TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA SAUDE

Trabalho Escolar: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA SAUDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NA SAÚDE

LIMOEIRO DO NORTE

2014

O primeiro passo a ser dado para o planejamento das ações em saúde feitas pelo gesto municipal é adotar a análise da situação dos serviços em seu território, bem como conhecer seu publico alvo, os fatores determinantes e condicionantes, fazendo uso dos sistemas de informação em saúde. Também se deve salientar a importância das equipes de estratégia de saúde da família (ESF) e os agentes comunitários de saúde (ACS). Verificando-se assim um bom diagnostico da comunidade que pressupõe uma boa coleta de dados.

Na estratégia de saúde da família, os agentes comunitários de saúde (ACS) são fundamentais e precisam ser sensibilizados da importância do seu trabalho no planejamento e execução das ações. Se os ACS não preencherem adequadamente uma parcela considerável dos dados, a repercussão pode levar a não confiabilidade das informações. Consiste no estudo aprofundado e exaustivo de um ou pouco objetivo de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento com diferentes propósitos tais como: explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos, preservar o caráter unitário do objeto estudado, descrever a situação do contexto em que esta sendo feita determinada investigação, formular hipóteses ou desenvolver teorias e explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a utilização de levantamentos e experimentos.

A utilização de levantamentos e experimentos, apos a coleta de dados devem ser analisados qualitativamente através da analise de conteúdo, no qual esta se define como um conjunto de técnicos de analise das comunicações visando obter por procedimentos sistemáticos e objetos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantidades ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos as condições de produção/ recepção (variáveis inferidas). Os dados coletados e os documentos analisados sobre quais são os sistemas utilizados e as dificuldades encontradas para a correta inserção, utilização dos sistemas e de seus indicadores devem ser escritos em planilhas próprias.

Descrição dos sistemas de informação utilizados na instituição pesquisada.

No Sistema de informação de atenção básica (SIAB), os dados são coletados nas seguintes fichas de cadastro e de acompanhamento :

FICHA A - cadastramento de famílias;

FICHA B - GES acompanhamento de gestantes;

FICHA B - HA acompanhamento de hipertensos;

FICHA B - DIA acompanhamento de diabéticos;

FICHA B- TB acompanhamento de pacientes com hanseníase

No Brasil ainda existe uma grande dificuldade tanto para a coleta adequada dos dados como na utilização das informações para a construção de indicadores de saúde. Tal fato pode ser reportado a uma serie de fatores dentre as quais pode se citar a falta de treinamento e a rotatividade dos profissionais. Vale destacar que a coleta dos dados e a alimentação periódica dos sistemas e um fator essencial para que os mesmos se tornem mais dignos, mas para que isto ocorra os profissionais envolvidos nesta tarefa devem ser conscientizados da importância de seu trabalho.•.

Apos a descentralização dos serviços de saúde os gestores municipais ainda encontram algumas dificuldades no processo de gestão. A dificuldade para a consolidação e qualificação da descentralização no campo da gestão pública em saúde que podem ser reportadas a uma serie de fatores insuficiência de recursos para o setor persistência de iniquidades, referente ao acesso a serviços de saúde entre municípios pequenos, grandes regiões e estados. São feitas implantações insuficientes dos mecanismos e instrumentos regulatórios existentes, ordenação institucional ainda apresenta desequilíbrio das relações de poder fragilizando os espaços de pactuação Inter gestores e desarticulação das praticas institucionais de planejamento programação e avaliação.

Atualmente existem diversos tipos de sistemas de informação além do SIM, existe o SIAB ( sistema de informações da atenção básica ), o SINASC (sistema de informação sobre nascidos vivos ), o SINAN ( sistema de informações de agravos notificáveis), dentre outros.

A implantação do sim representou um grande avanço na produção de informações de mortalidade no país. Ao se introduzir um instrumento individualizado e padronizado para o registro de dados, em todo o território nacional possibilitou- se a obtenção de estatísticas de melhor qualidade passível de serem comparadas tanto entre as diversas regiões do país quanto internacionalmente.

Esse sistema propiciou ainda a coleta de dados sobre as causas de morte para todo o país. Para cada sistema existem diversas maneiras de calcular os indicadores que podem ser conceituados como uma unidade de analise que serve para medir a qualidade, a quantidade, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com