TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  26/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 6

SITNo primeiro tópico apresentado no vídeo, podemos ver Carlos, um rapaz que trabalha na recepção do hotel Bem Estar, ele está se qualificando como Técnico em Qualidade e o hotel que trabalha pretende buscar a certificação em qualidade, ele já foi convocado! Porém ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto que é novo para ele.

Embora eu trabalhe na área há um ano, me identifiquei com Carlos porque quero me tornar Técnico em Qualidade, mas ainda preciso conhecer melhor a área e entender como tudo funciona. Na minha empresa a área da qualidade ainda é bem básica, mas com o conhecimento que vou adquirir vou poder acrescentar e aprender bastante na prática.

• Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Neste tópico é falado sobre a vasta gama de setores em que o Técnico em Qualidade pode atuar, entre eles temos hospitais, setores alimentícios, bancos e empresas de serviços de hotelaria, setor metalúrgico e automotivo, telefonia, internet, energia, transporte, saneamento, entre outros.

Ver todas essas possibilidades é algo estimulante, abre-se um leque de opções para o profissional dessa área. Quero me dedicar ao curso e colocar em prática na minha empresa o que for aprendendo. Assim estarei mais qualificado para novas oportunidades.

• Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

Nesta parte do vídeo foi falado sobre as atividades inerentes da área de qualidade sendo elas: controle, inspeção, garantia e gestão de qualidade que muitas vezes podem ser exercidas por profissionais que não possuem formação técnica, pois a qualidade envolve vários núcleos dentro de uma empresa. Em algumas indústrias é realizada a inspeção dos produtos fabricados pela empresa, outras são prestadoras de serviços que podem atuar na gestão de qualidade por meio de auditorias ou analises críticas de indicadores junto com a diretoria.

A formação técnica vem a somar com tudo isso, se tornando um profissional essencial. Pois o mesmo pode atuar em várias áreas diferentes.

• O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

Fica claro que a padronização da qualidade em todo o mundo é indiscutível e a importância estratégica da qualidade também para uma empresa que visa lucratividade e redução de custos, A ISO9001 está presente em todo o mundo. Quando uma organização não aceita a qualidade como estratégia, ela não é aceita pelo cliente, acarretando perda da concorrência.

Em meio um mercado tão competitivo, a qualidade faz a diferença entre uma empresa ter sucesso ou não. Quem não pratica a melhoria contínua perde espaço, todos nós buscamos qualidade quando adquirimos um produto. Se não atende nossas expectativas no melhor dos casos nós não compramos mais. A qualidade É um ponto fundamental de qualquer organização.

• Cases de sistemas da qualidade

Cases de sistemas da qualidade:

O video em questão aborda três ramos de negócios em que a ISO9001 e outros sistemas foram implementados.

No ramo de imóveis ocorreu problemas no atendimento ao cliente, controle de documentações e capacitação dos funcionários, ao implementar as normas, como o ISSO 9001, houve ganhos consideráveis e diminuições de perdas.

No ramo da metalúrgica, no setor de usinagem, conseguiu o certificado ISO TS 16949, por exigência dos clientes, houve uma dificuldade quanto a adaptação à norma, pois os funcionários resistiam as mudanças dos processos e de novas rotinas. Com a prática do 5S, os benefícios ocorreram e as informações foram documentadas no Manual da Qualidade e em procedimentos. Com isso a empresa atingiu ganhos e atingiu os objetivos quanto a questões da qualidade.

• Metodologias e histórico da qualidade

Entrega: Arquivo em editor de texto (word) contendo a entrega de uma resenha sobre o vídeo com no mínimo 03 páginas e no máximo 05 páginas abordando a sua percepção quanto aos tópicos propostos.

A Contextualização Com o Mercado e Perfil Profissional

[pic 1] ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: SIRLEIDE JESUS DE OLIVEIRA DAMASCENO

COMPONENTE: ATIVDADES COMPLEMETARES PRESENCIAIS

PROFESSOR: RITA DE CÁSSIA BASILIO

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: CAMAÇARI

LOCAL E DATA: 27/09/2018

VIDEOAULA 1

ATIVIDADE 1

• Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O profissional formado nessa área atua em atividades relacionadas aos processos da qualidade, criando manuais, relatórios e procedimentos para o sistema de uma organização. Ele também realiza auditorias internas e externas, elabora procedimentos e analisa não conformidades de produtos e serviços.

• Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

Esse técnico pode trabalhar em empresas do comércio, indústria, prestadores de serviços ou em qualquer instituição que tenha interesse em implementar a Qualidade no seu sistema operacional.

O profissional formado em técnico de qualidade pode atuar como:

Auditor da Qualidade: realizando auditoria internas e acompanhando auditorias externas.

Inspetor da Qualidade: realiza inspeção de resultado obtidos nos processos e a conseqüente aprovação ou desaprovação do serviço.

Assistente da Qualidade de Processo: acompanha os resultados dos processos e participando de grupos de melhoria.

• Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

Controle, inspeção e gestão da qualidade.

Participação em auditorias internas e externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com