TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOFTWARE, HISTORIA E CONCEITO

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul

CEP 64001-280 – Teresina PI

Software

Polo: Picos

Aluno: Danilo da Silva Cabral

Matrícula: 20179035188

1. Introdução

Existe uma gama de sistemas operacionais disponíveis para os mais diferentes usuários. Gratuitos, pagos, editáveis, e vários outros. Todos eles carregam boas ferramentas, interface simples e características parecidas com suas concorrentes. Mas, nem sempre foi assim. Os sistemas operacionais foram desenvolvidos, enriquecidos, e evoluídos com o passar dos anos. Um exemplo simples é a interface do Windows Vista, que para chegar naquele resultado que conhecemos, foram mais de 20 anos de estudos e aprimoramentos.

Inicialmente, será discutido sobre como foram desenvolvidos os primeiros sistemas operacionais. A 1ª geração da computação moderna, entre 1945 e 1955, lidava com a definição do S.O. propriamente dito, em razão de que as ações eram realizadas por meio do hardware. Exemplificando, os vários fios, chaves, interruptores e luzes de aviso que faziam parte do Eniac (em português: computador integrador numérico eletrônico, que foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala).

Naquele tempo era normal que uma única pessoa fizesse o projeto, programasse e fizesse o uso daquelas máquinas. O mais difícil era formar as rotinas programáveis, pois exigia muito esforço de quem operava o computador.

A definição de sistema operacional surgiu já na 2ª geração da computação, que ficou entre 1955 e 1965, por intermédio da programação em Batch. Nesse momento, já era possível realizar alguns comandos em cadeia por meio dos cartões perfurados. Em regra, um programa era constituído por vários cartões.

Ainda na segunda geração, os primeiros sistemas operacionais eram elaborados de acordo com o desenvolvimento tecnológico do período. Ainda assim, cada máquina dispunha de um sistema operacional específico, que tornava ele incompatível em computadores diferentes.

2. Evolução dos Sistemas Operacionais

2.1. Unix, o primeiro sistema operacional moderno

Buscando solucionar as dificuldades apresentadas pela falta de compatibilidade dos sistemas operacionais dos computadores distintos, uma equipe de desenvolvedores da AT&T desenvolveu o Unix, no ano de 1969, sendo considerado o primeiro SO moderno da computação, se tornando um dos principais influenciadores dos sistemas que vieram após ele.

A primeira fase dele foi elaborada em linguagem assembly, mas em 1973 ele já foi modificado para a linguagem C, que é usada até hoje. O Unix instaurou princípios significativos como sistema multi-tarefas, a portabilidade, compartilhamento de tarefas, entre outros.

Vale lembrar que, por toda a década de 70 os seus criadores o ofereciam gratuitamente para faculdades e ONGs, elevando a popularidade do mesmo.

Imagem I: Tela do Unix, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Unix

2.2. Sistemas Operacionais para computadores pessoais

O Unix e o BSD (outro que surgiu naquela época), nas suas primeiras versões eram elaborados para serem utilizados em máquinas grandes, que geralmente, estavam nas faculdades ou ONGs. Vendo a necessidade de, mesmo que sendo uma idéia impossível para aquela época, alguns programadores desejavam desenvolver sistemas operacionais que pudessem ser usados por pessoas comuns.

2.3. Steve Jobs e Steve Wosniak

Os jovens Jobs e Wosniak tinham o sonho de desenvolver computadores que pudessem estar presentes no dia a dia das pessoas, como sistemas operacionais mais fáceis e com tamanhos bem menores aos que existiam naquela época. O Apple I, de 1976, estava entre os primeiros computadores pessoais, marcando a história da computação.

A primeira versão do computador pessoal possuía teclado de fácil uso, uma minitelevisão como monitor, dispensando dos usuários um conhecimento mais avançado da computação. Inicialmente, seu sistema operacional foi desenvolvido do “zero”.

Com o tempo, a dupla de criadores foi desenvolvendo seu invento e adaptando para que ele se tornasse cada vez mais ágil. Em 1984 surgiu o Apple Machintosh, que já utilizava pastas e ícones na área de trabalho, e era acompanhado do ousado MAC OS. Esse sistema funcionava em 128 KB de memória era carregado a partir de um disquete.

2.4. Bill Gates e a Microsoft

Ao final dos anos 70, Bill Gates também desejava revolucionar a computação. Em 1975 foi fundada a Microsoft, com foco no desenvolvimento de software utilizando a linguagem BASIC. Com o desenvolvimento do sistema, a IBM fechou negócio e a computação deu mais um grande passo rumo a evolução de da tecnologia. A Microsoft adquiriu um sistema operacional, pois até o momento do contrato eles ainda não tinham um, e começaram a realizar melhorias naquele SO. Foi lançado o MS-DOS em 1982, tendo a interface formada basicamente por textos.

2.5. Windows 3.0 e 3.1

Na década de 90 o comércio de SO cresceu muito rápido em decorrência do lançamento do Windows 3.0, onde havia uma memória mais desenvolvida e interface gráfica melhorada. Como novidades, o painel de controle e um gerenciador de arquivos.

Imagem II: Tela do Windows 3.0, disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

2.6. Windows 95, 98 e ME

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com