: Atuar como passagem para o ar durante a respiração, produzir som, ou seja, a voz, impedir que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias.

8 – Impedir que o alimento passe para o trato respiratório.

9 - A laringe desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. São responsáveis pela produção do som: Pregas vestibulares ou superiores (cordas vocais falsas) e prega vocal ou inferiores (cordas vocais verdadeiras).

10 – Traquéia: Constitui um tubo que faz continuação à laringe, penetra no tórax e termina se bifurcando nos 2 brônquios principais.

11 - O local onde ocorre a divisão da traquéia é denominado Carina.

12 - Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Os alvéolos são envolvidos por capilares sanguíneos. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo- pulmonar.

13 - O pulmão D - Fissura Obliqua: separa lobo inferior dos lobos médio e superior, Fissura horizontal: separa lobo superior do lobo médio.

O pulmão E - Fissura Oblíquia: lobo superior e um lobo inferior.

14 - Face Costal (face lateral): está em contato com as costelas, é a face relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica.

Face Diafragmática (face inferior): é côncava e assenta sobre a cúpula diafragmática.

Face Mediastinal ou Mediastínica (face medial): é a face que possui uma região côncava onde se acomoda o coração.

15 – O pulmão D tem 3 lobus e 2 fissuras já o pulmão E tem 2 lobus e somente uma fissura.

16 –Pleura é uma membrana que reveste o pulmão, ela se divide em pleura visceral e parietal. Entre as pleuras há um espaço denominado espaço pleural.

17 - Hilo pulmonar: brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos. A principal diferença é a posição de cada estrutura em comparação com o hilo do outro pulmão. No hilo direito, as estruturas estão posicionadas lado a lado, já no esquerdo, as estruturas estão quase que sobrepostas.

SITEMA CIRCULATÓRIO

1 – A principal função do sistema cardiovascular é levar material nutritivo e oxigênio às células.

2 - Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação: Leva sangue do VD do coração para os pulmões e de volta ao AE do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o CO2 e recebe O2. O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.

Circulação Sistêmica ou Grande Circulação: É a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega O2 e outros nutrientes vitais para as células, e capta CO2 e outros resíduos das células.

3 – O sangue tem por função levar nutrientes às células e transportar O2.

4 – O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. O plasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são os glóbulos sangüíneos e as plaquetas.

5 – O coração está situado na cavidade torácica, atrás do esterno, fica acima do diafragma, perto da linha média, no mediastino, está posicionado obliquamente onde a base é medial e o ápice lateral. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo.

6 – Camadas da Parede Cardíaca

Pericárdio: É a membrana que reveste e protege o coração. Restringe o coração à sua posição no mediastino. O pericárdio consiste em duas partes principais: pericárdio fibroso e pericárdio seroso. O pericárdio fibroso superficial é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelástico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele. O pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do pericárdio seroso está fundida ao pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericárdio seroso, também chamada epicárdio, adere fortemente à superfície do coração.

Epicárdio: A camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.

Miocárdio: É a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.

Endocárdio: É a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.

7 – A valva Mitral ou bicúspide: permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e impede seu retorno ao se fechar.

A valva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com